O tratamento dispensado à categoria saúde no currículo de graduação em educação física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Pinto, Ana Lúcia Sousa
Orientador(a): Santos Júnior, Cláudio de Lira
Banca de defesa: Feuerwerker, Laura Camargo Macruz, Silva, Wellington Araújo, Taffarel, Celi Nelza Zulke
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16902
Resumo: A pesquisa surgiu da necessidade de somar esforços para o enfrentamento dos problemas que estão colocados na formação de professores e, mais especificamente, da formação de professores de educação física. Tem como objeto de estudo a relação educação física e saúde, buscando analisar esta relação nos currículos de graduação em educação física das universidades federais do nordeste observando, com intuito de contribuir para a modificação da formação do professor de educação física em relação ao trato do conteúdo saúde. É uma pesquisa matricial da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer intitulada: “Problemáticas significativas da formação dos professores, da prática pedagógica, da produção do conhecimento e das políticas públicas”e se insere nos estudos sobre a formação de professores. Trabalha-se com a idéia de saúde como um processo que é a síntese de múltiplas determinações, e que as dimensões biológicas e ambientais da vida humana estão subsumidas às características do modo de produção de cada sociedade em seu desenvolvimento histórico. Assumindo como teoria do conhecimento o Materialismo Histórico Dialético, parte-se do método dialético utilizando a sistematização elaborada por Kosik (2002) para análise do material coletado. As categorias empíricas são as concepções de: sociedade, homem, formação, relação teoria e prática, educação física e a concepção de saúde. Foram analisados os currículos (Projeto Político Pedagógico e Matriz Curricular) dos seguintes cursos: Licenciatura da UFAL, Bacharelado da UFAL, Licenciatura da UFRPE, Licenciatura da UFRB, Licenciatura da UFC, Bacharelado da UFC, Licenciatura da UFBA, e Licenciatura da UFS. Fica evidente, durante as análises dos currículos, a não incorporação do debate mais avançado na área da saúde e a não consideração do que já vem sendo produzido na educação física a partir dessa aproximação com a saúde coletiva. A maioria dos cursos de graduação ainda está pautada numa concepção reducionista de saúde (liga à idéia higienista), baseada no positivismo enquanto teoria do conhecimento e no paradigma do estilo de vida ativa. Após analisar os dados é possível inferir que o único currículo que avança na discussão da relação educação física e saúde é o da Universidade Federal da Bahia, pois: defende a formação na perspectiva omnilateral; propõe a organização do trabalho pedagógico a partir do sistema de complexos; e ainda, propõe a construção do complexo cultura corporal e saúde. O estudo por fim apresenta como possibilidade de superação a construção de um complexo de estudo que trate da relação entre o homem, a cultura corporal e a saúde e aponta alguns elementos estruturantes que devem compor essa proposta. O complexo deve ter como tema central a saúde e sua relação com a educação física, organizando-o de forma a compreender seu tema central por meio da relação que o homem estabelece entre a cultura corporal e a saúde. Palavras-chaves: Saúde. Cultura Corporal. Sistema de Complexos.
