A Bahia se mostrará digna do renome que a cerca: exposições na primeira república (1908, 1922 e 1923)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cunha, Cinthia da Silva
Orientador(a): Cerávolo, Suely Moraes
Banca de defesa: Cavichioli, Mariana, Cunha, Marcelo Bernardo Nascimento da, Leite, Rinaldo Cesar Nascimento, Silva, Sabrina Damasceno, Ccerávolo, Suely Moraes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de História
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31278
Resumo: Este trabalho aborda os preparativos, a elaboração e a apresentação do Estado da Bahia em três exposições realizadas nos anos de 1908, 1922 e 1923. A primeira aconteceu no Rio de Janeiro, como parte da Exposição Nacional Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas. A segunda ocorreu em 1922, com exposição preparatória em Salvador e evento principal no Rio de Janeiro, denominado Exposição do Centenário da Independência ou Exposição Internacional do Brasil. A terceira e última exposição foi realizada em 1923, ocorrida na cidade do Salvador, capital do Estado da Bahia, intitulada, pelos articuladores, Exposição da Verdadeira Emancipação, e comemorativa do Centenário da Independência na Bahia. Tratou-se de eventos derivados das exposições universais ocorridas desde 1851, portanto, desde o século XIX. Utilizadas para propagandear os valores da sociedade burguesa e, nesse mesmo contexto, estabelecer e difundir objetivos comerciais, a escolha das três exposições baianas contempladas nesta tese visou avaliar, através do viés expositivo, o desempenho desse estado na conjuntura da Primeira República. O viés escolhido traz à luz, com base em fontes textuais e iconográficas, os mecanismos que alimentaram a propagação do ideário de cunho modernizador. A tese se divide em capítulos que analisam os elementos propriamente materiais, a exemplo das características do Pavilhão baiano (1908), os produtos naturais ou manufaturados enviados (1922) e ou reapresentados (em 1923), e os narrativos e discursivos de natureza histórica, factual e cívica, declarados em catálogos, boletins e jornais, evidenciando os recursos utilizados para alinhar a Bahia à República. Do ponto de vista da categoria social participante desses eventos procura-se dar relevo ao contraste e ocultamento entre os sujeitos chamados a participar e os sujeitos ignorados. As contradições evidenciadas pelo contexto em que na exaltação das exposições, festas para os olhos, se contrapõem as condições internas do Estado da Bahia.
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A terceira e última exposição foi realizada em 1923, ocorrida na cidade do Salvador, capital do Estado da Bahia, intitulada, pelos articuladores, Exposição da Verdadeira Emancipação, e comemorativa do Centenário da Independência na Bahia. Tratou-se de eventos derivados das exposições universais ocorridas desde 1851, portanto, desde o século XIX. Utilizadas para propagandear os valores da sociedade burguesa e, nesse mesmo contexto, estabelecer e difundir objetivos comerciais, a escolha das três exposições baianas contempladas nesta tese visou avaliar, através do viés expositivo, o desempenho desse estado na conjuntura da Primeira República. O viés escolhido traz à luz, com base em fontes textuais e iconográficas, os mecanismos que alimentaram a propagação do ideário de cunho modernizador. A tese se divide em capítulos que analisam os elementos propriamente materiais, a exemplo das características do Pavilhão baiano (1908), os produtos naturais ou manufaturados enviados (1922) e ou reapresentados (em 1923), e os narrativos e discursivos de natureza histórica, factual e cívica, declarados em catálogos, boletins e jornais, evidenciando os recursos utilizados para alinhar a Bahia à República. Do ponto de vista da categoria social participante desses eventos procura-se dar relevo ao contraste e ocultamento entre os sujeitos chamados a participar e os sujeitos ignorados. As contradições evidenciadas pelo contexto em que na exaltação das exposições, festas para os olhos, se contrapõem as condições internas do Estado da Bahia.Abstract: This study focuses on the preparations, development and the representation of the State of Bahia in three exhibits held in the years 1908, 1922 and 1923. The first took place in Rio de Janeiro, as part of the National Commemorative Exposition of the Centenary of the Opening of the Ports to Friendly Nations. The second occurred in 1922, with a preparatory exhibit in Salvador and the main event in Rio de Janeiro, included in the Independence Centenary International Exposition or the Brazil World Expo. The third was held in 1923 in Salvador, the capital of the State of Bahia, and was given the name Exposition of the True Emancipation by its organizers, as it commemorated the Centenary of the Independence of Bahia. Based on the universal expos held since the 19th century, the exhibits were used as propaganda to promote the values of bourgeois society, and to establish and promote commercial ventures. The emphasis in the three events is on the way in which Bahia is represented in order to identify and evaluate, through the optics of the expositional bias, the functioning of the state within the context of the conjuncture of the First Republic, based on text and iconographic sources to explore the mechanisms that sustained the dissemination of a modernizing ideology. The chapters analyze the material elements, such as the characteristics of the Bahia Pavilion (1908), the natural or manufactured products included (1922) and/or reused (1923), and the narrative, discursive mechanisms of an historic, factual and civic nature presented in catalogs, periodicals and newspapers, showing the resources used to align Bahia with the ideals of the Republic. From the point of view of the social stratum participating in the events, emphasis is given to the contrast and the biased criteria used to select the subjects chosen to participate and those which were ignored. The conclusion reached is that the beauty of the exhibits, veritable festivals for the eyes, stands in stark contrast to the actual conditions inside the State of Bahia.Submitted by cinthia da silva cunha (cinthiahistoriadora@gmail.com) on 2019-10-24T13:42:12Z No. of bitstreams: 1 CUNHA, Cinthia tese final.pdf: 6588989 bytes, checksum: a23ce98aac10cf6f25b19654a8e265a2 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2020-01-16T13:47:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CUNHA, Cinthia tese final.pdf: 6588989 bytes, checksum: a23ce98aac10cf6f25b19654a8e265a2 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-16T13:47:18Z (GMT). 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