Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Vera, Luciana Alves Rodas
Orientador(a): Ladeira, Rodrigo
Banca de defesa: Farias, Salomão Alencar de, Oliveira, Sérgio Ricardo Góes de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Administração
Programa de Pós-Graduação: NPGA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24039
Resumo: O presente estudo apresenta como objetivo geral verificar os fatores que motivam a adoção das compras coletivas na internet por parte dos consumidores. Para atingir esta finalidade, a pesquisa utiliza como base teórica o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT 2), um atual modelo de análise de adoção de tecnologia proposto por Venkatesh, Thong e Xu (2012). Os construtos derivados deste modelo e estudados neste trabalho são: “Expectativa de Desempenho”, “Expectativa de Esforço”, “Influência Social”, “Condições Facilitadoras”, “Hábito”, “Motivação Hedônica”, “Relevância do Preço” e “Intenção de Uso”. A natureza do estudo é descritiva e a abordagem é quantitativa. A coleta dos dados foi feita através de um questionário aplicado em uma amostra de 253 consumidores de sites de compras coletivas e a análise desses dados foi feita por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e análise de regressão linear múltipla. Os resultados apontaram ainda que as percepções de Expectativa de Desempenho, Influência Social, Relevância do Preço e Hábito influenciam a intenção de uso de sites de compras coletivas por parte dos pesquisados. Observou-se ainda que as percepções de Expectativa de Esforço, Condições Facilitadoras e Motivação Hedônica não influenciam a intenção de uso dos pesquisados. As conclusões deste estudo sinalizam a importância de observação da demanda dos consumidores por parte das empresas de compras coletivas na internet. Percebe-se, assim, a necessidade de adaptação ao novo consumidor, conhecendo os fatores que influenciam a intenção de compra.
id UFBA-2_890a9a0961bc40324600c9cca0fd4a03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24039
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Vera, Luciana Alves RodasLadeira, RodrigoFarias, Salomão Alencar deOliveira, Sérgio Ricardo Góes de2017-08-18T19:20:03Z2017-08-18T19:20:03Z2017-08-182014-01-21http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24039O presente estudo apresenta como objetivo geral verificar os fatores que motivam a adoção das compras coletivas na internet por parte dos consumidores. Para atingir esta finalidade, a pesquisa utiliza como base teórica o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT 2), um atual modelo de análise de adoção de tecnologia proposto por Venkatesh, Thong e Xu (2012). Os construtos derivados deste modelo e estudados neste trabalho são: “Expectativa de Desempenho”, “Expectativa de Esforço”, “Influência Social”, “Condições Facilitadoras”, “Hábito”, “Motivação Hedônica”, “Relevância do Preço” e “Intenção de Uso”. A natureza do estudo é descritiva e a abordagem é quantitativa. A coleta dos dados foi feita através de um questionário aplicado em uma amostra de 253 consumidores de sites de compras coletivas e a análise desses dados foi feita por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e análise de regressão linear múltipla. Os resultados apontaram ainda que as percepções de Expectativa de Desempenho, Influência Social, Relevância do Preço e Hábito influenciam a intenção de uso de sites de compras coletivas por parte dos pesquisados. Observou-se ainda que as percepções de Expectativa de Esforço, Condições Facilitadoras e Motivação Hedônica não influenciam a intenção de uso dos pesquisados. As conclusões deste estudo sinalizam a importância de observação da demanda dos consumidores por parte das empresas de compras coletivas na internet. Percebe-se, assim, a necessidade de adaptação ao novo consumidor, conhecendo os fatores que influenciam a intenção de compra.The present study has as main objective to identify the factors that motivate the adoption of group buying on the internet by consumers. To achieve this purpose, the research uses as its theoretical basis the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (2 UTAUT), a current analysis model of technology adoption proposed by Venkatesh, Thong and Xu (2012). The constructs derived from this model and studied in this work are: “Performance Expectancy”, “Effort Expectancy”, “Social Influence”, “Facilitating Conditions”, “Habit”, “Hedonic Motivation”, “Price Value” and “Behavioral Intention”. The nature of the study is descriptive and the approach is quantitative. Data collection was done through a questionnaire applied to a sample of 253 consumers from group buying sites and data analysis was done using descriptive statistics, exploratory factor analysis and multiple linear regression analysis. The results indicated that perceptions of Performance Expectancy, Social Influence, Price Value and Habit influence the intention to use collective purchasing by the surveyed sites. It was also observed that perceptions of Effort Expectancy, Facilitating Conditions and Motivation Hedonic not influence the intended use of those surveyed. The findings of this study show the importance of observation of consumer demand on the part of group buying companies on the internet. Thus, it’s perceivable the need to adapt to the new consumer, knowing the factors that influence purchase intent.