Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santos, Hildete Leal dos
Orientador(a): Silva, Marilda de Santana
Banca de defesa: Mattos, Wilson Roberto de, Cesar, América Lúcia Silva, Severino, José Roberto, Oliveira, Marinyze das Graças Pratesgur
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Cultura e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27841
Resumo: As Literaturas dos países de Língua Portuguesa Oficial – principalmente a partir da segunda metade do século XX – empenharam-se no propósito de ressignificar os valores fundados pela colonização pautados em hierarquias raciais que implicariam em outros conceitos excludentes. As produções estéticas desses países constroem discursos que, além de denunciar a ação colonial, refletem os dilemas e conflitos de sujeitos que sofreram um processo de dominação em diversos âmbitos sociais; o que permite trazer à tona a história dos excluídos. A moçambicana Paulina Chiziane é uma das autoras cuja escrita se volta para esse propósito. O universo ficcional de sua obra O alegre canto da perdiz (2010) apresenta uma visão da Moçambique colonizada ao trazer um enredo permeado por uma variedade de temáticas como escravidão, trabalho forçado, assimilação, pobreza, gênero, raça, identidade, que marcaram a relação do colonizado com a opressão colonial. Norteada por esses aspectos, esta tese tem o objetivo de analisar essa obra para identificar os discursos que constroem os sujeitos imaginários, para compreender como os conflitos e tensões criados e/ou acentuados pela dominação colonial em Moçambique marcam a construção desses sujeitos e em que medida eles criaram estratégias de resistência a essa dominação. Assim, atendendo a uma proposta multidisciplinar, a narrativa de Chiziane serve como fonte para um estudo literário e histórico no qual realidade e ficção, fato e imaginação cruzam-se oferecendo campo para se problematizar aspectos políticos e culturais da Moçambique colonizada, especialmente no que diz respeito à história dos subalternizados no contexto colonial.
id UFBA-2_a22ca1c7d776c0b3c08636ca62c001b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27841
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Santos, Hildete Leal dosSantos, Hildete Leal dosSilva, Marilda de SantanaMattos, Wilson Roberto deCesar, América Lúcia SilvaSeverino, José RobertoOliveira, Marinyze das Graças Pratesgur2018-10-26T17:41:27Z2018-10-26T17:41:27Z2018-10-262018-10-23Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27841As Literaturas dos países de Língua Portuguesa Oficial – principalmente a partir da segunda metade do século XX – empenharam-se no propósito de ressignificar os valores fundados pela colonização pautados em hierarquias raciais que implicariam em outros conceitos excludentes. As produções estéticas desses países constroem discursos que, além de denunciar a ação colonial, refletem os dilemas e conflitos de sujeitos que sofreram um processo de dominação em diversos âmbitos sociais; o que permite trazer à tona a história dos excluídos. A moçambicana Paulina Chiziane é uma das autoras cuja escrita se volta para esse propósito. O universo ficcional de sua obra O alegre canto da perdiz (2010) apresenta uma visão da Moçambique colonizada ao trazer um enredo permeado por uma variedade de temáticas como escravidão, trabalho forçado, assimilação, pobreza, gênero, raça, identidade, que marcaram a relação do colonizado com a opressão colonial. Norteada por esses aspectos, esta tese tem o objetivo de analisar essa obra para identificar os discursos que constroem os sujeitos imaginários, para compreender como os conflitos e tensões criados e/ou acentuados pela dominação colonial em Moçambique marcam a construção desses sujeitos e em que medida eles criaram estratégias de resistência a essa dominação. Assim, atendendo a uma proposta multidisciplinar, a narrativa de Chiziane serve como fonte para um estudo literário e histórico no qual realidade e ficção, fato e imaginação cruzam-se oferecendo campo para se problematizar aspectos políticos e culturais da Moçambique