Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Costa, Cláudia Salomão
Orientador(a): Vilhena, Deolinda
Banca de defesa: Sanches, João, Araújo, Sergio
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32444
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de investigação o trabalho de profissionais da área técnica em espetáculos, lotados em espaços teatrais de Salvador, administrados pelos poderes públicos, utiliza como referência o Teatro Gregório de Mattos (municipal) e o Teatro Castro Alves (estadual). O estudo aborda o processo de reconhecimento das profissões de técnico em espetáculos no Brasil com ênfase na Lei nº 6.533/78 (Lei de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões), no Decreto Regulamentador nº 82.385/78, e aponta as discussões acerca da necessidade de atualização da Lei face às mudanças estéticas e tecnológicas ocorridas nas últimas quatro décadas. Apresenta, ainda, o histórico dos dois espaços pesquisados, as funções técnicas existentes em cada um, as formas de contratação e a qualificação das equipes, com o intuito de identificar ações que possam contribuir para formar e capacitar os técnicos em espetáculos, propiciando melhores condições de trabalho e de crescimento profissional em atividades indispensáveis ao fazer cênico. Na ausência de uma bibliografia ampla sobre o tema, o estudo recorre à produção teórica disponível, enriquecendo-a por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com técnicos, gestores e profissionais da área artística. Ações nos campos da qualificação e da capacitação profissional são apresentadas e discutidas na perspectiva de apontar a busca pelo conhecimento como caminho para o desenvolvimento profissional.
id UFBA-2_d9ed5d14b7897942e19929912e9422c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32444
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Costa, Cláudia SalomãoCosta, Cláudia SalomãoVilhena, DeolindaSanches, JoãoAraújo, Sergio2020-11-26T14:37:52Z2020-11-26T14:37:52Z2020-11-262020-09-30dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32444A presente dissertação tem como objeto de investigação o trabalho de profissionais da área técnica em espetáculos, lotados em espaços teatrais de Salvador, administrados pelos poderes públicos, utiliza como referência o Teatro Gregório de Mattos (municipal) e o Teatro Castro Alves (estadual). O estudo aborda o processo de reconhecimento das profissões de técnico em espetáculos no Brasil com ênfase na Lei nº 6.533/78 (Lei de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões), no Decreto Regulamentador nº 82.385/78, e aponta as discussões acerca da necessidade de atualização da Lei face às mudanças estéticas e tecnológicas ocorridas nas últimas quatro décadas. Apresenta, ainda, o histórico dos dois espaços pesquisados, as funções técnicas existentes em cada um, as formas de contratação e a qualificação das equipes, com o intuito de identificar ações que possam contribuir para formar e capacitar os técnicos em espetáculos, propiciando melhores condições de trabalho e de crescimento profissional em atividades indispensáveis ao fazer cênico. Na ausência de uma bibliografia ampla sobre o tema, o estudo recorre à produção teórica disponível, enriquecendo-a por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com técnicos, gestores e profissionais da área artística. Ações nos campos da qualificação e da capacitação profissional são apresentadas e discutidas na perspectiva de apontar a busca pelo conhecimento como caminho para o desenvolvimento profissional.ABSTRACT This research investigates the work of performing arts technicians in theaters in Salvador managed by the state or the municipal government. It uses two theaters as case studies: Teatro Gregório de Mattos (run by the city) and Teatro Castro Alves (run by the state). It analyzes the process of recognition of performing arts technical activities as regulated professions after the sanction of Law No. 6.533/78 (Law of the Artists and Entertainment Technicians) and Regulatory Decree No. 82.385/78 and shows the discussions on the need for updating the Law, after the aesthetic and technological changes that have occurred in the last four decades. The research also presents the history of each of the two theaters, the technical activities carried out at each one, the hiring mechanisms and their teams’ qualifications. In doing this, it intends to identify actions that may contribute to educate and further qualify the technicians, providing better working conditions and facilitating professional progress in activities that are essential to the making of the performing arts. Lacking a broad bibliography on the subject, the study draws from the theoretical work produced so far and is enriched by semi-structured interviews with the technicians, managers and other professionals of the arts. Actions carried out in the fields of professional education and qualification are presented and discussed, aiming to show the search for knowledge as a way to professional development.Submitted by Cláudia Salomão (causalomao@hotmail.com) on 