Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Fonte, Rafael da Silva lattes
Orientador(a): Robatto, Pedro lattes
Banca de defesa: Barbosa, Joel Luís da Silva lattes, Brandão, José Maurício Valle lattes, Vidigal, Marta Maria
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Departamento: Escola de Música
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35364
Resumo: O presente trabalho busca tecer reflexões a respeito da formação de um repertório camerístico de dobrados, dentre as obras tradicionais do Exército brasileiro, adaptados para quarteto de clarinetes. Foram adaptadas as seguintes obras do compositor Antônio Manoel do Espírito Santo: Dobrado 220, Dobrado Cisne Branco, Dobrado 182, Dobrado Quatro Dias de Viagem, Dobrado Bombardeio da Bahia. Para tanto, esta pesquisa se configura como um Estudo de Caso de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, a qual contou com a participação de clarinetistas de uma Banda militar do Exército, sediada em São Paulo. Assim, este estudo se justifica por ser incentivo da prática da música de câmara em bandas de música militares ou civis, utilizando o principal repertório desses grupos musicais brasileiros, o dobrado, adaptado para quarteto de clarinetes. Além disso, este trabalho é composto de um Memorial descritivo, um artigo científico, relatório profissional das práticas orientadas, partituras dos dobrados adaptados para quarteto de clarinetes e um álbum gravado em estúdio dos dobrados adaptados.
id UFBA-2_d5e022837a24a1b4f508c9b7ee20108b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35364
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2022-05-27T14:54:32Z2022-05-27T14:54:32Z2021-11-25FONTE, Rafael da Silva. Adaptações de dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para a prática da música de câmara em bandas de música. Trabalho de conclusão final (Mestrado) – Escola de Música, Programa de Pós-graduação Profissional em Música PPGPROM, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35364O presente trabalho busca tecer reflexões a respeito da formação de um repertório camerístico de dobrados, dentre as obras tradicionais do Exército brasileiro, adaptados para quarteto de clarinetes. Foram adaptadas as seguintes obras do compositor Antônio Manoel do Espírito Santo: Dobrado 220, Dobrado Cisne Branco, Dobrado 182, Dobrado Quatro Dias de Viagem, Dobrado Bombardeio da Bahia. Para tanto, esta pesquisa se configura como um Estudo de Caso de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, a qual contou com a participação de clarinetistas de uma Banda militar do Exército, sediada em São Paulo. Assim, este estudo se justifica por ser incentivo da prática da música de câmara em bandas de música militares ou civis, utilizando o principal repertório desses grupos musicais brasileiros, o dobrado, adaptado para quarteto de clarinetes. Além disso, este trabalho é composto de um Memorial descritivo, um artigo científico, relatório profissional das práticas orientadas, partituras dos dobrados adaptados para quarteto de clarinetes e um álbum gravado em estúdio dos dobrados adaptados.The present work seeks to reflect on the formation of a chamber music repertoire of Dobrados (brazilian marchs), among the traditional works of the Brazilian Army, adapted for clarinet quartet. The following works by composer Antônio Manoel do Espírito Santo were adapted: Dobrado 220, Dobrado Cisne Branco, Dobrado 182, Dobrado Quatro Dias de Viagem, Dobrado Bombardeio da Bahia. Therefore, this research is configured as a case study of qualitative character and as a data collection instrument, we used a semi-structured interview, which included the participation of clarinetists from a military band of the Army, in São Paulo. Thus, this study is justified because it encourages the practice of chamber music in civil or military music bands, using the main repertoire of this music groups, Dobrados, adapted for clarinet quartet. In addition, this work is composed of a descriptive Memorial, a scientific article, a professional report on the oriented practices, adapted Dobrados scores for clarinet quartet and an album with the studio recording of the adapted Dobrados.Submitted by Rafael da Silva Fonte (rafael-fonte@hotmail.com) on 2022-05-26T03:34:08Z No. of bitstreams: 1 MESTRADO- TRABALHO.pdf: 7403559 bytes, checksum: 0ea683dab0e20e0b3fe82770e8aa84cd (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-05-27T14:54:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MESTRADO- TRABALHO.pdf: 7403559 bytes, checksum: 0ea683dab0e20e0b3fe82770e8aa84cd (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-27T14:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MESTRADO- TRABALHO.pdf: 7403559 bytes, checksum: 0ea683dab0e20e0b3fe82770e8aa84cd (MD5) Previous issue date: 2021-11-25porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaChamber musicMusic for clarinetDobrados (martial music)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMúsica de câmaraMúsica para clarinetaDobrados (música marcial)Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.Adaptations of "Dobrados" for clarinet quartet: an alternative for the practice of chamber music in music bands.