colonizada, especialmente no que diz respeito à história dos subalternizados no contexto colonial.The Literatures from the Official Portuguese Language Countries - mainly from the second half of the twentieth century - committed themselves to the purpose of re-signifying the values founded by colonization based on racial hierarchies that would imply in other excluding concepts. The aesthetic productions of those countries construct discourses that, in addition to denouncing colonial action, reflect the dilemmas and conflicts of subjects who have undergone a process of domination in various social spheres; which allows us to bring to the fore the history of the excluded, of the subalternized. Mozambican Paulina Chiziane is one of the authors whose writing turns to that purpose. The fictional universe of her work O alegre canto da perdiz (2010) presents a vision of colonized Mozambique by bringing a plot permeated by a variety of themes such as slavery, forced labor, assimilation, poverty, gender, race, identity, which marked the relation of the colonized to the colonial oppression. Based on such aspects, this doctoral thesis aims to analyze that work to identify the discourses that the imaginary subjects construct, to understand how the conflicts and tensions created and / or accentuated by the colonial domination in Mozambique mark the construction of these subjects and to what extent they created strategies of resistance to the domination. Thus, considering a multidisciplinary proposal, Chiziane's narrative serves as a source for a literary and historical study in which reality and fiction, fact and imagination cross each other offering a field to problematize political and cultural aspects of colonized Mozambique, especially in concerns to the history of the subalternized in the colonial context.Submitted by Hildete santos (deoleal@hotmail.com) on 2018-10-26T15:47:34Z No. of bitstreams: 1 GURUÈ, GURUÈ CONFLITOS E TENSÕES NAS PERSONAGENS DE O ALEGRE CANTO DA PERDIZ NA MOÇAMBIQUE COLONIZADA.pdf: 1462839 bytes, checksum: 61971ffc3634449ac971b4299461c59d (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-10-26T17:41:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GURUÈ, GURUÈ CONFLITOS E TENSÕES NAS PERSONAGENS DE O ALEGRE CANTO DA PERDIZ NA MOÇAMBIQUE COLONIZADA.pdf: 1462839 bytes, checksum: 61971ffc3634449ac971b4299461c59d (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-26T17:41:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GURUÈ, GURUÈ CONFLITOS E TENSÕES NAS PERSONAGENS DE O ALEGRE CANTO DA PERDIZ NA MOÇAMBIQUE COLONIZADA.pdf: 1462839 bytes, checksum: 61971ffc3634449ac971b4299461c59d (MD5)Artes e culturacolonizaçãodominaçãoresistênciaPaulina ChizianeMoçambiqueGuruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da BahiaCultura e SociedadeUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALGURUÈ, GURUÈ CONFLITOS E TENSÕES NAS PERSONAGENS DE O ALEGRE CANTO DA PERDIZ NA MOÇAMBIQUE COLONIZADA.pdfGURUÈ, GURUÈ CONFLITOS E TENSÕES NAS PERSONAGENS DE O ALEGRE CANTO DA PERDIZ NA MOÇAMBIQUE COLONIZADA.pdfapplication/pdf1462839https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27841/1/GURU%c3%88%2c%20GURU%c3%88%20CONFLITOS%20E%20TENS%c3%95ES%20NAS%20PERSONAGENS%20DE%20O%20ALEGRE%20CANTO%20DA%20PERDIZ%20%20NA%20MO%c3%87AMBIQUE%20COLONIZADA.pdf61971ffc3634449ac971b4299461c59dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27841/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTGURUÈ, GURUÈ CONFLITOS E TENSÕES NAS PERSONAGENS DE O ALEGRE CANTO DA PERDIZ NA MOÇAMBIQUE COLONIZADA.pdf.txtGURUÈ, GURUÈ CONFLITOS E TENSÕES NAS PERSONAGENS DE O ALEGRE CANTO DA PERDIZ NA MOÇAMBIQUE COLONIZADA.pdf.txtExtracted texttext/plain626085https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27841/3/GURU%c3%88%2c%20GURU%c3%88%20CONFLITOS%20E%20TENS%c3%95ES%20NAS%20PERSONAGENS%20DE%20O%20ALEGRE%20CANTO%20DA%20PERDIZ%20%20NA%20MO%c3%87AMBIQUE%20COLONIZADA.pdf.txt79735a945324c1c858db5d69e3e8520dMD53ri/278412022-07-05 14:03:52.108oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada
title Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada
spellingShingle Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada
Santos, Hildete Leal dos
Artes e cultura
colonização
dominação
resistência
Paulina Chiziane
Moçambique
title_short Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada
title_full Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada
title_fullStr Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada
title_full_unstemmed Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada
title_sort Guruè, Guruè: conflitos e tensões das personagens de Alegre canto da perdiz na Moçambique colonizada
author Santos, Hildete Leal dos
author_facet Santos, Hildete Leal dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hildete Leal dos
Santos, Hildete Leal dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marilda de Santana
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mattos, Wilson Roberto de
Cesar, América Lúcia Silva
Severino, José Roberto
Oliveira, Marinyze das Graças Pratesgur
contributor_str_mv Silva, Marilda de Santana
Mattos, Wilson Roberto de
Cesar, América Lúcia Silva
Severino, José Roberto
Oliveira, Marinyze das Graças Pratesgur
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes e cultura
topic Artes e cultura
colonização
dominação
resistência
Paulina Chiziane
Moçambique
dc.subject.por.fl_str_mv colonização
dominação
resistência
Paulina Chiziane
Moçambique
description As Literaturas dos países de Língua Portuguesa Oficial – principalmente a partir da segunda metade do século XX – empenharam-se no propósito de ressignificar os valores fundados pela colonização pautados em hierarquias raciais que implicariam em outros conceitos excludentes. As produções estéticas desses países constroem discursos que, além de denunciar a ação colonial, refletem os dilemas e conflitos de sujeitos que sofreram um processo de dominação em diversos âmbitos sociais; o que permite trazer à tona a história dos excluídos. A moçambicana Paulina Chiziane é uma das autoras cuja escrita se volta para esse propósito. O universo ficcional de sua obra O alegre canto da perdiz (2010) apresenta uma visão da Moçambique colonizada ao trazer um enredo permeado por uma variedade de temáticas como escravidão, trabalho forçado, assimilação, pobreza, gênero, raça, identidade, que marcaram a relação do colonizado com a opressão colonial. Norteada por esses aspectos, esta tese tem o objetivo de analisar essa obra para identificar os discursos que constroem os sujeitos imaginários, para compreender como os conflitos e tensões criados e/ou acentuados pela dominação colonial em Moçambique marcam a construção desses sujeitos e em que medida eles criaram estratégias de resistência a essa dominação. Assim, atendendo a uma proposta multidisciplinar, a narrativa de Chiziane serve como fonte para um estudo literário e histórico no qual realidade e ficção, fato e imaginação cruzam-se oferecendo campo para se problematizar aspectos políticos e culturais da Moçambique colonizada, especialmente no que diz respeito à história dos subalternizados no contexto colonial.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-26T17:41:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-26T17:41:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27841
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Tese
identifier_str_mv Tese
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27841/1/GURU%c3%88%2c%20GURU%c3%88%20CONFLITOS%20E%20TENS%c3%95ES%20NAS%20PERSONAGENS%20DE%20O%20ALEGRE%20CANTO%20DA%20PERDIZ%20%20NA%20MO%c3%87AMBIQUE%20COLONIZADA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27841/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27841/3/GURU%c3%88%2c%20GURU%c3%88%20CONFLITOS%20E%20TENS%c3%95ES%20NAS%20PERSONAGENS%20DE%20O%20ALEGRE%20CANTO%20DA%20PERDIZ%20%20NA%20MO%c3%87AMBIQUE%20COLONIZADA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 61971ffc3634449ac971b4299461c59d
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
79735a945324c1c858db5d69e3e8520d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970621549379584