Danças circulares e saber sensível na formação de doutorandas em educação: um estudo das emoções

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Carneiro, Joanna Angélica
Orientador(a): Teixeira, Cristina Maria D'Ávila
Banca de defesa: Franco, Anamélia Lins e Silva, Couto, Yara Aparecida, Trindade, Lúcia Gracia Ferreira, Araújo, Miguel Almir Lima de, Teixeira, Cristina Maria D'Ávila
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Doutorado em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29569
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa se desenvolve no âmago do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, tendo como objeto de estudo as emoções na formação de doutorandas em Educação, mediante as danças circulares, em uma perspectiva sensível, necessária e escassa aos pós-graduandos, de maneira geral. Justifica-se uma vez que se tem verificado, em pesquisas referenciadas no corpo do trabalho, marcadores relacionados a comportamentos depressivos, de ansiedade, irritabilidade e agressividade em pós-graduandos, durante o período da pós-graduação (mestrado e doutorado). O objetivo geral é compreender como são vivenciadas as emoções de doutorandas em Educação, durante um período do doutoramento, expressas em relatos verbais e narrativas (auto)biográficas, a partir das danças circulares. Dessa forma, a relevância do estudo reside em colocar à disposição das doutorandas um espaço ético de formação, de acolhimento, de diálogo entre a necessidade de regulação da razão e emoção, em um período da pós-graduação, destacando-se a dimensão sensível. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, cujo método é a pesquisa-formação, no qual se assume o paradigma multirreferencial, envolvendo as histórias de vida. Participaram do estudo seis doutorandas em Educação que ingressaram no primeiro semestre de 2017 e os instrumentos para produção de dados foram os relatos verbais e as narrativas (auto)biográficas acerca das emoções das doutorandas, por intermédio das danças circulares, dentro dos Ateliês Biográficos de Projeto, no período de três meses, em 2018. O resultado desta tese é o de que as danças circulares são Práticas Integrativas e Complementares que promovem emoções positivas/conjuntivas e possibilitam um diagnóstico de outras emoções, consideradas negativas/disjuntivas, capazes de provocar sofrimento psíquico, afetando a Saúde Mental de pós-graduandos e, consequentemente, sua vida acadêmica, podendo trazer repercussões negativas para a universidade.
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O objetivo geral é compreender como são vivenciadas as emoções de doutorandas em Educação, durante um período do doutoramento, expressas em relatos verbais e narrativas (auto)biográficas, a partir das danças circulares. Dessa forma, a relevância do estudo reside em colocar à disposição das doutorandas um espaço ético de formação, de acolhimento, de diálogo entre a necessidade de regulação da razão e emoção, em um período da pós-graduação, destacando-se a dimensão sensível. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, cujo método é a pesquisa-formação, no qual se assume o paradigma multirreferencial, envolvendo as histórias de vida. Participaram do estudo seis doutorandas em Educação que ingressaram no primeiro semestre de 2017 e os instrumentos para produção de dados foram os relatos verbais e as narrativas (auto)biográficas acerca das emoções das doutorandas, por intermédio das danças circulares, dentro dos Ateliês Biográficos de Projeto, no período de três meses, em 2018. O resultado desta tese é o de que as danças circulares são Práticas Integrativas e Complementares que promovem emoções positivas/conjuntivas e possibilitam um diagnóstico de outras emoções, consideradas negativas/disjuntivas, capazes de provocar sofrimento psíquico, afetando a Saúde Mental de pós-graduandos e, consequentemente, sua vida acadêmica, podendo trazer repercussões negativas para a universidade.ABSTRACT: This research is carried out at the heart of the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the Federal University of Bahia, with the purpose of studying the emotions in the formation of doctoral students in Education through circular dances, in a sensible perspective, necessary and scarce to post-graduate students, in general. It is justified once the markers related to depressive, anxiety, irritability and aggressive behaviors among postgraduate students have been verified during the postgraduate period (masters and doctorates). The general objective is to understand how the emotions of doctoral students in Education during a doctoral period are expressed, expressed in verbal and narrative (auto) biographical reports, from the circular dances. Thus, the relevance of the study lies in making available to the doctoral students an ethical space of formation, reception, dialogue between the need for regulation of reason and emotion, in a postgraduate period, highlighting the sensitive dimension. It is a study with a qualitative approach, whose method is research-training, in which the multi-referential paradigm, involving life histories, is assumed. Participating in the study were six PhD students who entered the first semester of 2017 and the instruments for producing data were verbal reports and (auto) biographical narratives about the emotions of the doctoral students, through circular dances, within the Biographical Workshops of the Project , in the period of three months in 2018. The result of this thesis is that circular dances are Integrative Practices and Complementary Practices that promote positive / conjunctive emotions and enable a diagnosis of other emotions, considered negative / disjunctive, capable of causing psychic suffering , affecting the Mental Health of post-graduates and, consequently, their academic life, which could have negative repercussions for the university.SYNTHÈSE: Cette recherche est menée au coeur du programme d'études supérieures en éducation de la faculté d'éducation de l'Université fédérale de Bahia, dans le but d'étudier les émotions liées à la formation des doctorants en éducation par le biais de danses circulaires, dans une perspective raisonnable, nécessaire et rares pour les étudiants de troisième cycle, en général. Il est justifié une fois que les marqueurs liés à la dépression, à l'anxiété, à l'irritabilité et aux comportements agressifs chez les étudiants de troisième cycle ont été vérifiés au cours de la période de troisième cycle (maîtrise et doctorat). L’objectif général est de comprendre comment les émotions des doctorants en éducation pendant une période de doctorat sont exprimées, exprimées dans des rapports biographiques narratifs et auto-biographiques, à partir des danses circulaires. La pertinence de l’étude réside donc dans la mise à la disposition des doctorants d’un espace éthique de formation, d’accueil, de dialogue entre le besoin de régulation de la raison et de l’émotion, dans une période postuniversitaire mettant en évidence la dimension sensible. C'est une étude avec une approche qualitative, dont la méthode est la recherche-formation, dans laquelle on suppose le paradigme multi-référentiel, impliquant des histoires de vie. Six doctorants inscrits au premier semestre de 2017 ont participé à l'étude. Les instruments de production de données étaient des comptes rendus verbaux et des récits (biographiques) biographiques sur les émotions des doctorants, par le biais de danses circulaires, dans le cadre des ateliers biographiques du projet. , dans la période de trois mois en 2018. Le résultat de cette thèse est que les danses circulaires sont des pratiques intégratives et des pratiques complémentaires qui favorisent les émotions positives / conjonctives et permettent un diagnostic d'autres émotions, considérées négatives / disjonctives, capables de causer une souffrance psychique. , affectant la santé mentale des diplômés et, par conséquent, leur vie universitaire, ce qui pourrait avoir des répercussions négatives sur l’université.RESUMEN: Esta investigación se desarrolla en el centro del Programa de Postgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Bahía, teniendo como objeto de estudio las emociones en la formación de doctorandas en Educación, mediante las danzas circulares, en una perspectiva sensible, necesaria y escasa a los postgraduados, de manera general. Se justifica una vez que se ha comprobado, en investigaciones referenciadas en el cuerpo del trabajo, marcadores relacionados a comportamientos depresivos, de ansiedad, irritabilidad y agresividad en posgraduados, durante el período del postgrado (maestría y doctorado). El objetivo general es comprender cómo se vivencian las emociones de doctorandas en Educación, durante un período del doctorado, expresadas en relatos verbales y narrativas (auto) biográficas, a partir de las danzas circulares. De esta forma, la relevancia del estudio reside en poner a disposición de las doctorandandas un espacio ético de formación, de acogida, de diálogo entre la necesidad de regulación de la razón y la emoción, en un período del postgrado, destacándose la dimensión sensible. Se trata de un estudio con enfoque cualitativo, cuyo método es la investigación-formación, en el cual se asume el paradigma multirreferencial, envolviendo las historias de vida. En el estudio seis doctorandas en Educación que ingresaron en el primer semestre de 2017 y los instrumentos para producción de datos fueron los relatos verbales y las narrativas (auto) biográficas acerca de las emociones de las doctorandas, por intermedio de las danzas circulares, dentro de los Ateliés Biográficos de Proyecto en el período de tres meses en 2018. El resultado de esta tesis es que las danzas circulares son Prácticas Integrativas y Complementarias que promueven emociones positivas / conjuntivas y posibilitan un diagnóstico de otras emociones, consideradas negativas / disyuntivas, capaces de provocar sufrimiento psíquico , afectando la Salud Mental de postgraduados y, consecuentemente, su vida académica, pudiendo traer repercusiones negativas para la universidad.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-05-09T18:32:29Z No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado.pdf: 6345720 bytes, checksum: f12f9f6653ec0bd3b6799b1a9ff1b3f0 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-05-17T21:15:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado.pdf: 6345720 bytes, checksum: f12f9f6653ec0bd3b6799b1a9ff1b3f0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-17T21:15:14Z (GMT). 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