Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santana, Valéria Nancí de Macêdo
Orientador(a): Oliveira, Marinyze das Graças Prates de
Banca de defesa: Medeiros, Lígia Maria Sampaio de, Cidreira, Renata Pitombo, Barbosa, Juciara Maria Nogueira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670
Resumo: Esta tese examina as capas de discos de vinil elaboradas por Carlos Filho (Cafi) para uma das mais relevantes manifestações da música brasileira: a Geração Clube da Esquina, que eclodiu na década de 1970. Como corpus de análise foram eleitas nove embalagens personalizadas de LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 —, cuja maioria contém elementos que evocam o conturbado contexto político do Brasil, então dominado por uma ditadura militar, que impôs uma forte censura às criações artísticas em geral. A pesquisa busca, ainda, refletir sobre a ressonância das vivências do capista em seu processo criativo, utilizando métodos de análise já existentes e propondo um experimental, de modo a promover uma articulação entre certas experiências de vida do artista e as imagens temáticas estampadas nos artefatos gráficos aqui estudados. Este trabalho, de caráter multidisciplinar, procurou embasar-se em aportes teórico-críticos advindos de diversos campos epistemológicos, como Design, Música, Comunicação, Cinema, Fotografia, História, com incursões específicas nos estudos sociopolíticos e estético-culturais brasileiros. Pretende-se, a partir do exame dos recursos visuais utilizados por Cafi, e estampados em obras fonográficas, contribuir para a produção de conhecimento a respeito das questões aqui enfocadas.
id UFBA-2_b9b4ac805351b05b3e79719934a1b8d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27670
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Santana, Valéria Nancí de MacêdoOliveira, Marinyze das Graças Prates deGomes, Luiz Antonio Vidal de NegreirosMedeiros, Lígia Maria Sampaio deCidreira, Renata PitomboBarbosa, Juciara Maria Nogueira2018-10-10T16:18:00Z2018-10-10T16:18:00Z2018-10-102018-09-20Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670Esta tese examina as capas de discos de vinil elaboradas por Carlos Filho (Cafi) para uma das mais relevantes manifestações da música brasileira: a Geração Clube da Esquina, que eclodiu na década de 1970. Como corpus de análise foram eleitas nove embalagens personalizadas de LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 —, cuja maioria contém elementos que evocam o conturbado contexto político do Brasil, então dominado por uma ditadura militar, que impôs uma forte censura às criações artísticas em geral. A pesquisa busca, ainda, refletir sobre a ressonância das vivências do capista em seu processo criativo, utilizando métodos de análise já existentes e propondo um experimental, de modo a promover uma articulação entre certas experiências de vida do artista e as imagens temáticas estampadas nos artefatos gráficos aqui estudados. Este trabalho, de caráter multidisciplinar, procurou embasar-se em aportes teórico-críticos advindos de diversos campos epistemológicos, como Design, Música, Comunicação, Cinema, Fotografia, História, com incursões específicas nos estudos sociopolíticos e estético-culturais brasileiros. Pretende-se, a partir do exame dos recursos visuais utilizados por Cafi, e estampados em obras fonográficas, contribuir para a produção de conhecimento a respeito das questões aqui enfocadas.This thesis examines the vinyl record covers elaborated by Carlos Filho (Cafi) for one of the most relevant manifestations of Brazilian music: the Clube da Esquina Generation, which broke out in the 1970s. As a corpus of analysis, nine customized packages of LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao Vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 — most of which contain elements that evoke the troubled political context of Brazil, then dominated by a military dictatorship, which imposed a strong censorship on artistic creations in general. The research also seeks to reflect on the resonance of the graphic designers and photographer's experiences in his creative process, using already existing methods of analysis and proposing an experimental one, to promote an articulation between certain experiences of the artist' s life and the thematic images stamped on the artifacts graphs studied here. This work, with a multidisciplinary character, sought to be based on theoretical-critical contributions from various epistemological fields, such as Design, Music, Communication, Cinema, Photography, History, with specific incursions into Brazilian socio-political and aesthetic-cultural studies. It is intended, from the examination of the visual resources used by Cafi, and printed in phonographic works, to contribute to the production of knowledge about the issues addressed here.Submitted by Valéria Nancí Santana (valeriananci@ig.com.br) on 2018-10-09T20:48:10Z No. of bitstreams: 1 Tese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf: 11445160 bytes, checksum: 2454db1da82191c19095a14c2113fe16 