Coral Vergeio Cantado : percurso e desafios de um coral comunitário em Salvador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Franco, Ossimar Machado lattes
Orientador(a): Lühning, Angela Elisabeth lattes
Banca de defesa: Garbuio, Rafael Luís lattes, Lühning, Angela Elisabeth lattes, Almeida, Cristiane Maria Galdino de lattes, Brandão, José Maurício Valle
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Departamento: Escola de Música
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35998
Resumo: Esta pesquisa etnomusicológica participativa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e visa identificar as motivações, significados e percepções dos participantes do Coral Vergeio Cantado (Salvador) entre os anos de 2008 e 2017 e os desdobramentos dessa experiência em suas vidas, além da compreensão de quais e quantos processos recorrentes foram mais significativos para a constituição e motivação desse grupo. Busca-se por meio de uma retrospectiva analítica com elementos de etnografia e auto-etnografia, relacionar fatores internos e pessoais com condições socioculturais constituídas no território/ espaço de um projeto social num bairro popular. Esta análise, que tem como ponto de partida a Etnomusicologia, também buscou pontos de apoio nas teorias da Sociologia Compreensiva, Estudos das Performances em Antropologia, Musicoterapia e textos sobre a motivação humana da área de Psicologia, além das frequentes interlocuções com a Educação Musical. O estudo permitiu compreender o quanto os participantes do coral e as condições socioculturais atuaram mutuamente na sua constituição, configuração e perfil, desta forma fomentando conteúdos, procedimentos e estratégias de trabalho. A análise dos aspectos motivacionais, fundamentada na Teoria da Autodeterminação, também apontou que os participantes foram agentes ativos das suas motivações, desde a inserção na oficina, permanência e envolvimento e que as condições socioculturais e os processos de mediação participativa ocorridos permitiram dialogar com as necessidades psicológicas básicas de cada participante favorecendo a manutenção das suas motivações por meio do senso de autonomia, competência e pertencimento. Esta pesquisa propõe contribuir para reflexões sobre práticas do canto coral que possam considerar melhor as diversidades musicais e de musicalidades, com abordagens mais contextualizadas e multiculturais em prol de aproximações mais dialógicas, participativas e integrativas.
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spelling 2022-09-08T18:13:10Z2022-09-08T18:13:10Z2021-09-13FRANCO, Ossimar Machado. Coral Vergeio Cantado: Percurso e desafios de um coral comunitário em Salvador. 235 f. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35998Esta pesquisa etnomusicológica participativa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e visa identificar as motivações, significados e percepções dos participantes do Coral Vergeio Cantado (Salvador) entre os anos de 2008 e 2017 e os desdobramentos dessa experiência em suas vidas, além da compreensão de quais e quantos processos recorrentes foram mais significativos para a constituição e motivação desse grupo. Busca-se por meio de uma retrospectiva analítica com elementos de etnografia e auto-etnografia, relacionar fatores internos e pessoais com condições socioculturais constituídas no território/ espaço de um projeto social num bairro popular. Esta análise, que tem como ponto de partida a Etnomusicologia, também buscou pontos de apoio nas teorias da Sociologia Compreensiva, Estudos das Performances em Antropologia, Musicoterapia e textos sobre a motivação humana da área de Psicologia, além das frequentes interlocuções com a Educação Musical. O estudo permitiu compreender o quanto os participantes do coral e as condições socioculturais atuaram mutuamente na sua constituição, configuração e perfil, desta forma fomentando conteúdos, procedimentos e estratégias de trabalho. A análise dos aspectos motivacionais, fundamentada na Teoria da Autodeterminação, também apontou que os participantes foram agentes ativos das suas motivações, desde a inserção na oficina, permanência e envolvimento e que as condições socioculturais e os processos de mediação participativa ocorridos permitiram dialogar com as necessidades psicológicas básicas de cada participante favorecendo a manutenção das suas motivações por meio do senso de autonomia, competência e pertencimento. Esta pesquisa propõe contribuir para reflexões sobre práticas do canto coral que possam considerar melhor as diversidades musicais e de musicalidades, com abordagens mais contextualizadas e multiculturais em prol de aproximações mais dialógicas, participativas e integrativas.This participatory ethnomusicological research is based on a qualitative approach and aims to identify the motivations, meanings and perceptions of the participants of the Coral Vergeio Cantado (Salvador) between 2008 and 2017 and the consequences of this experience in their lives, in addition to understanding which and how many recurrent processes were more significant for the constitution and motivation of this group. Through an analytical retrospective with elements of ethnography and self-ethnography, the aim is to relate internal and personal factors with sociocultural conditions constituted in the territory/space of a social project in a popular neighborhood. This analysis, which has Ethnomusicology as its starting point, also sought support in the theories of Comprehensive Sociology, Performance Studies in Anthropology, Music Therapy and texts on