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRobatto, Pedrohttp://lattes.cnpq.br/1195415748348248Barbosa, Joel Luís da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544Brandão, José Maurício Vallehttp://lattes.cnpq.br/5651151782101591Vidigal, Marta Mariahttp://lattes.cnpq.br/1468047429308277Fonte, Rafael da SilvaALVES DA SILVA, L. E. Musicalização através da banda de música escolar: uma proposta de metodologia de ensaio fundamentada na análise do desenvolvimento musical de seus integrantes e na observação da atuação dos “mestres de banda” Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, UNIRIO, 2010. DANTAS, F. M. Composição para banda filarmônica: atitudes inovadoras. Tese (Doutorado), Escola de Música, UFBA, 2015. EXÉRCITO BRASILEIRO. Boletim do Exército Brasileiro Nº 25 de 23 de junho, portaria 008, 2000 FEITOSA, M. F. C. A expressividade da música brasileira para Clarinete e Orquestra. Dissertação (Mestrado), Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Politécnico do Porto, Porto, 2019 FONTE, R.; ROBATTO, P. Adaptações de dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para a prática da música de câmara em bandas de música. In: CANDUSSO, Flávia Maria Chiara. 30+30: Pós-graduação & música, Salvador: EDUFBA, 2020. p, 277-293. Disponível em:<http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33438>. Acesso em: 26 Out. 2021. GRANJA, M F. A banda: Som e Magia. Dissertação (Mestrado), Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, 1984. HOLANDA, C. B. A banda. Interprete: Chico Buarque. Composição: C. Buarque. In: Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: RGE, 1966, disco vinil, lado A, faixa 1 (2,12 min). LAVILLE, C.; DIONE, J. Construção do Saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. MAHLE, E. Biografia e obra de Ernst Mahle. In:Portal Música Brasilis, 2009. Disponível em: <http://musicabrasilis.org.br/compositores/ernst-mahle>. Acesso em: 27 de setembro de 2021. MEIRA, A. G.; SCHIRMER, P. Música militar e bandas militares: origem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Estandarte, 2000. OLIVEIRA, A. H. S. Bandas de Música portuguesas no Brasil – tradição, apogeu e realidade atual. In: Anais III SIMPOM, 2014. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. Disponível em: < http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/download/4663/4163>. Acesso em: 22 de Jul. 2021. OLIVEIRA, J. Z. Reflexões sobre a importância da prática deliberada para otimização da performance musical do clarinetista. Dissertação (Mestrado), Escola de Música, UFBA, Salvador, 2019. PENNA, M. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação musical. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015. PEREIRA, F. V. As práticas de reelaboração musical. Tese (doutorado). São Paulo: USP, 2011. ROCHA, J. R. F. O dobrado: breve estudo de um gênero musical brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 2011. SACKS, A.A comparative History and the importance of chamber music.Capstone Project sand theses. Paper 542. Marina, 2016. SANTOS, E. E. S. A música de câmara dentro das filarmônicas: o aperfeiçoamento do músico filarmônico através das práticas Camerísticas. Dissertação (mestrado). Salvador: UFBA, 2018. SILVEIRA, F. Concertino para Clarineta e Orquestra de Francisco Mignone: Reflexões Interpretativas. In: Revista do Conservatório de Música da UFPel, 2008. Pelotas: UFPel, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br >. Acesso em: 20 de Jun. 2021. SOUSA, P. M. As bandas de música na história da música em Portugal. Lisboa: Fronteira do Caos, 2017. ZAGO, N. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M.; VILELA, R. (Orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 287-309.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMESTRADO- TRABALHO.pdfMESTRADO- TRABALHO.pdfapplication/pdf7403559https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35364/1/MESTRADO-%20TRABALHO.pdf0ea683dab0e20e0b3fe82770e8aa84cdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35364/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXTMESTRADO- TRABALHO.pdf.txtMESTRADO- TRABALHO.pdf.txtExtracted texttext/plain107077https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35364/3/MESTRADO-%20TRABALHO.pdf.txt30403b009cfaad66376d2c3d3ffa6c9eMD53ri/353642022-05-28 04:27:09.55oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-05-28T07:27:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Adaptations of "Dobrados" for clarinet quartet: an alternative for the practice of chamber music in music bands.
title Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.
spellingShingle Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.
Fonte, Rafael da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música de câmara
Música para clarineta
Dobrados (música marcial)
Chamber music
Music for clarinet
Dobrados (martial music)
title_short Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.
title_full Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.
title_fullStr Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.
title_full_unstemmed Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.
title_sort Adaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.
