"Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Abreu Jr, Josué Silva lattes
Orientador(a): MacRae, Edward John Baptista das neves lattes
Banca de defesa: MacRae, Edward John Baptista das Neves, Sousa Júnior, Vilson Caetano de, Rehen, Lucas Kastrup, Moreira, Paulo Alves, Tavares, Fátima Regina Gomes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34868
Resumo: O Brilho das Águas é um centro da religião chamada Santo Daime, fundado em Salvador, em 1995. É reconhecido como o primeiro centro do Santo Daime a ser fundado no estado da Bahia. Este coletivo teve início em um momento no qual as religiões afro-brasileiras passavam por um período conhecido por africanização, no qual buscavam se reaproximar de suas matrizes africanas que haviam sido apagadas durante o período chamado de embranquecimento. Ao estudar o caso específico da igreja Brilho das Águas, esta tese questiona de que forma as concepções e práticas deste centro se relacionam ao período da africanização. Observou-se que o Brilho das Águas foi impactado pela africanização, por meio dos diálogos que estabelece com a igreja Flor da Montanha, localizada em Nova Friburgo/RJ, fundada pela falecida Ialorixá Arlete Coutinho (Baixinha). Esta fundou terreiros de Umbanda no estado do Rio de Janeiro e era confirmada no Candomblé. O Brilho das Águas também está próximo aos trabalhos realizados por Dona Dinorá, em Sergipe. Dinorá, de forma análoga à Baixinha, realiza trabalhos de Umbanda, Candomblé e Santo Daime. O Brilho das Águas e a Flor da Montanha, embora sejam centros autônomos, são influenciados pela Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo (ICEFLU), localizada na comunidade Céu do Mapiá, no município de Pauini/AM. Este centro amazonense já havia se aproximado da Umbanda desde a década de 1970, assim como acolhido indígenas e indigenistas em seu seio. É preciso considerar, neste contexto, que o Santo Daime é uma religião de matriz afroindígena, tendo, dessa forma, se reaproximado de elementos que já faziam parte da sua história, mas que foram esquecidos durante o período do embranquecimento. O primeiro capítulo desta tese traz a história da formação e fundação do Santo Daime por Raimundo Irineu Serra (Mestre Irineu) e seus seguidores, assim como a história de Sebastião Mota de Melo (Padrinho Sebastião) e da Baixinha. No segundo capítulo, apresenta-se a história do Brilho das Águas, igreja que é foco deste estudo. No terceiro capítulo, por meio de uma auto-etnografia e uma etnografia, são expostas as vivências do autor junto aos sujeitos de pesquisa do Brilho das Águas, Flor da Montanha e Céu do Mapiá, onde realizou trabalhos e incursões de campo. São abordadas, igualmente, algumas experiências religiosas vivenciadas pelo autor antes de entrar para o Santo Daime. O quarto e último capítulo traz uma revisão histórica de conceitos antropológicos relacionados ao sincretismo, fazendo-os reverberar sobre as informações apresentadas nos três primeiros capítulos. Para a análise das informações foram utilizados as noções de sincretismo, embranquecimento e africanização, propostas por Prandi. No caso específico do Santo Daime, o autor se vale dessas noções, levando em conta o contexto sociocultural da época em que estavam sendo mobilizadas: O sincretismo entre 1890 e 1920, o embranquecimento entre 1930 e 1970 e a africanização de 1980 até atualmente.
