O museu regional: mediações das artes, difusão do conhecimento e interlocuções culturais com Feira de Santana de 1967 a 1995.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Selma Soares de
Orientador(a): Casas, Trazíbulo Henrique Pardo
Banca de defesa: Galeffi, Dante Augusto, Lima Neto, José Lamartine de Andrade, Ribeiro, Núbia Moura, Santos, José Antonio Saja Ramos Neves dos, Casas, Trazíbulo Henrique Pardo
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Art
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28596
Resumo: O Museu Regional, criado, em 1967, por iniciativa do jornalista e empresário Assis Chateaubriand, desempenhou importante função sociocultural na cidade de Feira de Santana. As características de seu acervo, formado por coleções distintas, uma que envolve obras expressivas ligadas às vanguardas artísticas, no Brasil e no exterior, e a outra voltada para a cultura regional, exerceram papel fundamental na criação de sensibilidades artísticas e na preservação de referências identitárias sertanejas. O objetivo geral deste trabalho é investigar como as mediações artísticas, educacionais e culturais do Museu Regional de Feira de Santana contribuíram para a difusão do conhecimento e formação dos artistas visuais de Feira de Santana, entre 1967 e 1995. Com esse propósito, identifica, de forma específica, o acervo (dividido em coleções) que deu origem ao Museu Regional; alguns artistas visuais, cuja formação foi influenciada pela presença do Museu Regional; e as inter-relações que o Museu Regional estabeleceu com as culturas locais e, em particular, com os artistas visuais, destacando os elementos que caracterizaram o diálogo entre a tradição e a inovação de formas artísticas. O recorte temporal observa o ano da inauguração do museu, em 1967, e a transferência do acervo para o Centro Universitário de Cultura e Arte, em 1995. Utiliza-se, como estratégia metodológica, a pesquisa qualitativa descritiva, considerando que ela comporta uma multiplicidade de abordagens relacionadas com as ciências sociais, em que se articulam saberes e políticas ligadas à produção do conhecimento. Os procedimentos metodológicos envolvem levantamento e identificação do acervo, pesquisa documental em arquivos e entrevistas semiestruturadas para apontar as influências do Museu Regional na formação dos seguintes artistas: Caetano Dias, Carlo Barbosa, César Romero, Graça Ramos, Guache Marques e Juraci Dórea. Inicialmente, o trabalho investiga os cenários históricos e as articulações políticas e culturais que tornaram possível o surgimento do Museu Regional em Feira de Santana. Em seguida, analisa o papel dos museus na contemporaneidade, assinala as afinidades entre as propostas museológicas de Lina Bo Bardi e Eurico Alves Boaventura e estuda o acervo inicial. Finalmente, apresenta argumentação que mostra o significado das obras artísticas para a construção do conhecimento e analisa, após entrevistar os artistas citados, os conteúdos e as motivações estéticas a eles proporcionadas pelo Museu Regional, no período que se seguiu à sua instalação, em 1967.
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Finalmente, apresenta argumentação que mostra o significado das obras artísticas para a construção do conhecimento e analisa, após entrevistar os artistas citados, os conteúdos e as motivações estéticas a eles proporcionadas pelo Museu Regional, no período que se seguiu à sua instalação, em 1967.ABSTRACT The Regional Museum, created, in 1967, by initiative of the journalist and businessman Assis Chateaubriand, has played an important sociocultural role in the city of Feira de Santana. The characteristics of its art collection, which is constituted by distinct collections, one that involves expressive works connected to artistic vanguards, in Brazil and abroad, and the other one, which is focused on the regional culture, have played a fundamental role in the creation of artistic sensibilities and in the preservation of identity references of the Sertão’s people. The general objective of this work is to investigate how the artistic, educational and cultural mediations of the Regional Museum of Feira de Santana have contributed for the dissemination of knowledge and visual artist training of Feira de Santana, between 1967 and 1995. With this purpose, it identifies, specifically, the art collection (divided by collections) which gave rise to the Regional Museum; some visual artists, whose formation was influenced by the presence of the Regional Museum; and interrelationships that the Regional Museum has established with local cultures and, in particular, with visual artists, emphasizing the elements that have characterized the dialogue between tradition and innovation of artistic forms. The time frame observes the opening year of this museum, in 1967, and the transference of the art collection to the University Center of Culture and Art, in 1995. The qualitative descriptive research was used as a methodological strategy, whereas it involves a multiplicity of approaches related to the social sciences, in which know-how and policies associated to the production of knowledge are connected. The methodological procedures involve compilation and identification of the art collection, documentary research in archives and semi-structured interviews to point out the influences of the Regional Museum in the formation of the following artists: Caetano Dias, Carlo Barbosa, César Romero, Graça Ramos, Guache Marques and Juraci Dórea. Initially, this work investigates the historical scenarios and the political and cultural connections that became possible the advent of the Regional Museum in Feira de Santana. After that, it analyzes the role of museums in contemporary times, points out the affinities between the museum proposals of Lina Bo Bardi and Eurico Alves Boaventura and studies about the initial art collection. Finally, it presents the argument that shows the meaning of artistic works for the knowledge construction and analyzes, after interviewing the mentioned artists, the contents and aesthetic motivations provided to them by the Regional Museum, in the following period of its establishment, in 1967.Submitted by Selma Oliveira (dorea@terra.com.br) on 2019-02-07T19:40:19Z No. of bitstreams: 1 TESE MUSEU.pdf: 49207872 bytes, checksum: e9494087f153b51d5053c7a60d5585e1 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2019-02-13T17:26:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE MUSEU.pdf: 49207872 bytes, checksum: e9494087f153b51d5053c7a60d5585e1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-13T17:26:17Z (GMT). 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