author Fonte, Rafael da Silva
author_facet Fonte, Rafael da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robatto, Pedro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1195415748348248
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Joel Luís da Silva
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7047299547171544
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brandão, José Maurício Valle
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5651151782101591
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vidigal, Marta Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1468047429308277
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonte, Rafael da Silva
contributor_str_mv Robatto, Pedro
Barbosa, Joel Luís da Silva
Brandão, José Maurício Valle
Vidigal, Marta Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música de câmara
Música para clarineta
Dobrados (música marcial)
Chamber music
Music for clarinet
Dobrados (martial music)
dc.subject.por.fl_str_mv Música de câmara
Música para clarineta
Dobrados (música marcial)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Chamber music
Music for clarinet
Dobrados (martial music)
description O presente trabalho busca tecer reflexões a respeito da formação de um repertório camerístico de dobrados, dentre as obras tradicionais do Exército brasileiro, adaptados para quarteto de clarinetes. Foram adaptadas as seguintes obras do compositor Antônio Manoel do Espírito Santo: Dobrado 220, Dobrado Cisne Branco, Dobrado 182, Dobrado Quatro Dias de Viagem, Dobrado Bombardeio da Bahia. Para tanto, esta pesquisa se configura como um Estudo de Caso de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, a qual contou com a participação de clarinetistas de uma Banda militar do Exército, sediada em São Paulo. Assim, este estudo se justifica por ser incentivo da prática da música de câmara em bandas de música militares ou civis, utilizando o principal repertório desses grupos musicais brasileiros, o dobrado, adaptado para quarteto de clarinetes. Além disso, este trabalho é composto de um Memorial descritivo, um artigo científico, relatório profissional das práticas orientadas, partituras dos dobrados adaptados para quarteto de clarinetes e um álbum gravado em estúdio dos dobrados adaptados.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-27T14:54:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-27T14:54:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONTE, Rafael da Silva. Adaptações de dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para a prática da música de câmara em bandas de música. Trabalho de conclusão final (Mestrado) – Escola de Música, Programa de Pós-graduação Profissional em Música PPGPROM, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35364
identifier_str_mv FONTE, Rafael da Silva. Adaptações de dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para a prática da música de câmara em bandas de música. Trabalho de conclusão final (Mestrado) – Escola de Música, Programa de Pós-graduação Profissional em Música PPGPROM, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ALVES DA SILVA, L. E. Musicalização através da banda de música escolar: uma proposta de metodologia de ensaio fundamentada na análise do desenvolvimento musical de seus integrantes e na observação da atuação dos “mestres de banda” Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, UNIRIO, 2010. DANTAS, F. M. Composição para banda filarmônica: atitudes inovadoras. Tese (Doutorado), Escola de Música, UFBA, 2015. EXÉRCITO BRASILEIRO. Boletim do Exército Brasileiro Nº 25 de 23 de junho, portaria 008, 2000 FEITOSA, M. F. C. A expressividade da música brasileira para Clarinete e Orquestra. Dissertação (Mestrado), Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Politécnico do Porto, Porto, 2019 FONTE, R.; ROBATTO, P. Adaptações de dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para a prática da música de câmara em bandas de música. In: CANDUSSO, Flávia Maria Chiara. 30+30: Pós-graduação & música, Salvador: EDUFBA, 2020. p, 277-293. Disponível em:<http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33438>. Acesso em: 26 Out. 2021. GRANJA, M F. A banda: Som e Magia. Dissertação (Mestrado), Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, 1984. HOLANDA, C. B. A banda. Interprete: Chico Buarque. Composição: C. Buarque. In: Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: RGE, 1966, disco vinil, lado A, faixa 1 (2,12 min). LAVILLE, C.; DIONE, J. Construção do Saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. MAHLE, E. Biografia e obra de Ernst Mahle. In:Portal Música Brasilis, 2009. Disponível em: <http://musicabrasilis.org.br/compositores/ernst-mahle>. Acesso em: 27 de setembro de 2021. MEIRA, A. G.; SCHIRMER, P. Música militar e bandas militares: origem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Estandarte, 2000. OLIVEIRA, A. H. S. Bandas de Música portuguesas no Brasil – tradição, apogeu e realidade atual. In: Anais III SIMPOM, 2014. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. Disponível em: < http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/download/4663/4163>. Acesso em: 22 de Jul. 2021. OLIVEIRA, J. Z. Reflexões sobre a importância da prática deliberada para otimização da performance musical do clarinetista. Dissertação (Mestrado), Escola de Música, UFBA, Salvador, 2019. PENNA, M. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação musical. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015. PEREIRA, F. V. As práticas de reelaboração musical. Tese (doutorado). São Paulo: USP, 2011. ROCHA, J. R. F. O dobrado: breve estudo de um gênero musical brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 2011. SACKS, A.A comparative History and the importance of chamber music.Capstone Project sand theses. Paper 542. Marina, 2016. SANTOS, E. E. S. A música de câmara dentro das filarmônicas: o aperfeiçoamento do músico filarmônico através das práticas Camerísticas. Dissertação (mestrado). Salvador: UFBA, 2018. SILVEIRA, F. Concertino para Clarineta e Orquestra de Francisco Mignone: Reflexões Interpretativas. In: Revista do Conservatório de Música da UFPel, 2008. Pelotas: UFPel, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br >. Acesso em: 20 de Jun. 2021. SOUSA, P. M. As bandas de música na história da música em Portugal. Lisboa: Fronteira do Caos, 2017. ZAGO, N. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M.; VILELA, R. (Orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 287-309.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35364/1/MESTRADO-%20TRABALHO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35364/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35364/3/MESTRADO-%20TRABALHO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ea683dab0e20e0b3fe82770e8aa84cd
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
30403b009cfaad66376d2c3d3ffa6c9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801503094840754176