A implantação e o funcionamento do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Sousa, Flávio José de lattes
Orientador(a): Menezes, Jaci Maria Ferraz de
Banca de defesa: Menezes, Jaci Maria Ferraz de lattes, Fadul, Élvia Mirian Cavalcanti lattes, Fialho, Nádia H.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Departamento: Escola de Administração
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35523
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de compreender as interfaces de implantação e do funcionamento do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF nos municípios de Almadina, Coaraci, Ilhéus e Uruçuca, todos localizados na região sul do Estado, cuja legislação exigia sua implantação no exercício de 1998. Nessas interfaces estão: a problemática existente na administração pública que envolve cultura organizacional, participação da sociedade, gestão democrática, capacitação técnica, valorização do magistério e meios para a realização dos trabalhos na educação. Objetiva, também, analisar a questão da descentralização via municipalização do ensino e avaliar o debate sobre o financiamento da educação, em especial do financiamento do Ensino Fundamental, como mecanismo de obter melhores resultados na aplicação dos recursos públicos. Objetiva, finalmente, compreender a existência e a necessidade de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, entre tantos mecanismos de controle, para o acompanhamento da aplicação dos recursos no Ensino Fundamental e, que face dessa modalidade de órgão colegiado, como foi seu funcionamento nos primeiros momentos de sua implantação. A investigação foi desenvolvida utilizando fontes primárias e secundárias, entrevistas com membros dos Conselhos, Secretários Municipais de Educação e técnicos de unidades de educação nos municípios citados, além de informações junto ao Tribunal de Contas dos Municípios, para a obtenção dos Pareceres sobre as contas dos gestores municipais. Compreendeu também, acesso a internet como via de obtenção de informações e textos para a consecução do trabalho.
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Objetiva, também, analisar a questão da descentralização via municipalização do ensino e avaliar o debate sobre o financiamento da educação, em especial do financiamento do Ensino Fundamental, como mecanismo de obter melhores resultados na aplicação dos recursos públicos. Objetiva, finalmente, compreender a existência e a necessidade de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, entre tantos mecanismos de controle, para o acompanhamento da aplicação dos recursos no Ensino Fundamental e, que face dessa modalidade de órgão colegiado, como foi seu funcionamento nos primeiros momentos de sua implantação. A investigação foi desenvolvida utilizando fontes primárias e secundárias, entrevistas com membros dos Conselhos, Secretários Municipais de Educação e técnicos de unidades de educação nos municípios citados, além de informações junto ao Tribunal de Contas dos Municípios, para a obtenção dos Pareceres sobre as contas dos gestores municipais. Compreendeu também, acesso a internet como via de obtenção de informações e textos para a consecução do trabalho.This work has the objective of understanding the implantation interfaces and of the operation of the Council of Accompaniment and Social Control of the Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério –FUNDEF in the municipal districts of Almadina, Coaraci, Ilhéus and Uruçuca, all located in the south area of the State, whose legislation demanded your implantation in the exercise of 1998. In those interfaces they are: the existent problem in the public administration that it involves culture organizational, participation of the society, democratic administration, technical training, valorization of the teaching and means for the accomplishment of the works in the education. The FUNDEF aims at, also, to analyze the subject of the decentralization through municipal administration of the teaching and to evaluate the debate on the financing of the education, especially of the financing of the Fundamental Teaching, as mechanism of obtaining better results in the application of the public resources. The FUNDEF aims at, finally, to understand the existence and the need of a Council of Accompaniment and Social Control of the Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério among so many control mechanisms, for the accompaniment of the application of the resources in the Fundamental Teaching and, that face of that modality of collegiate organ, as it was your operation in the first moments of your implantation. The investigation was developed using primary and secondary sources, interviews with members of the Council, Municipal Secretaries of Education and technicians of units of education in the municipal districts mentioned beyond, of information close to the Tribunal de Contas dos Municípios, for the obtaining of the opinions on the bills of the municipal managers. The FUNDEF also understood, I access the Internet as road of obtaining of information and texts for the attainment of the work.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-06-10T17:39:15Z No. of bitstreams: 1 SOUSA, Flávio José de (Dissertação).pdf: 955589 bytes, checksum: 335f72fafceaaa6db558a00237329fe4 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Administração (bibadm@ufba.br) on 2022-06-15T23:55:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUSA, Flávio José de (Dissertação).pdf: 955589 bytes, checksum: 335f72fafceaaa6db558a00237329fe4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-15T23:55:57Z (GMT). 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