Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
|
Departamento: |
Escola de Dança
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41045 |
Resumo: | Este trabalho perscruta modos de percepção de tempos e corpos violentados pela colonização – sinonímia a possessão –, deste território a ser chamado Brasil. Perspectivado pela Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha desdobrando-a como procedimental a demonização dos corpos brasileiros, e se permanente aos corpos dançantes da atualidade. Exterioriza o problema: O conceito de Inversão Demonizante seria distinguível na Carta de Pero Vaz de Caminha para investigarmos imagens colonizadoras do tempo e dos corpos arraigados aos dançantes brasileiros da contemporaneidade? De intuito observar, analisar criticamente e imaginar por aproximações as violências colonizadoras, primeiramente, a colonização do tempo espiralar (MARTINS, 2021) pelo tempo cronológico axioma para “passado que não passa”, que culminaria ao brasileiro a proposição de colonizado e colonizador. Em segundo, a colonização do corpo pela imagem (MACHADO, 2012), corpo † cruz e sua inversão (CLARK, 2006) demonizante. Doravante revisão bibliográfica, utilizando método pós-positivista (FERNANDES, 2013) de pesquisa, esquadrinharemos possibilidades relacionais a possessão, seja pelo pactuar (BENTO, 2022) com sua sistemática violenta, seja pelo dialogar com os demônios engendrados, para um desenlaçar reflexivo aos corpos que dançam, ao conjecturá-los como tempo (CARDOSO, 2013), ao fazer-dizer (SETENTA, 2008) de si, em reconhecimento de sua historicidade brasileira. |
id |
UFBA-2_a9430623ee4a6e8928cedd761de7bfb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/41045 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
2025-01-31T02:34:29Z2025-01-302025-01-31T02:34:29Z2024-06-21https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41045Este trabalho perscruta modos de percepção de tempos e corpos violentados pela colonização – sinonímia a possessão –, deste território a ser chamado Brasil. Perspectivado pela Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha desdobrando-a como procedimental a demonização dos corpos brasileiros, e se permanente aos corpos dançantes da atualidade. Exterioriza o problema: O conceito de Inversão Demonizante seria distinguível na Carta de Pero Vaz de Caminha para investigarmos imagens colonizadoras do tempo e dos corpos arraigados aos dançantes brasileiros da contemporaneidade? De intuito observar, analisar criticamente e imaginar por aproximações as violências colonizadoras, primeiramente, a colonização do tempo espiralar (MARTINS, 2021) pelo tempo cronológico axioma para “passado que não passa”, que culminaria ao brasileiro a proposição de colonizado e colonizador. Em segundo, a colonização do corpo pela imagem (MACHADO, 2012), corpo † cruz e sua inversão (CLARK, 2006) demonizante. Doravante revisão bibliográfica, utilizando método pós-positivista (FERNANDES, 2013) de pesquisa, esquadrinharemos possibilidades relacionais a possessão, seja pelo pactuar (BENTO, 2022) com sua sistemática violenta, seja pelo dialogar com os demônios engendrados, para um desenlaçar reflexivo aos corpos que dançam, ao conjecturá-los como tempo (CARDOSO, 2013), ao fazer-dizer (SETENTA, 2008) de si, em reconhecimento de sua historicidade brasileira.This work examines ways of perceiving times and bodies violated by colonization – synonymous with possession - of this territory to be called Brazil. From the perspective of Pero Vaz de Caminha's Carta de Achamento, it unfolds the demonization of Brazilian bodies as a procedural process, and is permanent in today's dancing bodies. It externalizes the problem: Would the concept of Demonizing Inversion be distinguishable in Pero Vaz de Caminha's Letter to investigate colonizing images of time and bodies rooted in contemporary Brazilian dancers? Firstly, the colonization of spiral time (MARTINS, 2021) by the chronological time axiom for the "past that does not pass", which would culminate in the Brazilian proposition of colonized and colonizer. Secondly, the colonization of the body by the image (MACHADO, 2012), body † cross and its demonizing inversion (CLARK, 2006). In the following bibliographical review, using a post-positivist research method (FERNANDES, 2013), we will explore the relational possibilities of possession, either by agreeing (BENTO, 2022) with its violent system, or by dialoguing with the demons engendered, for a reflexive unraveling of the bodies that dance, by conjecturing them as time (CARDOSO, 2013), by making-saying (SETENTA, 2008) of themselves, in recognition of their Brazilian historicity.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaDancePero Vaz de Caminha's Letter of DiscoveryColonization – PossessionDemonizing InversionModes of PerceptionDANÇADançaCarta de Achamento de Pero Vaz de CaminhaColonização – PossessãoInversão demonizanteModos de PercepçãoDança - FilosofiaImagem corporal na arteDescolonização na artePercepçãoDançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileirosMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMachado, Adriana BittencourtMachado, Adriana BittencourtSilva, Márcia Virgínia Mignac daDias, Kenia E Silvahttp://lattes.cnpq.br/8619286108531983Andrade, Carlos Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação CARLOS_AUGUSTO_DE_ANDRADE.pdfDissertação CARLOS_AUGUSTO_DE_ANDRADE.pdfapplication/pdf14918170https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/41045/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20CARLOS_AUGUSTO_DE_ANDRADE.pdf30b1fa3657f10a040f415ec8f67a8fb7MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/41045/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/410452025-01-30 23:34:30.678open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestrepositorio@ufba.bropendoar:19322025-01-31T02:34:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros |
title |
Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros |
spellingShingle |
Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros Andrade, Carlos Augusto de DANÇA Dança Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha Colonização – Possessão Inversão demonizante Modos de Percepção Dança - Filosofia Imagem corporal na arte Descolonização na arte Percepção Dance Pero Vaz de Caminha's Letter of Discovery Colonization – Possession Demonizing Inversion Modes of Perception |
title_short |
Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros |
title_full |
Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros |
title_fullStr |
Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros |
title_full_unstemmed |
Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros |
title_sort |
Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros |
author |
Andrade, Carlos Augusto de |
author_facet |
Andrade, Carlos Augusto de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Adriana Bittencourt |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Machado, Adriana Bittencourt |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Márcia Virgínia Mignac da |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Dias, Kenia E Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8619286108531983 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Carlos Augusto de |
contributor_str_mv |
Machado, Adriana Bittencourt Machado, Adriana Bittencourt Silva, Márcia Virgínia Mignac da Dias, Kenia E Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
DANÇA |
topic |
DANÇA Dança Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha Colonização – Possessão Inversão demonizante Modos de Percepção Dança - Filosofia Imagem corporal na arte Descolonização na arte Percepção Dance Pero Vaz de Caminha's Letter of Discovery Colonization – Possession Demonizing Inversion Modes of Perception |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha Colonização – Possessão Inversão demonizante Modos de Percepção Dança - Filosofia Imagem corporal na arte Descolonização na arte Percepção |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dance Pero Vaz de Caminha's Letter of Discovery Colonization – Possession Demonizing Inversion Modes of Perception |
description |
Este trabalho perscruta modos de percepção de tempos e corpos violentados pela colonização – sinonímia a possessão –, deste território a ser chamado Brasil. Perspectivado pela Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha desdobrando-a como procedimental a demonização dos corpos brasileiros, e se permanente aos corpos dançantes da atualidade. Exterioriza o problema: O conceito de Inversão Demonizante seria distinguível na Carta de Pero Vaz de Caminha para investigarmos imagens colonizadoras do tempo e dos corpos arraigados aos dançantes brasileiros da contemporaneidade? De intuito observar, analisar criticamente e imaginar por aproximações as violências colonizadoras, primeiramente, a colonização do tempo espiralar (MARTINS, 2021) pelo tempo cronológico axioma para “passado que não passa”, que culminaria ao brasileiro a proposição de colonizado e colonizador. Em segundo, a colonização do corpo pela imagem (MACHADO, 2012), corpo † cruz e sua inversão (CLARK, 2006) demonizante. Doravante revisão bibliográfica, utilizando método pós-positivista (FERNANDES, 2013) de pesquisa, esquadrinharemos possibilidades relacionais a possessão, seja pelo pactuar (BENTO, 2022) com sua sistemática violenta, seja pelo dialogar com os demônios engendrados, para um desenlaçar reflexivo aos corpos que dançam, ao conjecturá-los como tempo (CARDOSO, 2013), ao fazer-dizer (SETENTA, 2008) de si, em reconhecimento de sua historicidade brasileira. |
publishDate |
2024 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-06-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2025-01-31T02:34:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2025-01-30 2025-01-31T02:34:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41045 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/41045/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20CARLOS_AUGUSTO_DE_ANDRADE.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/41045/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30b1fa3657f10a040f415ec8f67a8fb7 d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufba.br |
_version_ |
1828154619834925056 |