Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
|
Departamento: |
Escola de Teatro
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362 |
Resumo: | Esta tese propõe olhar para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade. |
id |
UFBA-2_cdfd8e90ad3b58472b17763773296294 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35362 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-05-27T13:47:47Z2022-05-27T13:47:47Z2021-08-02https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362Esta tese propõe olhar para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade.This thesis proposes to look at the works of the Ateliê 23 company that make use of biographical and documentary material, intending to reveal the Scenic Bionarratives as a possible path in the construction of empathic movements between actor and spectator in favor of lives considered precarious. Considering the research object as an interdisciplinary field mediated by the look of autoethnography and cartography, its construction takes place by summoning interdependent notions, but fundamental to the understanding of the crossings that the group investigates on stage, ranging from performative theater to cognitive neurosciences. The investigation is based on revisiting the creative path of the works Persona (2015), On the lovely feeling of being useless (2016) and Helena (2018) by observing process documents, trends and testimonies of creative artists, from a critical perspective of creative processes. The research points to the use of pain and violence devices by the group, with the intention of elaborating new relationships with the spectator, imbued with guiding concepts such as the precarious condition of life and the aesthetics of shock. The spectacle, as an intended possibility in the production of presence and experience, combines with the notion of meaning as an activity of mirror neurons – fundamental to the construction of empathy as recognition of oneself in the other. The research, therefore, tends to conclude that the use of the live document on stage reverberates in the perception of consciousness and dialogues with the power of commotion that art has, as a political act of existence and survival of a community.Submitted by Taciano Soares (tacianosoares@hotmail.com) on 2022-05-26T15:26:09Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf: 104489689 bytes, checksum: 8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafb (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2022-05-27T13:47:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf: 104489689 bytes, checksum: 8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafb (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-27T13:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf: 104489689 bytes, checksum: 8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafb (MD5) Previous issue date: 2021-08-02FAPESBporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de Teatroscenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theaterCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALbionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativoBionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23Scenic bio narratives: devices of commotion in the Ateliê 23 playsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisVilhena, DeolindaVilhena, DeolindaMarfuz, LuizTavares, Gil VicentePoty, VanjaIssao, Humbertohttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712Soares, Tacianoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf.txtTESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf.txtExtracted texttext/plain467260https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/3/TESE%20FINAL_TACIANO%20SOARES_PUBLICAR.pdf.txtc5e902725888833fe971004e770026c1MD53ORIGINALTESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdfTESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdfapplication/pdf104489689https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/1/TESE%20FINAL_TACIANO%20SOARES_PUBLICAR.pdf8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52ri/353622022-07-09 02:05:22.939oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-09T05:05:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Scenic bio narratives: devices of commotion in the Ateliê 23 plays |
title |
Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23 |
spellingShingle |
Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23 Soares, Taciano CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL bionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativo scenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theater |
title_short |
Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23 |
title_full |
Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23 |
title_fullStr |
Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23 |
title_full_unstemmed |
Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23 |
title_sort |
Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23 |
author |
Soares, Taciano |
author_facet |
Soares, Taciano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vilhena, Deolinda |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vilhena, Deolinda |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marfuz, Luiz |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tavares, Gil Vicente |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Poty, Vanja |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Issao, Humberto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4359059295155712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Taciano |
contributor_str_mv |
Vilhena, Deolinda Vilhena, Deolinda Marfuz, Luiz Tavares, Gil Vicente Poty, Vanja Issao, Humberto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL bionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativo scenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theater |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativo |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
scenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theater |
description |
Esta tese propõe olhar para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-27T13:47:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-27T13:47:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/3/TESE%20FINAL_TACIANO%20SOARES_PUBLICAR.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/1/TESE%20FINAL_TACIANO%20SOARES_PUBLICAR.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5e902725888833fe971004e770026c1 8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafb 5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459874790539264 |