Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Soares, Taciano lattes
Orientador(a): Vilhena, Deolinda
Banca de defesa: Vilhena, Deolinda, Marfuz, Luiz, Tavares, Gil Vicente, Poty, Vanja, Issao, Humberto
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Departamento: Escola de Teatro
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362
Resumo: Esta tese propõe olhar para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade.
id UFBA-2_cdfd8e90ad3b58472b17763773296294
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35362
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2022-05-27T13:47:47Z2022-05-27T13:47:47Z2021-08-02https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362Esta tese propõe olhar para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade.This thesis proposes to look at the works of the Ateliê 23 company that make use of biographical and documentary material, intending to reveal the Scenic Bionarratives as a possible path in the construction of empathic movements between actor and spectator in favor of lives considered precarious. Considering the research object as an interdisciplinary field mediated by the look of autoethnography and cartography, its construction takes place by summoning interdependent notions, but fundamental to the understanding of the crossings that the group investigates on stage, ranging from performative theater to cognitive neurosciences. The investigation is based on revisiting the creative path of the works Persona (2015), On the lovely feeling of being useless (2016) and Helena (2018) by observing process documents, trends and testimonies of creative artists, from a critical perspective of creative processes. The research points to the use of pain and violence devices by the group, with the intention of elaborating new relationships with the spectator, imbued with guiding concepts such as the precarious condition of life and the aesthetics of shock. The spectacle, as an intended possibility in the production of presence and experience, combines with the notion of meaning as an activity of mirror neurons – fundamental to the construction of empathy as recognition of oneself in the other. The research, therefore, tends to conclude that the use of the live document on stage reverberates in the perception of consciousness and dialogues with the power of commotion that art has, as a political act of existence and survival of a community.Submitted by Taciano Soares (tacianosoares@hotmail.com) on 2022-05-26T15:26:09Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf: 104489689 bytes, checksum: 8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafb (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2022-05-27T13:47:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf: 104489689 bytes, checksum: 8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafb (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-27T13:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf: 104489689 bytes, checksum: 8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafb (MD5) Previous issue date: 2021-08-02FAPESBporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de Teatroscenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theaterCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALbionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativoBionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23Scenic bio narratives: devices of commotion in the Ateliê 23 playsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisVilhena, DeolindaVilhena, DeolindaMarfuz, LuizTavares, Gil VicentePoty, VanjaIssao, Humbertohttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712Soares, Tacianoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf.txtTESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdf.txtExtracted texttext/plain467260https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/3/TESE%20FINAL_TACIANO%20SOARES_PUBLICAR.pdf.txtc5e902725888833fe971004e770026c1MD53ORIGINALTESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdfTESE FINAL_TACIANO SOARES_PUBLICAR.pdfapplication/pdf104489689https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/1/TESE%20FINAL_TACIANO%20SOARES_PUBLICAR.pdf8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52ri/353622022-07-09 02:05:22.939oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-09T05:05:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Scenic bio narratives: devices of commotion in the Ateliê 23 plays
title Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
spellingShingle Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
Soares, Taciano
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
bionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativo
scenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theater
title_short Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
title_full Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
title_fullStr Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
title_full_unstemmed Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
title_sort Bionarrativas cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23
author Soares, Taciano
author_facet Soares, Taciano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vilhena, Deolinda
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vilhena, Deolinda
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marfuz, Luiz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tavares, Gil Vicente
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Poty, Vanja
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Issao, Humberto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4359059295155712
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Taciano
contributor_str_mv Vilhena, Deolinda
Vilhena, Deolinda
Marfuz, Luiz
Tavares, Gil Vicente
Poty, Vanja
Issao, Humberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
bionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativo
scenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theater
dc.subject.por.fl_str_mv bionarrativas cênicas, espectador, estética do choque, vida precária, teatro performativo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv scenic bionarratives, spectator, shock aesthetics, precarious life, performative theater
description Esta tese propõe olhar para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-27T13:47:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-27T13:47:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/3/TESE%20FINAL_TACIANO%20SOARES_PUBLICAR.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/1/TESE%20FINAL_TACIANO%20SOARES_PUBLICAR.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35362/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c5e902725888833fe971004e770026c1
8f8f02b09e3d2098397cecc841b8cafb
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459874790539264