human motivation in the field of Psychology, in addition to frequent dialogues with Music Education. The study allowed us to understand how much the choir participants and the sociocultural conditions acted mutually in their constitution, configuration and profile, thus promoting content, procedures and work strategies. The analysis of motivational aspects, based on the Self-Determination Theory, also pointed out that the participants were active agents of their motivations, from insertion in the workshop, permanence and involvement, and that the sociocultural conditions and participatory mediation processes that occurred allowed dialogue with the needs basic psychological aspects of each participant, favoring the maintenance of their motivations through the sense of autonomy, competence and belonging. This research proposes to contribute to reflections on choral singing practices that can better consider musical and musical diversities, with more contextualized and multicultural approaches in favor of more dialogic, participatory and integrative approaches.Submitted by Ossimar Machado Franco (ossimar.franco@yahoo.com.br) on 2022-09-08T17:55:49Z No. of bitstreams: 1 Ossimar Franco DISSERTAÇÃO.pdf: 9146073 bytes, checksum: 5e13b5bb4cbe521023f2cfbc814eb517 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-09-08T18:13:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ossimar Franco DISSERTAÇÃO.pdf: 9146073 bytes, checksum: 5e13b5bb4cbe521023f2cfbc814eb517 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-08T18:13:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ossimar Franco DISSERTAÇÃO.pdf: 9146073 bytes, checksum: 5e13b5bb4cbe521023f2cfbc814eb517 (MD5) Previous issue date: 2021-09-13Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaMotivation of the Canto Coral participantEthnomusicological approachesDetermination TheoryChoir singing in popular communitiesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMotivação do participante de Canto Coral. Abordagens Etnomusicológicas. Teoria da Autodeterminação. Canto coral em comunidades populares.Abordagens EtnomusicológicasTeoria da AutodeterminaçãoCanto coral em comunidades popularesCoral Vergeio Cantado : percurso e desafios de um coral comunitário em Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLühning, Angela Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/0685512552006492Garbuio, Rafael LuísLühning, Angela Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/0685512552006492Almeida, Cristiane Maria Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595Brandão, José Maurício Vallehttp://lattes.cnpq.br/5651151782101591http://lattes.cnpq.br/8326291087449214http://lattes.cnpq.br/1721153473382869Franco, Ossimar MachadoREFERÊNCIAS AGUILAR, Nelson (org.). Mostra do Redescobrimento: arte popular. In: BEUQUE, Jacques Van de. Arte Popular Brasileira, p. 71. Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. ALBAGLI, S. Território e territorialidade. In: LAGES, V.; BRAGA, C.; MORELLI, G. (Org.). 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CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Motivação do participante de Canto Coral. Abordagens Etnomusicológicas. Teoria da Autodeterminação. Canto coral em comunidades populares.
Abordagens Etnomusicológicas
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Canto coral em comunidades populares
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Determination Theory
Choir singing in popular communities
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description Esta pesquisa etnomusicológica participativa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e visa identificar as motivações, significados e percepções dos participantes do Coral Vergeio Cantado (Salvador) entre os anos de 2008 e 2017 e os desdobramentos dessa experiência em suas vidas, além da compreensão de quais e quantos processos recorrentes foram mais significativos para a constituição e motivação desse grupo. Busca-se por meio de uma retrospectiva analítica com elementos de etnografia e auto-etnografia, relacionar fatores internos e pessoais com condições socioculturais constituídas no território/ espaço de um projeto social num bairro popular. Esta análise, que tem como ponto de partida a Etnomusicologia, também buscou pontos de apoio nas teorias da Sociologia Compreensiva, Estudos das Performances em Antropologia, Musicoterapia e textos sobre a motivação humana da área de Psicologia, além das frequentes interlocuções com a Educação Musical. O estudo permitiu compreender o quanto os participantes do coral e as condições socioculturais atuaram mutuamente na sua constituição, configuração e perfil, desta forma fomentando conteúdos, procedimentos e estratégias de trabalho. A análise dos aspectos motivacionais, fundamentada na Teoria da Autodeterminação, também apontou que os participantes foram agentes ativos das suas motivações, desde a inserção na oficina, permanência e envolvimento e que as condições socioculturais e os processos de mediação participativa ocorridos permitiram dialogar com as necessidades psicológicas básicas de cada participante favorecendo a manutenção das suas motivações por meio do senso de autonomia, competência e pertencimento. Esta pesquisa propõe contribuir para reflexões sobre práticas do canto coral que possam considerar melhor as diversidades musicais e de musicalidades, com abordagens mais contextualizadas e multiculturais em prol de aproximações mais dialógicas, participativas e integrativas.
publishDate 2021
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