A implementação da Comissão Estadual de Integração Ensino Serviço - CIES Bahia.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Miranda, Geyse Clea Silva de
Orientador(a): Cunha, Alcione Brasileiro Oliveira
Banca de defesa: Costa, Heloniza Oliveira Gonçalves, Vilasbôas, Ana Luiza Queiroz
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Saúde Coletiva-ISC
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17394
Resumo: As Comissões de Integração Ensino-Serviço foram instituídas pela Portaria GM/MS nº 1.996/2007 sendo definidas como instâncias intersetoriais e interinstitucionais permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente no âmbito do Sistema Único de Saúde. O Estado da Bahia instituiu no ano de 2010 a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES BA), com vistas ao cumprimento dos dispositivos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e visando o fortalecimento a Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde do SUS Bahia. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação da CIES BA no período de 2010 a 2013. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de análise documental a partir do conjunto normativo legal relacionado ao tema e dos documentos institucionais produzidos pela CIES BA durante o período em estudo, sendo a análise desses dados feita a partir das categorias de análises adotadas, a saber: objetivos, dinâmica de funcionamento e discussões e produtos da CIES BA, abordando os critérios propostos no trabalho. Como resultados foi identificado que os objetivos da Comissão apresentam conformidade com o disposto nas diretrizes nacionais e estaduais para a implementação da PNEPS. Além disso, a CIES BA possui clareza de objetivos, uma dinâmica de funcionamento bem definida e qualidade nas discussões, porém os produtos apresentados não acompanharam a mesma cadência das discussões, demonstrando incipiência na implementação de suas ações.
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Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de análise documental a partir do conjunto normativo legal relacionado ao tema e dos documentos institucionais produzidos pela CIES BA durante o período em estudo, sendo a análise desses dados feita a partir das categorias de análises adotadas, a saber: objetivos, dinâmica de funcionamento e discussões e produtos da CIES BA, abordando os critérios propostos no trabalho. Como resultados foi identificado que os objetivos da Comissão apresentam conformidade com o disposto nas diretrizes nacionais e estaduais para a implementação da PNEPS. 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