Para além da composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Instituição de defesa: |
Escola de Música
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33207 |
Resumo: | Nesta tese, o anseio de seu pesquisador consiste em intuir sobre diversas questões, envolvendo o fazer do educador musical. Mas uma delas é, aqui, priorizada: a que diz respeito à profundidade do mergulho nos processos compositivos de canções, por parte de mestres e aprendizes que o vivenciam, em particular, o processo de composição de Microcanções CDG (NUNES, 2015). Assim, o Objetivo Geral consiste em fomentar o estudo da Composição Musical, na formação de professores de Música, sob perspectivas da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG). Os Objetivos Específicos são três: 1) Caracterizar aspectos próprios à Composição Musical, para fins musicopedagógicos, no Brasil; 2) Identificar conexões implicadas pelo ensinar e aprender sobre composição de Microcanções CDG, num contexto específico; e 3) Enunciar ideias que possam otimizar o Processo de Composição de Microcanções CDG. Assim, autores e obras voltadas ao universo da canção infantil, para fins educativos, são buscados por meio de Pesquisa Exploratória e Bibliográfica, destacando a peça O Navio Pirata, para coro infantil a 3 vozes, de Lindembergue Cardoso (1981). Inspirando-se nessa revisão de literatura, e com base nos princípios compositivos CDG, o pesquisador compõe uma Microcanção CDG, aplicando-a como modelo, em um Estudo de Caso – um curso online, destinado à formação de professores de Música. Dessa experiência são extraídas ideias, tanto para otimizar o processo de composição empregado, quanto para ajustar a composição-modelo, levando-a a uma Espacialização única. A maior contribuição desta tese consiste em saber como mergulhar no limbo do desconhecido para, de lá, emergir com um resultado, oferecendo-o como resposta à pergunta de pesquisa. Conclui-se, então, que a Espacialização é uma circunstância de permissão para se empregar eventos acontecidos e/ou possíveis de acontecer, em um dado espaço e tempo, em Música. Compreendendo isso, é possível revelar um pesquisador- educador mais experiente e proativo que, em seu próprio percurso de desenvolvimento, seja capaz de, continuamente, caminhar alguns passos à frente de seus aprendizes. Assim, partícipe do próprio processo sobre o qual ensina, o educador-compositor experiente se arrisca em mergulhos por esses ambientes, conduzindo seus aprendizes na confiança de emergirem de lá, todos, com novos modos de (se)expressarem. |
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Nunes, Leonardo de AssisNunes, Helena de SouzaLeite, Jaqueline CâmaraPereira, Marcelo de AndradeFigueiredo, Sérgio Luiz Ferreira deGomes, Wellington2021-04-05T20:14:55Z2021-04-05T20:14:55Z2021-04-052019-12-11http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33207Nesta tese, o anseio de seu pesquisador consiste em intuir sobre diversas questões, envolvendo o fazer do educador musical. Mas uma delas é, aqui, priorizada: a que diz respeito à profundidade do mergulho nos processos compositivos de canções, por parte de mestres e aprendizes que o vivenciam, em particular, o processo de composição de Microcanções CDG (NUNES, 2015). Assim, o Objetivo Geral consiste em fomentar o estudo da Composição Musical, na formação de professores de Música, sob perspectivas da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG). Os Objetivos Específicos são três: 1) Caracterizar aspectos próprios à Composição Musical, para fins musicopedagógicos, no Brasil; 2) Identificar conexões implicadas pelo ensinar e aprender sobre composição de Microcanções CDG, num contexto específico; e 3) Enunciar ideias que possam otimizar o Processo de Composição de Microcanções CDG. Assim, autores e obras voltadas ao universo da canção infantil, para fins educativos, são buscados por meio de Pesquisa Exploratória e Bibliográfica, destacando a peça O Navio Pirata, para coro infantil a 3 vozes, de Lindembergue Cardoso (1981). Inspirando-se nessa revisão de literatura, e com base nos princípios compositivos CDG, o pesquisador compõe uma Microcanção CDG, aplicando-a como modelo, em um Estudo de Caso – um curso online, destinado à formação de professores de Música. Dessa experiência são extraídas ideias, tanto para otimizar o processo de composição empregado, quanto para ajustar a composição-modelo, levando-a a uma Espacialização única. A maior contribuição desta tese consiste em saber como mergulhar no limbo do desconhecido para, de lá, emergir com um resultado, oferecendo-o como resposta à pergunta de pesquisa. Conclui-se, então, que a Espacialização é uma circunstância de permissão para se empregar eventos acontecidos e/ou possíveis de acontecer, em um dado espaço e tempo, em Música. Compreendendo isso, é possível revelar um pesquisador- educador mais experiente e proativo que, em seu próprio percurso de desenvolvimento, seja capaz de, continuamente, caminhar alguns passos à frente de seus aprendizes. Assim, partícipe do próprio processo sobre o qual ensina, o educador-compositor experiente se arrisca em mergulhos por esses ambientes, conduzindo seus aprendizes na confiança de emergirem de lá, todos, com novos modos de (se)expressarem.Submitted by Leonardo de Assis Nunes (assisnunes@gmail.com) on 2021-04-05T14:24:59Z No. of bitstreams: 1 TESE-LeonardoNunes-RevAbril2021.pdf: 4945377 bytes, checksum: b9ce86a58de4abc3d2ea025bd2dbf51d (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-04-05T20:14:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE-LeonardoNunes-RevAbril2021.pdf: 4945377 bytes, checksum: b9ce86a58de4abc3d2ea025bd2dbf51d (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-05T20:14:55Z (GMT). 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