João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Baltieri, Rosana Rocha
Orientador(a): Lins, Eugênio de Ávila
Banca de defesa: Motta Junior, Edson, Ceravolo, Suely Moraes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Belas Artes - Universidade Federal da Bahía
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Artes Visuais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18556
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o restaurador – e também professor – João José Rescala, uma personalidade de grande importância para a consolidação da prática de restauração em obras artísticas na Bahia – e também em outros Estados do Brasil. Seu objetivo geral esteve relacionado à investigação dos avanços oferecidos por Rescala à restauração de obras artísticas sobre suportes policromados no contexto baiano, considerando sua atuação na prática institucional de restauração e no ensino da disciplina que implantou na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da qual preparou profissionais que vieram atuar nessa área. Os objetivos específicos visaram buscar os antecedentes da restauração na Bahia, mais especialmente entre os anos de 1920 e 1940; esclarecer a formação de Rescala como restaurador; estudar sua atuação no SPHAN e no IPHAN; verificar seu desempenho na formação de restauradores; levantar os métodos de restauro praticados por ele e identificar profissionais que ajudou a formar. Recorrendo ao método de análise e síntese, aproveitando documentos primários, bibliográficos, relatos orais e periódicos, a pesquisa se desenvolveu numa perspectiva histórica, pondo em relevo momentos importantes da trajetória artística de Rescala, responsáveis por colocá-lo numa nova direção: a restauração de obras de arte. Esta atividade, por sua vez, o levou a exercer o magistério na EBA - UFBA.
id UFBA-2_c070beb822c07609676e4b20a99ddeef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18556
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Baltieri, Rosana RochaBaltieri, Rosana RochaLins, Eugênio de ÁvilaMotta Junior, EdsonCeravolo, Suely Moraes2016-01-29T13:21:12Z2016-01-29T13:21:12Z2016-01-292012-04-23CDU 75.025http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18556Esta dissertação tem como objeto de estudo o restaurador – e também professor – João José Rescala, uma personalidade de grande importância para a consolidação da prática de restauração em obras artísticas na Bahia – e também em outros Estados do Brasil. Seu objetivo geral esteve relacionado à investigação dos avanços oferecidos por Rescala à restauração de obras artísticas sobre suportes policromados no contexto baiano, considerando sua atuação na prática institucional de restauração e no ensino da disciplina que implantou na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da qual preparou profissionais que vieram atuar nessa área. Os objetivos específicos visaram buscar os antecedentes da restauração na Bahia, mais especialmente entre os anos de 1920 e 1940; esclarecer a formação de Rescala como restaurador; estudar sua atuação no SPHAN e no IPHAN; verificar seu desempenho na formação de restauradores; levantar os métodos de restauro praticados por ele e identificar profissionais que ajudou a formar. Recorrendo ao método de análise e síntese, aproveitando documentos primários, bibliográficos, relatos orais e periódicos, a pesquisa se desenvolveu numa perspectiva histórica, pondo em relevo momentos importantes da trajetória artística de Rescala, responsáveis por colocá-lo numa nova direção: a restauração de obras de arte. Esta atividade, por sua vez, o levou a exercer o magistério na EBA - UFBA.Submitted by Rosana Baltieri (robalti@ufba.br) on 2016-01-27T23:21:52Z No. of bitstreams: 1 JOÃO JOSÉ RESCALA_Teoria, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador_1952-1980.pdf: 84495021 bytes, checksum: 1d82bf2829da2a9fe95604d27f075f29 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2016-01-29T13:21:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOÃO JOSÉ RESCALA_Teoria, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador_1952-1980.pdf: 84495021 bytes, checksum: 1d82bf2829da2a9fe95604d27f075f29 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-29T13:21:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃO JOSÉ RESCALA_Teoria, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador_1952-1980.pdf: 84495021 bytes, checksum: 1d82bf2829da2a9fe95604d27f075f29 (MD5)ArteCulturaJoão José RescalaTeoría, conservação e restauração da pinturaHistória da ArteRosana BaltieriJoão José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Belas Artes - Universidade Federal da BahíaPrograma de pós-graduação em Artes VisuaisEBA - UFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALJOÃO JOSÉ RESCALA_Teoria, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador_1952-1980.pdfJOÃO JOSÉ RESCALA_Teoria, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador_1952-1980.pdfapplication/pdf84495021https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18556/1/JO%c3%83O%20JOS%c3%89%20RESCALA_Teoria%2c%20Conserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20Restaura%c3%a7%c3%a3o%20da%20Pintura%20em%20Salvador_1952-1980.pdf1d82bf2829da2a9fe95604d27f075f29MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18556/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52ri/185562022-07-05 14:03:34.548oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
title João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
spellingShingle João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
Baltieri, Rosana Rocha
Arte
Cultura
João José Rescala
Teoría, conservação e restauração da pintura
História da Arte
Rosana Baltieri
title_short João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
title_full João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
title_fullStr João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
title_full_unstemmed João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
title_sort João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)
author Baltieri, Rosana Rocha
author_facet Baltieri, Rosana Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltieri, Rosana Rocha
Baltieri, Rosana Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lins, Eugênio de Ávila
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Motta Junior, Edson
Ceravolo, Suely Moraes
contributor_str_mv Lins, Eugênio de Ávila
Motta Junior, Edson
Ceravolo, Suely Moraes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Arte
Cultura
topic Arte
Cultura
João José Rescala
Teoría, conservação e restauração da pintura
História da Arte
Rosana Baltieri
dc.subject.por.fl_str_mv João José Rescala
Teoría, conservação e restauração da pintura
História da Arte
Rosana Baltieri
description Esta dissertação tem como objeto de estudo o restaurador – e também professor – João José Rescala, uma personalidade de grande importância para a consolidação da prática de restauração em obras artísticas na Bahia – e também em outros Estados do Brasil. Seu objetivo geral esteve relacionado à investigação dos avanços oferecidos por Rescala à restauração de obras artísticas sobre suportes policromados no contexto baiano, considerando sua atuação na prática institucional de restauração e no ensino da disciplina que implantou na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da qual preparou profissionais que vieram atuar nessa área. Os objetivos específicos visaram buscar os antecedentes da restauração na Bahia, mais especialmente entre os anos de 1920 e 1940; esclarecer a formação de Rescala como restaurador; estudar sua atuação no SPHAN e no IPHAN; verificar seu desempenho na formação de restauradores; levantar os métodos de restauro praticados por ele e identificar profissionais que ajudou a formar. Recorrendo ao método de análise e síntese, aproveitando documentos primários, bibliográficos, relatos orais e periódicos, a pesquisa se desenvolveu numa perspectiva histórica, pondo em relevo momentos importantes da trajetória artística de Rescala, responsáveis por colocá-lo numa nova direção: a restauração de obras de arte. Esta atividade, por sua vez, o levou a exercer o magistério na EBA - UFBA.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-04-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-29T13:21:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-29T13:21:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18556
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CDU 75.025
identifier_str_mv CDU 75.025
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Belas Artes - Universidade Federal da Bahía
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv EBA - UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Belas Artes - Universidade Federal da Bahía
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18556/1/JO%c3%83O%20JOS%c3%89%20RESCALA_Teoria%2c%20Conserva%c3%a7%c3%a3o%20e%20Restaura%c3%a7%c3%a3o%20da%20Pintura%20em%20Salvador_1952-1980.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18556/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d82bf2829da2a9fe95604d27f075f29
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502949599346688