Entre palavra e imagem: um espaço possível

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Souza, Maria Julia Alves de
Orientador(a): Hazin, Elizabeth de Andrade Lima
Banca de defesa: Hazin, Elizabeth de Andrade Lima, Herrera, Antonia Torreão, Silva, Elaine Figueira Norberto, Gama, Albertina Ribeiro da, Szmrecsanyi, Maria Irene de Queiroz Ferreira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29249
Resumo: O objetivo deste trabalho é a tentativa de propor o conceito de texto-objeto como instrumento de análise de universos intersígnicos, nos quais palavra e imagem se entrelacem. Tal conceito resulta complexo em diversos sentidos: abrange muitos elementos – além das idéias de palavra e imagem, diz respeito às fronteiras com a arte, literatura, comunicação -; é observável sob diferentes aspectos e apresenta seus elementos de modo intrincado. Daí termos julgado importante a apresentação, aqui, de uma reflexão sobre as transformações do pensamento ocidental ocorridas desde o final da Era Medieval até a realidade contemporânea, a partir justamente da história das transformações da relação entre palavra e imagem. A compreensão da realidade atual não pode pretender espelhar o real, mas deve estar fundamentada na vida concreta, segundo parâmetros sempre móveis. O pensar o mundo e o agir no mundo devem ser legitimados, portanto, pelo contexto presente. Dadas essas condições e limites do pensar hoje, as questões sobre linguagem se impõem como fundamentais. A partir da noção de contingência como diferenciadora da Pós-Modernidade, tomamos como parâmetros teóricos para a elaboração do conceito de texto-objeto: a perspectiva marxista de análise da realidade, o pensamento de Wittgenstein sobre os limites da linguagem e a concepção de agir comunicativo de Habermas. E como apoio para o desenvolvimento da idéia de texto-objeto, utilizamos as iluminuras medievais e a escrita ideogrâmica oriental; esta última, segundo a abordagem do cineasta inglês Peter Greenaway no filme Livro de Cabeceira.
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Daí termos julgado importante a apresentação, aqui, de uma reflexão sobre as transformações do pensamento ocidental ocorridas desde o final da Era Medieval até a realidade contemporânea, a partir justamente da história das transformações da relação entre palavra e imagem. A compreensão da realidade atual não pode pretender espelhar o real, mas deve estar fundamentada na vida concreta, segundo parâmetros sempre móveis. O pensar o mundo e o agir no mundo devem ser legitimados, portanto, pelo contexto presente. Dadas essas condições e limites do pensar hoje, as questões sobre linguagem se impõem como fundamentais. A partir da noção de contingência como diferenciadora da Pós-Modernidade, tomamos como parâmetros teóricos para a elaboração do conceito de texto-objeto: a perspectiva marxista de análise da realidade, o pensamento de Wittgenstein sobre os limites da linguagem e a concepção de agir comunicativo de Habermas. E como apoio para o desenvolvimento da idéia de texto-objeto, utilizamos as iluminuras medievais e a escrita ideogrâmica oriental; esta última, segundo a abordagem do cineasta inglês Peter Greenaway no filme Livro de Cabeceira.The objective of this work is the tentative of proposing the concept of text-object as instrument of analysis of intersignic universes, where word and image are intertwined with each other. Such a concept has a complex result in many aspects: as it includes many elements –beyond the ideas of word and image, refers to the boundaries with art, literature and communication -; it can be observed under a variety of features, and presents its elements in intricate ways. Hence having judged important this presentation, on the reflexion of transformations of the Occidental thought that happened since the end of the Middle Ages through the contemporary reality, taking as a start point the history of transformations between word and image. The comprehension of the present reality will not intend to mirror what is real, but should be based in the concrete life, always within flexible parameters. The way of thinking the world and living the world must be legitimated by the present context. Given this conditions and limits of the thinking nowadays, the imposed matters by language appear as fundamental. Given the notion of contingency to differentiate of pos-modernity, we take as theoretical parameters for the elaboration of the text-object concept: the Marxist perspective of analysis of reality, the thought of Wittgenstein about limits of language and the concept of the communicative action from Habermas. As a support for the development of the idea of the text-object, we use the medieval illumination and the oriental ideogram writing. This last one according to the approach of the movie director Peter Greenaway in the film The Pillow Book.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-03-26T17:59:36Z No. of bitstreams: 1 TESE Souza, Maria Julia Alves de.pdf: 3657066 bytes, checksum: 74349937531600da557adceeed6597c4 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2019-04-09T18:32:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE Souza, Maria Julia Alves de.pdf: 3657066 bytes, checksum: 74349937531600da557adceeed6597c4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-09T18:32:11Z (GMT). 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