id UFBA-2_98cc8a01856e68a55c1aae95879dd382
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/34868
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2022-03-09T14:01:13Z2022-03-042022-03-09T14:01:13Z2022-01-10https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34868O Brilho das Águas é um centro da religião chamada Santo Daime, fundado em Salvador, em 1995. É reconhecido como o primeiro centro do Santo Daime a ser fundado no estado da Bahia. Este coletivo teve início em um momento no qual as religiões afro-brasileiras passavam por um período conhecido por africanização, no qual buscavam se reaproximar de suas matrizes africanas que haviam sido apagadas durante o período chamado de embranquecimento. Ao estudar o caso específico da igreja Brilho das Águas, esta tese questiona de que forma as concepções e práticas deste centro se relacionam ao período da africanização. Observou-se que o Brilho das Águas foi impactado pela africanização, por meio dos diálogos que estabelece com a igreja Flor da Montanha, localizada em Nova Friburgo/RJ, fundada pela falecida Ialorixá Arlete Coutinho (Baixinha). Esta fundou terreiros de Umbanda no estado do Rio de Janeiro e era confirmada no Candomblé. O Brilho das Águas também está próximo aos trabalhos realizados por Dona Dinorá, em Sergipe. Dinorá, de forma análoga à Baixinha, realiza trabalhos de Umbanda, Candomblé e Santo Daime. O Brilho das Águas e a Flor da Montanha, embora sejam centros autônomos, são influenciados pela Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo (ICEFLU), localizada na comunidade Céu do Mapiá, no município de Pauini/AM. Este centro amazonense já havia se aproximado da Umbanda desde a década de 1970, assim como acolhido indígenas e indigenistas em seu seio. É preciso considerar, neste contexto, que o Santo Daime é uma religião de matriz afroindígena, tendo, dessa forma, se reaproximado de elementos que já faziam parte da sua história, mas que foram esquecidos durante o período do embranquecimento. O primeiro capítulo desta tese traz a história da formação e fundação do Santo Daime por Raimundo Irineu Serra (Mestre Irineu) e seus seguidores, assim como a história de Sebastião Mota de Melo (Padrinho Sebastião) e da Baixinha. No segundo capítulo, apresenta-se a história do Brilho das Águas, igreja que é foco deste estudo. No terceiro capítulo, por meio de uma auto-etnografia e uma etnografia, são expostas as vivências do autor junto aos sujeitos de pesquisa do Brilho das Águas, Flor da Montanha e Céu do Mapiá, onde realizou trabalhos e incursões de campo. São abordadas, igualmente, algumas experiências religiosas vivenciadas pelo autor antes de entrar para o Santo Daime. O quarto e último capítulo traz uma revisão histórica de conceitos antropológicos relacionados ao sincretismo, fazendo-os reverberar sobre as informações apresentadas nos três primeiros capítulos. Para a análise das informações foram utilizados as noções de sincretismo, embranquecimento e africanização, propostas por Prandi. No caso específico do Santo Daime, o autor se vale dessas noções, levando em conta o contexto sociocultural da época em que estavam sendo mobilizadas: O sincretismo entre 1890 e 1920, o embranquecimento entre 1930 e 1970 e a africanização de 1980 até atualmente.Brilho das Águas is a center of the religion called Santo Daime, founded in Salvador, in 1995. It is recognized as the first Santo Daime center to be founded in the state of Bahia. This collective began at a time when Afro-Brazilian religions were going through a period known as Africanization, in which they sought to reconnect with their African matrixes that had been erased during the period called whitening. By studying the specific case of the church Brilho das Águas, this thesis questions how the conceptions and practices of this center relate to the period of Africanization. It was observed that Brilho das Águas was impacted by Africanization, through the dialogues established with the church Flor da Montanha, located in Nova Friburgo/RJ, founded by the late Ialorixá Arlete Coutinho (Baixinha). She founded Umbanda centers in the state of Rio de Janeiro and was confirmed in Candomblé. The Brilho das Águas also follows the work done by Dona Dinorá, in Sergipe. Dinorá, similarly to Baixinha, performs Umbanda, Candomblé and Santo Daime ceremonies. Although Brilho das Águas and Flor da Montanha are autonomous centers, they are influenced by the Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo (Church of the Eclectic Worship of Fluent Universal Light Patron Sebastião Mota de