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-10-10T16:17:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf: 11445160 bytes, checksum: 2454db1da82191c19095a14c2113fe16 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-10T16:18:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf: 11445160 bytes, checksum: 2454db1da82191c19095a14c2113fe16 (MD5)Cultura e SociedadeCapas de discosClube da EsquinaCafiContexto cultural brasileiro na década de 1970Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADEUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ORIGINALTese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdfTese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdfapplication/pdf11445160https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/1/Tese%20completa%20-%20Val%c3%a9ria%20Nanc%c3%ad%20de%20Mac%c3%aado%20Santana.pdf2454db1da82191c19095a14c2113fe16MD51TEXTTese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf.txtTese completa - Valéria Nancí de Macêdo Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain500202https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/3/Tese%20completa%20-%20Val%c3%a9ria%20Nanc%c3%ad%20de%20Mac%c3%aado%20Santana.pdf.txtf9e222fbe381e310761ab6d03633e639MD53ri/276702022-02-20 21:55:53.022oai:repositorio.ufba.br:ri/27670VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:55:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
title Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
spellingShingle Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
Santana, Valéria Nancí de Macêdo
Cultura e Sociedade
Capas de discos
Clube da Esquina
Cafi
Contexto cultural brasileiro na década de 1970
title_short Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
title_full Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
title_fullStr Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
title_full_unstemmed Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
title_sort Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina
author Santana, Valéria Nancí de Macêdo
author_facet Santana, Valéria Nancí de Macêdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Valéria Nancí de Macêdo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Marinyze das Graças Prates de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Medeiros, Lígia Maria Sampaio de
Cidreira, Renata Pitombo
Barbosa, Juciara Maria Nogueira
contributor_str_mv Oliveira, Marinyze das Graças Prates de
Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros
Medeiros, Lígia Maria Sampaio de
Cidreira, Renata Pitombo
Barbosa, Juciara Maria Nogueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Cultura e Sociedade
topic Cultura e Sociedade
Capas de discos
Clube da Esquina
Cafi
Contexto cultural brasileiro na década de 1970
dc.subject.por.fl_str_mv Capas de discos
Clube da Esquina
Cafi
Contexto cultural brasileiro na década de 1970
description Esta tese examina as capas de discos de vinil elaboradas por Carlos Filho (Cafi) para uma das mais relevantes manifestações da música brasileira: a Geração Clube da Esquina, que eclodiu na década de 1970. Como corpus de análise foram eleitas nove embalagens personalizadas de LPs — Clube da Esquina; Lô Borges (Disco do Tênis); Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta (Disco dos Quatro no Banheiro); Milagre dos Peixes — Gravado Ao vivo; Minas; Geraes; Milton; A Página do Relâmpago Elétrico; Clube da Esquina 2 —, cuja maioria contém elementos que evocam o conturbado contexto político do Brasil, então dominado por uma ditadura militar, que impôs uma forte censura às criações artísticas em geral. A pesquisa busca, ainda, refletir sobre a ressonância das vivências do capista em seu processo criativo, utilizando métodos de análise já existentes e propondo um experimental, de modo a promover uma articulação entre certas experiências de vida do artista e as imagens temáticas estampadas nos artefatos gráficos aqui estudados. Este trabalho, de caráter multidisciplinar, procurou embasar-se em aportes teórico-críticos advindos de diversos campos epistemológicos, como Design, Música, Comunicação, Cinema, Fotografia, História, com incursões específicas nos estudos sociopolíticos e estético-culturais brasileiros. Pretende-se, a partir do exame dos recursos visuais utilizados por Cafi, e estampados em obras fonográficas, contribuir para a produção de conhecimento a respeito das questões aqui enfocadas.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-10T16:18:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-10T16:18:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Tese
identifier_str_mv Tese
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/1/Tese%20completa%20-%20Val%c3%a9ria%20Nanc%c3%ad%20de%20Mac%c3%aado%20Santana.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27670/3/Tese%20completa%20-%20Val%c3%a9ria%20Nanc%c3%ad%20de%20Mac%c3%aado%20Santana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
2454db1da82191c19095a14c2113fe16
f9e222fbe381e310761ab6d03633e639
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801503023164293120