Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pontes, Priscilla Silva lattes
Orientador(a): Ferraz, Fernando Marques Camargo
Banca de defesa: Ferraz, Fernando Marques Camargo, Conrado, Amélia Vitória de Souza, Silva, Luciane Ramos da
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Departamento: Escola de Dança
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36309
Resumo: Esse trabalho propõe uma reflexão sobre a importância histórica, cultural e política de espaços de produção de saberes em danças afro-diaspóricas na cidade de Curitiba. Experiências que atravessam meu percurso de vida e ensinam sobre o cultivo de relações profundas com as terras que habitamos. Entrecruzando autobiografia, interlocuções com pessoas ligadas a construção de parte desses espaços, bem como produções historiográficas sobre a cidade, avalio criticamente a potência formadora e transformadora desses fazeres no tempo. A trajetória e legado da artista e ativista paranaense Vera Paixão, idealizadora do ―Concurso de Beleza Negra‖ assim como do ―Grupo Afro Cultural Ka-Naombo‖, ambos produzidos dentro da ACNAP – Associação Cultural de Negritude e Ação Popular, fundada na década de 90 em Curitiba, é uma das histórias envolvidas nessa trama e como fio condutor na pesquisa, nos conectou a grupos atuantes entre a década de 80 e os dias atuais. Conhecer e registrar trajetórias de diferentes gerações fazedoras das danças afro-orientadas (SILVA, 2018) nos contextos de Curitiba, documentando esse processo junto ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, são nesse trabalho, ações empreendidas como movimento de retomada de terras. Corpo, espaço e saber são dimensões pelas quais a escrita se arvora e juntas sustentam o conceito território-corpo proposto como chave no trabalho.
id UFBA-2_b12ead0bae78602840abfdb1266d8c99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36309
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2022-11-18T17:36:02Z2022-11-18T17:36:02Z2021-04-16https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36309Esse trabalho propõe uma reflexão sobre a importância histórica, cultural e política de espaços de produção de saberes em danças afro-diaspóricas na cidade de Curitiba. Experiências que atravessam meu percurso de vida e ensinam sobre o cultivo de relações profundas com as terras que habitamos. Entrecruzando autobiografia, interlocuções com pessoas ligadas a construção de parte desses espaços, bem como produções historiográficas sobre a cidade, avalio criticamente a potência formadora e transformadora desses fazeres no tempo. A trajetória e legado da artista e ativista paranaense Vera Paixão, idealizadora do ―Concurso de Beleza Negra‖ assim como do ―Grupo Afro Cultural Ka-Naombo‖, ambos produzidos dentro da ACNAP – Associação Cultural de Negritude e Ação Popular, fundada na década de 90 em Curitiba, é uma das histórias envolvidas nessa trama e como fio condutor na pesquisa, nos conectou a grupos atuantes entre a década de 80 e os dias atuais. Conhecer e registrar trajetórias de diferentes gerações fazedoras das danças afro-orientadas (SILVA, 2018) nos contextos de Curitiba, documentando esse processo junto ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, são nesse trabalho, ações empreendidas como movimento de retomada de terras. Corpo, espaço e saber são dimensões pelas quais a escrita se arvora e juntas sustentam o conceito território-corpo proposto como chave no trabalho.This work proposes a reflection on the historical, cultural and political importance of knowledge production spaces in Afro-diasporic dances in the city of Curitiba. Experiences that span my life course and teach about cultivating deep relationships with the lands we inhabit. Crossing autobiography, dialogues with people linked to the construction of part of these spaces, as well as historiographical productions about the city, I critically assess the formative and transforming power of these actions in time. The trajectory and legacy of the artist and activist from Paraná Vera Paixão, creator of the ―Black Beauty Contest‖ as well as the ―Afro Cultural Group Ka-Naombo‖, both produced within the CANPA – Cultural Association of Negritude and Popular Action, founded in the 90s in Curitiba, it is one of the stories involved in this plot and as a common thread, it connected us to active groups from the 80's to the present day. Knowing and recording the trajectories of different generations of Afro-oriented dances (SILVA, 2018) in the contexts of Curitiba, documenting this process with the Graduate Program in Dance at the Federal University of Bahia, in this work, actions undertaken as a movement of land repossession. Body, space and knowledge are dimensions through which writing stands and together they sustain the concept of territory-body proposed as a key in the work.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2022-11-18T13:31:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Priscilla Pontes.pdf: 3767922 bytes, checksum: df291e644fe61ee11b816bc0a73469ad (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-11-18T17:36:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Priscilla Pontes.pdf: 3767922 bytes, checksum: df291e644fe61ee11b816bc0a73469ad (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-18T17:36:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Priscilla Pontes.pdf: 3767922 bytes, checksum: df291e644fe61ee11b816bc0a73469ad (MD5) Previous issue date: 2021-04-16porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaTerritory-BodyAfro-Oriented DancesCuritibaDance ResearchDançaTerritório-CorpoDanças Afro-OrientadasCuritibaPesquisa em DançaRachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em CuritibaMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFerraz, Fernando Marques CamargoFerraz, Fernando Marques CamargoConrado, Amélia Vitória de SouzaSilva, Luciane Ramos dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4475002J6&tokenCaptchar=03AEkXODDl3zIdoxCLyTyTQnILfiRRHjNkTUgRoTxlSD6j48rRAQdIsutgv45jY-zywQxnkRpPd89cxCUwW-hqrtZjGOTJuc7-HMFKoUjyEXhoWlFkt2Ky8PL_5sghiL5csNgA3rl5NbyKk6gpDJti7COiIzj6F3gRAVf-dzIPYkadHU_drBpglAF1S9FbpNefaIbbHUVC2NU4XG-RpgcnKQGLVdEwZh_p3NKlfz4G7WklO1HgOWGksUXqZ6Q620igq7U2OaiYfpHTutkYQ0v9f9fDEnkbY-3RZy0fNvrKe4EVOeRvX-0SsOM4DXxDbZsFsLamsaLbGqZSdRRJYjNIR3cnV5EBuFDww3Ur5MITAkPO9Zew11aF9fJPycM2w7CzOuZb5ZjW07kEI5C_pgT3axONVWrASxHd9vp-zALW8MjewxzRFaWhQAMyBBEsAEDEt9VsleuKDiDwd0qXl1wMvAhEPVhWPc4U_Je84DwcbRUxUT0dr0cI_Cjmpl7ignZsED-6Bko-505su0dxznNYluRnvoxzhbDDQAPontes, Priscilla Silvareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Priscilla Pontes.pdfDissertação Priscilla Pontes.pdfapplication/pdf3767922https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36309/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Priscilla%20Pontes.pdfdf291e644fe61ee11b816bc0a73469adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36309/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação Priscilla Pontes.pdf.txtDissertação Priscilla Pontes.pdf.txtExtracted texttext/plain708517https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36309/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Priscilla%20Pontes.pdf.txteb11139ba66bae19cbcba85da56de1fcMD53ri/363092022-11-19 02:04:21.016oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-11-19T05:04:21Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
title Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
spellingShingle Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
Pontes, Priscilla Silva
Dança
Território-Corpo
Danças Afro-Orientadas
Curitiba
Pesquisa em Dança
Territory-Body
Afro-Oriented Dances
Curitiba
Dance Research
title_short Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
title_full Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
title_fullStr Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
title_full_unstemmed Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
title_sort Rachando o petit-pavé: danças afro-orientadas e territórios da diáspora negra em Curitiba
author Pontes, Priscilla Silva
author_facet Pontes, Priscilla Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferraz, Fernando Marques Camargo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferraz, Fernando Marques Camargo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Conrado, Amélia Vitória de Souza
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Luciane Ramos da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4475002J6&tokenCaptchar=03AEkXODDl3zIdoxCLyTyTQnILfiRRHjNkTUgRoTxlSD6j48rRAQdIsutgv45jY-zywQxnkRpPd89cxCUwW-hqrtZjGOTJuc7-HMFKoUjyEXhoWlFkt2Ky8PL_5sghiL5csNgA3rl5NbyKk6gpDJti7COiIzj6F3gRAVf-dzIPYkadHU_drBpglAF1S9FbpNefaIbbHUVC2NU4XG-RpgcnKQGLVdEwZh_p3NKlfz4G7WklO1HgOWGksUXqZ6Q620igq7U2OaiYfpHTutkYQ0v9f9fDEnkbY-3RZy0fNvrKe4EVOeRvX-0SsOM4DXxDbZsFsLamsaLbGqZSdRRJYjNIR3cnV5EBuFDww3Ur5MITAkPO9Zew11aF9fJPycM2w7CzOuZb5ZjW07kEI5C_pgT3axONVWrASxHd9vp-zALW8MjewxzRFaWhQAMyBBEsAEDEt9VsleuKDiDwd0qXl1wMvAhEPVhWPc4U_Je84DwcbRUxUT0dr0cI_Cjmpl7ignZsED-6Bko-505su0dxznNYluRnvoxzhbDDQA
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Priscilla Silva
contributor_str_mv Ferraz, Fernando Marques Camargo
Ferraz, Fernando Marques Camargo
Conrado, Amélia Vitória de Souza
Silva, Luciane Ramos da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Território-Corpo
Danças Afro-Orientadas
Curitiba
Pesquisa em Dança
Territory-Body
Afro-Oriented Dances
Curitiba
Dance Research
dc.subject.por.fl_str_mv Território-Corpo
Danças Afro-Orientadas
Curitiba
Pesquisa em Dança
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Territory-Body
Afro-Oriented Dances
Curitiba
Dance Research
description Esse trabalho propõe uma reflexão sobre a importância histórica, cultural e política de espaços de produção de saberes em danças afro-diaspóricas na cidade de Curitiba. Experiências que atravessam meu percurso de vida e ensinam sobre o cultivo de relações profundas com as terras que habitamos. Entrecruzando autobiografia, interlocuções com pessoas ligadas a construção de parte desses espaços, bem como produções historiográficas sobre a cidade, avalio criticamente a potência formadora e transformadora desses fazeres no tempo. A trajetória e legado da artista e ativista paranaense Vera Paixão, idealizadora do ―Concurso de Beleza Negra‖ assim como do ―Grupo Afro Cultural Ka-Naombo‖, ambos produzidos dentro da ACNAP – Associação Cultural de Negritude e Ação Popular, fundada na década de 90 em Curitiba, é uma das histórias envolvidas nessa trama e como fio condutor na pesquisa, nos conectou a grupos atuantes entre a década de 80 e os dias atuais. Conhecer e registrar trajetórias de diferentes gerações fazedoras das danças afro-orientadas (SILVA, 2018) nos contextos de Curitiba, documentando esse processo junto ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, são nesse trabalho, ações empreendidas como movimento de retomada de terras. Corpo, espaço e saber são dimensões pelas quais a escrita se arvora e juntas sustentam o conceito território-corpo proposto como chave no trabalho.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T17:36:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-18T17:36:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36309
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36309/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Priscilla%20Pontes.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36309/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36309/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Priscilla%20Pontes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv df291e644fe61ee11b816bc0a73469ad
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
eb11139ba66bae19cbcba85da56de1fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801503104381747200