Melo) -ICEFLU, located in the Céu do Mapiá community, in the municipality of Pauini/AM. This Amazonian center has been close to Umbanda since the 1970s, and welcomes indigenous people and indigenists into its midst. One must take into account, in this context, that Santo Daime is an Afro-indigenous religion, and has reclaimed elements that were already part of its history, but that were forgotten during the whitening period. The first chapter of this thesis brings the history of the formation and foundation of Santo Daime by Raimundo Irineu Serra (Mestre Irineu) and his followers, as well as the stories of Sebastião Mota de Melo (Padrinho Sebastião) and Baixinha. The second chapter presents the history of Brilho das Águas, the church that is the focus of this study. In the third chapter, through an auto-ethnography and an ethnography, the author's experiences are told alongside those of other interlocuters from Brilho das Águas, Flor da Montanha and Céu do Mapiá, where he carried out field work and incursions. Some religious experiences lived by the author before joining the Santo Daime are also addressed. The fourth and last chapter brings a historical review of anthropological concepts related to syncretism, making them reverberate on the information presented in the first three chapters. For the analysis of the information, the notions of syncretism, whitening and Africanization, proposed by Prandi, were used. In the specific case of Santo Daime, the author makes use of these notions, considering the sociocultural context of the time in which they were being mobilized: Syncretism between 1890 and 1920, whitening between 1930 and 1970 and Africanization from 1980 until today.Submitted by Josué Abreu Júnior (josuebh@gmail.com) on 2022-03-04T17:17:49Z No. of bitstreams: 1 Tese - Josué Abreu Jr - Repositório.pdf: 2832282 bytes, checksum: 381e75a23a4e7317ff691c57e5256679 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2022-03-09T14:01:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Josué Abreu Jr - Repositório.pdf: 2832282 bytes, checksum: 381e75a23a4e7317ff691c57e5256679 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-09T14:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Josué Abreu Jr - Repositório.pdf: 2832282 bytes, checksum: 381e75a23a4e7317ff691c57e5256679 (MD5) Previous issue date: 2022-01-10CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)CNPQ::CIENCIAS HUMANASSanto DaimeSincretismo"Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMacRae, Edward John Baptista das neveshttp://lattes.cnpq.br/3168537231736605MacRae, Edward John Baptista das NevesSousa Júnior, Vilson Caetano deRehen, Lucas KastrupMoreira, Paulo AlvesTavares, Fátima Regina Gomeshttp://lattes.cnpq.br/2322216924154252Abreu Jr, Josué Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese - Josué Abreu Jr - Repositório.pdfTese - Josué Abreu Jr - Repositório.pdfapplication/pdf2832282https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34868/1/Tese%20-%20Josu%c3%a9%20Abreu%20Jr%20-%20Reposit%c3%b3rio.pdf381e75a23a4e7317ff691c57e5256679MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1866https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34868/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTese - Josué Abreu Jr - Repositório.pdf.txtTese - Josué Abreu Jr - Repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain854476https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34868/3/Tese%20-%20Josu%c3%a9%20Abreu%20Jr%20-%20Reposit%c3%b3rio.pdf.txtf1d7e931e327b954897fefadc170022bMD53ri/348682022-03-19 06:22:04.34oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-19T09:22:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia
title "Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia
spellingShingle "Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia
Abreu Jr, Josué Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Santo Daime
Sincretismo
title_short "Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia
title_full "Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia
title_fullStr "Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia
title_full_unstemmed "Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia
title_sort "Pelas estrelas de uma banda": sincretismo e ecletismo em um centro de Santo Daime da Bahia
author Abreu Jr, Josué Silva
author_facet Abreu Jr, Josué Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MacRae, Edward John Baptista das neves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3168537231736605