2020-11-23T18:59:39Z No. of bitstreams: 1 CLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdf: 74239987 bytes, checksum: ea2704b93ecc40dc34c352b735af68e9 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2020-11-26T14:37:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdf: 74239987 bytes, checksum: ea2704b93ecc40dc34c352b735af68e9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-26T14:37:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdf: 74239987 bytes, checksum: ea2704b93ecc40dc34c352b735af68e9 (MD5)8.03.00.00-68.03.05.00.8Técnicos em espetáculosLei 6.533/78TeatroEspaços teatraisGestão técnica de espetáculosOperários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPPGACBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALCLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdfCLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdfDissertação Cláudia Salomão Costaapplication/pdf74239987https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32444/1/CLAUDIA%20SALOMAO_Dissertacao.pdfea2704b93ecc40dc34c352b735af68e9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32444/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTCLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdf.txtCLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain531579https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32444/3/CLAUDIA%20SALOMAO_Dissertacao.pdf.txt72318fe0a02c21c6de8d6fb8b038cd03MD53ri/324442022-07-05 14:04:16.012oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
title Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
spellingShingle Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
Costa, Cláudia Salomão
8.03.00.00-6
8.03.05.00.8
Técnicos em espetáculos
Lei 6.533/78
Teatro
Espaços teatrais
Gestão técnica de espetáculos
title_short Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
title_full Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
title_fullStr Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
title_full_unstemmed Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
title_sort Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
author Costa, Cláudia Salomão
author_facet Costa, Cláudia Salomão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cláudia Salomão
Costa, Cláudia Salomão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vilhena, Deolinda
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sanches, João
Araújo, Sergio
contributor_str_mv Vilhena, Deolinda
Sanches, João
Araújo, Sergio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 8.03.00.00-6
8.03.05.00.8
topic 8.03.00.00-6
8.03.05.00.8
Técnicos em espetáculos
Lei 6.533/78
Teatro
Espaços teatrais
Gestão técnica de espetáculos
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicos em espetáculos
Lei 6.533/78
Teatro
Espaços teatrais
Gestão técnica de espetáculos
description A presente dissertação tem como objeto de investigação o trabalho de profissionais da área técnica em espetáculos, lotados em espaços teatrais de Salvador, administrados pelos poderes públicos, utiliza como referência o Teatro Gregório de Mattos (municipal) e o Teatro Castro Alves (estadual). O estudo aborda o processo de reconhecimento das profissões de técnico em espetáculos no Brasil com ênfase na Lei nº 6.533/78 (Lei de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões), no Decreto Regulamentador nº 82.385/78, e aponta as discussões acerca da necessidade de atualização da Lei face às mudanças estéticas e tecnológicas ocorridas nas últimas quatro décadas. Apresenta, ainda, o histórico dos dois espaços pesquisados, as funções técnicas existentes em cada um, as formas de contratação e a qualificação das equipes, com o intuito de identificar ações que possam contribuir para formar e capacitar os técnicos em espetáculos, propiciando melhores condições de trabalho e de crescimento profissional em atividades indispensáveis ao fazer cênico. Na ausência de uma bibliografia ampla sobre o tema, o estudo recorre à produção teórica disponível, enriquecendo-a por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com técnicos, gestores e profissionais da área artística. Ações nos campos da qualificação e da capacitação profissional são apresentadas e discutidas na perspectiva de apontar a busca pelo conhecimento como caminho para o desenvolvimento profissional.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-26T14:37:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-26T14:37:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32444
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv dissertação
identifier_str_mv dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32444/1/CLAUDIA%20SALOMAO_Dissertacao.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32444/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32444/3/CLAUDIA%20SALOMAO_Dissertacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ea2704b93ecc40dc34c352b735af68e9
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
72318fe0a02c21c6de8d6fb8b038cd03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798059321169281024