“De que áfrica você vem?”: uma análise de estereótipos a partir dos relatos de experiência de alunos africanos do PEC-G da UFBA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Duarte, Heilde Matos
Orientador(a): Batista, Lívia M. T. R.
Banca de defesa: Ferreira, Maria Auxiliadora de Jesus, Zoghbi, Denise Maria Oliveira, Carvalho, Daniel da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31539
Resumo: Esta dissertação foca-se na análise de estereótipos sobre a(s) cultura(s) africana(s) e também discute os processos de (res)significação das identidades dos alunos africanos do PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), participantes do curso do PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA), na UFBA. A partir dos relatos de experiências desses alunos, cujo contato intercultural se dá em Salvador, durante o período de um ano, foram identificados e levantados os estereótipos de outrem sobre a África. Desse modo, dos relatos colhidos, foi realizada a escuta desses alunos quanto a que estereótipos sobre suas culturas africanas e sobre ser africano esses alunos experienciavam em seu contato com brasileiros em Salvador. Assim, analisou-se a presença de estereótipos negativos sobre o africano, de diversos países do continente, e de diversas culturas. A escolha, portanto, desse curso do PROFICI, como lugar para pesquisa, deveu-se ao fato de ter sido o espaço em que haveria um maior contato com alunos estrangeiros africanos, já que o PEC-G proporciona a vinda destes para o Brasil, levando em consideração o objetivo político-educacional deste programa, relacionado ao investimento brasileiro em relações internacionais com países em desenvolvimento, abrindo, deste modo, portas nas universidades brasileiras para estudantes de outros países da América Central e do Sul, Timor Leste e África. O PROEMPLE, curso de português para estrangeiros do PROFICI, desta forma, possibilita uma relação mais próxima com os sujeitos africanos e suas culturas, por isso, a partir deste contato, buscou-se responder à seguinte questão: Como os estereótipos, construídos por outrem, sobre a África, (res)significam as identidades dos alunos africanos do PEC-G DA UFBA? Para tanto, foram discutidos conceitos sobre identidade, cultura, racismo, preconceito e, além disso, como as aulas de PLE poderiam ajudar no debate e na desconstrução destes estereótipos negativos sobre a África, de forma a contribuir para uma educação crítica no contexto da contemporaneidade.
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Desse modo, dos relatos colhidos, foi realizada a escuta desses alunos quanto a que estereótipos sobre suas culturas africanas e sobre ser africano esses alunos experienciavam em seu contato com brasileiros em Salvador. Assim, analisou-se a presença de estereótipos negativos sobre o africano, de diversos países do continente, e de diversas culturas. A escolha, portanto, desse curso do PROFICI, como lugar para pesquisa, deveu-se ao fato de ter sido o espaço em que haveria um maior contato com alunos estrangeiros africanos, já que o PEC-G proporciona a vinda destes para o Brasil, levando em consideração o objetivo político-educacional deste programa, relacionado ao investimento brasileiro em relações internacionais com países em desenvolvimento, abrindo, deste modo, portas nas universidades brasileiras para estudantes de outros países da América Central e do Sul, Timor Leste e África. O PROEMPLE, curso de português para estrangeiros do PROFICI, desta forma, possibilita uma relação mais próxima com os sujeitos africanos e suas culturas, por isso, a partir deste contato, buscou-se responder à seguinte questão: Como os estereótipos, construídos por outrem, sobre a África, (res)significam as identidades dos alunos africanos do PEC-G DA UFBA? Para tanto, foram discutidos conceitos sobre identidade, cultura, racismo, preconceito e, além disso, como as aulas de PLE poderiam ajudar no debate e na desconstrução destes estereótipos negativos sobre a África, de forma a contribuir para uma educação crítica no contexto da contemporaneidade.This dissertation focuses on the analysis of stereotypes about the African cultures and also discusses the processes of re-significance of the African students identities of the PEC-G (Student of Program-Graduation Agreement), participants in the UFBA course of PROFICI (Program of Proficiency in Foreign Language for Students and Workers of UFBA) at UFBA. From the reports of the experiences of these students, whose intercultural contact occurs in Salvador, during one year, the stereotypes of others about Africa were identified and raised. Thus, from the collected reports, the students were listened to as to what stereotypes about their African cultures and about being African these students experienced in their contact with Brazilians in Salvador. Thus, we analyzed the presence of negative stereotypes about the African, from several countries of the continent and different cultures. The choice, therefore, of this course of PROFICI as a place for research it was due to the fact that it was the place where there would be greater contact with African foreign students. Since the PEC-G provides the coming of these to Brazil, taking in the educational-political objective of this program, related to investment in international relations with developing countries, opening doors in Brazilian universities for students from other countries of Central and South America, East Timor and Africa. The PROEMPLE, a Portuguese course for foreigners of the PROFICI, thus enables a closer relationship with the African subjects and their cultures, so, from this contact, it was tried to answer the following question: How the stereotypes, constructed by others about Africa to re-signification the identities of the African students of the PEC-G UFBA? In order to do so, we discussed concepts about identity, culture, racism, prejudice and, moreover, how the PLE classes could help in the debate and deconstruction of these negative stereotypes about Africa, in order to contribute to a critical education in the context of contemporaneity.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2020-03-04T14:40:10Z No. of bitstreams: 1 Dissetação - Heide Matos Duarte.pdf: 8736145 bytes, checksum: 19c76a6704e879d5ed5fa653b8e93679 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-04T17:06:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissetação - Heide Matos Duarte.pdf: 8736145 bytes, checksum: 19c76a6704e879d5ed5fa653b8e93679 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-04T17:06:38Z (GMT). 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