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MacRae, Edward John Baptista das Neves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sousa Júnior, Vilson Caetano de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rehen, Lucas Kastrup
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Moreira, Paulo Alves
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Tavares, Fátima Regina Gomes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2322216924154252
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu Jr, Josué Silva
contributor_str_mv MacRae, Edward John Baptista das neves
MacRae, Edward John Baptista das Neves
Sousa Júnior, Vilson Caetano de
Rehen, Lucas Kastrup
Moreira, Paulo Alves
Tavares, Fátima Regina Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Santo Daime
Sincretismo
dc.subject.por.fl_str_mv Santo Daime
Sincretismo
description O Brilho das Águas é um centro da religião chamada Santo Daime, fundado em Salvador, em 1995. É reconhecido como o primeiro centro do Santo Daime a ser fundado no estado da Bahia. Este coletivo teve início em um momento no qual as religiões afro-brasileiras passavam por um período conhecido por africanização, no qual buscavam se reaproximar de suas matrizes africanas que haviam sido apagadas durante o período chamado de embranquecimento. Ao estudar o caso específico da igreja Brilho das Águas, esta tese questiona de que forma as concepções e práticas deste centro se relacionam ao período da africanização. Observou-se que o Brilho das Águas foi impactado pela africanização, por meio dos diálogos que estabelece com a igreja Flor da Montanha, localizada em Nova Friburgo/RJ, fundada pela falecida Ialorixá Arlete Coutinho (Baixinha). Esta fundou terreiros de Umbanda no estado do Rio de Janeiro e era confirmada no Candomblé. O Brilho das Águas também está próximo aos trabalhos realizados por Dona Dinorá, em Sergipe. Dinorá, de forma análoga à Baixinha, realiza trabalhos de Umbanda, Candomblé e Santo Daime. O Brilho das Águas e a Flor da Montanha, embora sejam centros autônomos, são influenciados pela Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo (ICEFLU), localizada na comunidade Céu do Mapiá, no município de Pauini/AM. Este centro amazonense já havia se aproximado da Umbanda desde a década de 1970, assim como acolhido indígenas e indigenistas em seu seio. É preciso considerar, neste contexto, que o Santo Daime é uma religião de matriz afroindígena, tendo, dessa forma, se reaproximado de elementos que já faziam parte da sua história, mas que foram esquecidos durante o período do embranquecimento. O primeiro capítulo desta tese traz a história da formação e fundação do Santo Daime por Raimundo Irineu Serra (Mestre Irineu) e seus seguidores, assim como a história de Sebastião Mota de Melo (Padrinho Sebastião) e da Baixinha. No segundo capítulo, apresenta-se a história do Brilho das Águas, igreja que é foco deste estudo. No terceiro capítulo, por meio de uma auto-etnografia e uma etnografia, são expostas as vivências do autor junto aos sujeitos de pesquisa do Brilho das Águas, Flor da Montanha e Céu do Mapiá, onde realizou trabalhos e incursões de campo. São abordadas, igualmente, algumas experiências religiosas vivenciadas pelo autor antes de entrar para o Santo Daime. O quarto e último capítulo traz uma revisão histórica de conceitos antropológicos relacionados ao sincretismo, fazendo-os reverberar sobre as informações apresentadas nos três primeiros capítulos. Para a análise das informações foram utilizados as noções de sincretismo, embranquecimento e africanização, propostas por Prandi. No caso específico do Santo Daime, o autor se vale dessas noções, levando em conta o contexto sociocultural da época em que estavam sendo mobilizadas: O sincretismo entre 1890 e 1920, o embranquecimento entre 1930 e 1970 e a africanização de 1980 até atualmente.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-09T14:01:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-04
2022-03-09T14:01:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34868
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34868/1/Tese%20-%20Josu%c3%a9%20Abreu%20Jr%20-%20Reposit%c3%b3rio.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34868/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34868/3/Tese%20-%20Josu%c3%a9%20Abreu%20Jr%20-%20Reposit%c3%b3rio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 381e75a23a4e7317ff691c57e5256679
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
f1d7e931e327b954897fefadc170022b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970659685040128