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É uma pesquisa matricial da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer intitulada: “Problemáticas significativas da formação dos professores, da prática pedagógica, da produção do conhecimento e das políticas públicas”e se insere nos estudos sobre a formação de professores. Trabalha-se com a idéia de saúde como um processo que é a síntese de múltiplas determinações, e que as dimensões biológicas e ambientais da vida humana estão subsumidas às características do modo de produção de cada sociedade em seu desenvolvimento histórico. Assumindo como teoria do conhecimento o Materialismo Histórico Dialético, parte-se do método dialético utilizando a sistematização elaborada por Kosik (2002) para análise do material coletado. As categorias empíricas são as concepções de: sociedade, homem, formação, relação teoria e prática, educação física e a concepção de saúde. Foram analisados os currículos (Projeto Político Pedagógico e Matriz Curricular) dos seguintes cursos: Licenciatura da UFAL, Bacharelado da UFAL, Licenciatura da UFRPE, Licenciatura da UFRB, Licenciatura da UFC, Bacharelado da UFC, Licenciatura da UFBA, e Licenciatura da UFS. Fica evidente, durante as análises dos currículos, a não incorporação do debate mais avançado na área da saúde e a não consideração do que já vem sendo produzido na educação física a partir dessa aproximação com a saúde coletiva. A maioria dos cursos de graduação ainda está pautada numa concepção reducionista de saúde (liga à idéia higienista), baseada no positivismo enquanto teoria do conhecimento e no paradigma do estilo de vida ativa. Após analisar os dados é possível inferir que o único currículo que avança na discussão da relação educação física e saúde é o da Universidade Federal da Bahia, pois: defende a formação na perspectiva omnilateral; propõe a organização do trabalho pedagógico a partir do sistema de complexos; e ainda, propõe a construção do complexo cultura corporal e saúde. O estudo por fim apresenta como possibilidade de superação a construção de um complexo de estudo que trate da relação entre o homem, a cultura corporal e a saúde e aponta alguns elementos estruturantes que devem compor essa proposta. O complexo deve ter como tema central a saúde e sua relação com a educação física, organizando-o de forma a compreender seu tema central por meio da relação que o homem estabelece entre a cultura corporal e a saúde. Palavras-chaves: Saúde. Cultura Corporal. Sistema de Complexos.RESUMEN Esta investigación ha surgido de la necesidad de aunar esfuerzos para enfrentar los problemas que se presentan en la formación de profesores y, más específicamente, en la formación de profesores de educación física. Su objeto de estudio es la relación educación física y salud, buscando analizar esta relación en los currículos de graduación en educación física de las universidades federales del nordeste, con la intención de contribuir con la modificación de la formación del profesor de educación física en relación a cómo se trata el tema salud. Es parte de la investigación matricial en la Línea de Estudios e Investigaciones de Educación Física, Deporte y Ocio titulada: “Problemáticas significativas en la formación de profesores, la práctica pedagógica, la producción de conocimiento y las políticas públicas”y se inserta en los estudios sobre la formación de profesores. Se trabaja con la idea de salud como un proceso que es la síntesis de múltiples determinaciones, y de que las dimensiones biológicas y ambientales de la vida humana están subsumidas a las características del modo de producción de cada sociedad en su desarrollo histórico. Asumiendo como teoría del conocimiento el Materialismo Histórico Dialéctico, se parte del método dialéctico utilizando la sistematización elaborada por Kosik (2002) para el análisis del material recolectado. Las categorías empíricas utilizadas en el análisis fueron las concepciones de: sociedad, hombre, formación, relación teoría y práctica, educación física y concepción de salud. Fueron analizados los currículos (Proyecto Político Pedagógico y Matriz Curricular) de los siguientes cursos: Profesorado de la UFAL, Licenciatura de la UFAL, Profesorado de la UFRPE, Profesorado de la UFRB, Profesorado de la UFC, Licenciatura de la UFC, Profesorado de la UFBA, y Profesorado de la UFS. Ha quedado en evidencia, durante los análisis de los currículos, la no incorporación del debate más avanzado en el área de salud y la no consideración de lo que ya viene siendo producido en educación física a partir de ese acercamiento a la salud colectiva. La mayoría de los cursos de graduación aún están pautados por una concepción reduccionista de salud (vinculada a la idea higienista), basada en el positivismo como teoría de conocimiento y en el paradigma del estilo de vida activa. Luego de analizar los datos ha sido posible inferir que el único currículo que avanza en la discusión de la relación educación física y salud es el de la Universidad Federal de Bahía, pues: defiende la formación en la perspectiva omnilateral; propone la organización del trabajo pedagógico a partir del sistema de complejos; y, además, propone la construcción del complejo cultura corporal y salud. Este estudio, finalmente, presenta como posibilidad de superación la construcción de un complejo de estudio que trate la relación entre el hombre, la cultura corporal y la salud e indica algunos elementos estructurantes que deben componer esa propuesta. El complejo debe tener como tema central la salud y su relación con la educación física, organizándose de tal forma que comprenda su tema central por medio de la relación que el hombre establece entre la cultura corporal y la salud.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2015-01-07T17:35:55Z No. of bitstreams: 1 ANA LUCIA SOUSA PINTO dissertação livro.pdf: 19569582 bytes, checksum: a50300c6af6810e206b6d79841b8c1b7 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-01-27T15:32:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANA LUCIA SOUSA PINTO dissertação livro.pdf: 19569582 bytes, checksum: a50300c6af6810e206b6d79841b8c1b7 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-27T15:32:49Z (GMT). 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