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-08-08T17:17:27Z No. of bitstreams: 1 Luciana Alves.pdf: 1015796 bytes, checksum: e72836fa2223826be11c5c085d5f04de (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-08-18T19:20:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luciana Alves.pdf: 1015796 bytes, checksum: e72836fa2223826be11c5c085d5f04de (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-18T19:20:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Alves.pdf: 1015796 bytes, checksum: e72836fa2223826be11c5c085d5f04de (MD5)Ciências Sociais AplicadasComportamento do consumidorComércio eletrônicoSites de compras coletivasAceitação de tecnologiaUTAUT 2Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de AdministraçãoNPGAUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALLuciana Alves.pdfLuciana Alves.pdfapplication/pdf1015796https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24039/1/Luciana%20Alves.pdfe72836fa2223826be11c5c085d5f04deMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24039/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTLuciana Alves.pdf.txtLuciana Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain259372https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24039/3/Luciana%20Alves.pdf.txt2538846dc56088c3a29676d049b05c28MD53ri/240392022-03-10 14:11:58.85oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:11:58Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia
title Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia
spellingShingle Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia
Vera, Luciana Alves Rodas
Ciências Sociais Aplicadas
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Sites de compras coletivas
Aceitação de tecnologia
UTAUT 2
title_short Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia
title_full Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia
title_fullStr Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia
title_full_unstemmed Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia
title_sort Fatores motivadores de compras coletivas na Internet: um estudo com base no modelo de aceitação e uso de tecnologia
author Vera, Luciana Alves Rodas
author_facet Vera, Luciana Alves Rodas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vera, Luciana Alves Rodas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladeira, Rodrigo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Farias, Salomão Alencar de
Oliveira, Sérgio Ricardo Góes de
contributor_str_mv Ladeira, Rodrigo
Farias, Salomão Alencar de
Oliveira, Sérgio Ricardo Góes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Sites de compras coletivas
Aceitação de tecnologia
UTAUT 2
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Sites de compras coletivas
Aceitação de tecnologia
UTAUT 2
description O presente estudo apresenta como objetivo geral verificar os fatores que motivam a adoção das compras coletivas na internet por parte dos consumidores. Para atingir esta finalidade, a pesquisa utiliza como base teórica o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT 2), um atual modelo de análise de adoção de tecnologia proposto por Venkatesh, Thong e Xu (2012). Os construtos derivados deste modelo e estudados neste trabalho são: “Expectativa de Desempenho”, “Expectativa de Esforço”, “Influência Social”, “Condições Facilitadoras”, “Hábito”, “Motivação Hedônica”, “Relevância do Preço” e “Intenção de Uso”. A natureza do estudo é descritiva e a abordagem é quantitativa. A coleta dos dados foi feita através de um questionário aplicado em uma amostra de 253 consumidores de sites de compras coletivas e a análise desses dados foi feita por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e análise de regressão linear múltipla. Os resultados apontaram ainda que as percepções de Expectativa de Desempenho, Influência Social, Relevância do Preço e Hábito influenciam a intenção de uso de sites de compras coletivas por parte dos pesquisados. Observou-se ainda que as percepções de Expectativa de Esforço, Condições Facilitadoras e Motivação Hedônica não influenciam a intenção de uso dos pesquisados. As conclusões deste estudo sinalizam a importância de observação da demanda dos consumidores por parte das empresas de compras coletivas na internet. Percebe-se, assim, a necessidade de adaptação ao novo consumidor, conhecendo os fatores que influenciam a intenção de compra.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-01-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-18T19:20:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-18T19:20:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24039
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração
dc.publisher.program.fl_str_mv NPGA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24039/1/Luciana%20Alves.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24039/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24039/3/Luciana%20Alves.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e72836fa2223826be11c5c085d5f04de
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
2538846dc56088c3a29676d049b05c28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459811596009472