ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas.
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
|
Departamento: |
Escola de Música
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34828 |
Resumo: | Na literatura, existem pesquisas relacionadas ao ensino de música em bandas, principalmente direcionadas aos alunos iniciantes. Porém pouco se discutiu sobre a continuação do processo de formação deles. Por essa razão esta pesquisa investigou a utilização de trechos de dobrados na continuação do processo de formação musical de trompetistas em bandas. Buscou-se, assim, descobrir quais os métodos professores e maestros de três bandas no interior do estado de Minas Gerias utilizam nas aulas iniciais. Após a investigação, constatou-se que o método Da Capo é o mais utilizado. Em seguida, foi realizada uma seleção dos conteúdos musicais dos quais os estudantes deveriam adquirir após os trabalhos com o método Da Capo com o intuito de progredir tecnicamente. Assim, o produto final resultou em um caderno contendo 68 estudos baseados em excertos de dobrados, de nível intermediário, que foram aplicados nas aulas de trompete da banda Associação Musical Cajuruense (Carmo do Cajuru, Minas Gerais). Durante as aulas, os alunos opinaram a respeito do novo material e novas adequações foram realizadas para que o material pudesse realmente atender as necessidades dos estudantes. Após a concretização do trabalho, observou-se que os dobrados contribuíram no processo de formação de trompetistas devido ao reconhecimento sonoro de suas melodias ao longo da execução dos exercícios e também por conter nesse gênero musical células rítmicas que se repetem frequentemente, colaborando para a memorização do novo conteúdo proporcionado aos alunos. |
id |
UFBA-2_decd3b050df64660cc84cd05451845d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34828 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-02-21T12:56:47Z2022-02-182022-02-21T12:56:47Z2019-12-12https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34828Na literatura, existem pesquisas relacionadas ao ensino de música em bandas, principalmente direcionadas aos alunos iniciantes. Porém pouco se discutiu sobre a continuação do processo de formação deles. Por essa razão esta pesquisa investigou a utilização de trechos de dobrados na continuação do processo de formação musical de trompetistas em bandas. Buscou-se, assim, descobrir quais os métodos professores e maestros de três bandas no interior do estado de Minas Gerias utilizam nas aulas iniciais. Após a investigação, constatou-se que o método Da Capo é o mais utilizado. Em seguida, foi realizada uma seleção dos conteúdos musicais dos quais os estudantes deveriam adquirir após os trabalhos com o método Da Capo com o intuito de progredir tecnicamente. Assim, o produto final resultou em um caderno contendo 68 estudos baseados em excertos de dobrados, de nível intermediário, que foram aplicados nas aulas de trompete da banda Associação Musical Cajuruense (Carmo do Cajuru, Minas Gerais). Durante as aulas, os alunos opinaram a respeito do novo material e novas adequações foram realizadas para que o material pudesse realmente atender as necessidades dos estudantes. Após a concretização do trabalho, observou-se que os dobrados contribuíram no processo de formação de trompetistas devido ao reconhecimento sonoro de suas melodias ao longo da execução dos exercícios e também por conter nesse gênero musical células rítmicas que se repetem frequentemente, colaborando para a memorização do novo conteúdo proporcionado aos alunos.In the literature, there is considerable research related to the teaching of music in bands, mainly focused on beginners, but little has been discussed about the continuation of their progression process. For this reason, this research has investigated the use excerpts of “dobrados” (i. e. Brazilian March) to improve the learning process of musical formation of trumpet players in bands. It was, thus, sought to discover which methods teachers and conductors of three bands, from countryside towns of Minas Gerais state, normally use in initial classes. After this investigation, it was observed that the method “Da Capo” is the most used material. From this, a selection of pieces of music based on the contents that the students should acquire after their work with “Da Capo” was made in order for the to make technical progress. As a final result, the main outcome of this study is a book containing 68 studies based on excerpts of “dobrados”, for students at the intermediate level. This book was applied in the trumpet classes of the band “Associação Musical Cajuruense” (Carmo do Cajuru, Minas Gerais, Brazil). During the classes, the students provided feedback about the new material, so that new adjustments considered their opinion in order to prepare a book that realistically meets the student´s needs. Finally, it was observed that the “dobrados” can contribute in the process of trumpet learning due to the musical recognition of their melodies throughout the execution of the exercises, and also because this musical genre contains rhythmic cells that are often repeated, collaborating to the memorization of the new content provided to students.Submitted by Marcos José Ferreira Rodrigues (marcos.trompete@yahoo.com.br) on 2022-02-18T20:22:25Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdf: 15604991 bytes, checksum: 98fcfd0e254f346b7138df38ba14c403 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-02-21T12:56:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdf: 15604991 bytes, checksum: 98fcfd0e254f346b7138df38ba14c403 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-21T12:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdf: 15604991 bytes, checksum: 98fcfd0e254f346b7138df38ba14c403 (MD5) Previous issue date: 2019-12-12porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)UFBABrasilEscola de MúsicaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALEnsino de trompeteBandas FilarmônicasDobradosESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas.TRUMPET STUDIES BASED ON "DOBRADOS": a possibility of teaching in community bands.ESTUDIOS DE TROMPETA A PARTIR DE "DOBRADOS": una posibilidad de práctica docente en bandas filarmónicas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBenedito, Celso José Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6415266280511210Benedito, Celso José Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6415266280511210Mattos, João Riso Souza Liberato dehttp://lattes.cnpq.br/4001442945622058Robatto, Lucashttp://lattes.cnpq.br/7101088067215565Filho, Wellington Mendes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/530158201436178608213762681http://lattes.cnpq.br/3101185441913245Rodrigues, Marcos José Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTrabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdfTrabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdfapplication/pdf15604991https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34828/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20Final%20-%20Marcos%20Ferreira.pdf98fcfd0e254f346b7138df38ba14c403MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1866https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34828/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTrabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdf.txtTrabalho de Conclusão Final - Marcos Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain74951https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34828/3/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20Final%20-%20Marcos%20Ferreira.pdf.txt97380fc79332dad00d0a6fd032931098MD53ri/348282022-02-26 06:36:41.038oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestrepositorio@ufba.bropendoar:19322022-02-26T09:36:41Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
TRUMPET STUDIES BASED ON "DOBRADOS": a possibility of teaching in community bands. ESTUDIOS DE TROMPETA A PARTIR DE "DOBRADOS": una posibilidad de práctica docente en bandas filarmónicas. |
title |
ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas. |
spellingShingle |
ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas. Rodrigues, Marcos José Ferreira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Ensino de trompete Bandas Filarmônicas Dobrados |
title_short |
ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas. |
title_full |
ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas. |
title_fullStr |
ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas. |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas. |
title_sort |
ESTUDOS PARA TROMPETE BASEADOS EM DOBRADOS: uma possibilidade de prática de ensino em bandas filarmônicas. |
author |
Rodrigues, Marcos José Ferreira |
author_facet |
Rodrigues, Marcos José Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Benedito, Celso José Rodrigues |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6415266280511210 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Benedito, Celso José Rodrigues |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6415266280511210 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mattos, João Riso Souza Liberato de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4001442945622058 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Robatto, Lucas |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7101088067215565 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Filho, Wellington Mendes da Silva |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5301582014361786 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
08213762681 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3101185441913245 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marcos José Ferreira |
contributor_str_mv |
Benedito, Celso José Rodrigues Benedito, Celso José Rodrigues Mattos, João Riso Souza Liberato de Robatto, Lucas Filho, Wellington Mendes da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Ensino de trompete Bandas Filarmônicas Dobrados |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de trompete Bandas Filarmônicas Dobrados |
description |
Na literatura, existem pesquisas relacionadas ao ensino de música em bandas, principalmente direcionadas aos alunos iniciantes. Porém pouco se discutiu sobre a continuação do processo de formação deles. Por essa razão esta pesquisa investigou a utilização de trechos de dobrados na continuação do processo de formação musical de trompetistas em bandas. Buscou-se, assim, descobrir quais os métodos professores e maestros de três bandas no interior do estado de Minas Gerias utilizam nas aulas iniciais. Após a investigação, constatou-se que o método Da Capo é o mais utilizado. Em seguida, foi realizada uma seleção dos conteúdos musicais dos quais os estudantes deveriam adquirir após os trabalhos com o método Da Capo com o intuito de progredir tecnicamente. Assim, o produto final resultou em um caderno contendo 68 estudos baseados em excertos de dobrados, de nível intermediário, que foram aplicados nas aulas de trompete da banda Associação Musical Cajuruense (Carmo do Cajuru, Minas Gerais). Durante as aulas, os alunos opinaram a respeito do novo material e novas adequações foram realizadas para que o material pudesse realmente atender as necessidades dos estudantes. Após a concretização do trabalho, observou-se que os dobrados contribuíram no processo de formação de trompetistas devido ao reconhecimento sonoro de suas melodias ao longo da execução dos exercícios e também por conter nesse gênero musical células rítmicas que se repetem frequentemente, colaborando para a memorização do novo conteúdo proporcionado aos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-21T12:56:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-18 2022-02-21T12:56:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34828 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34828/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20Final%20-%20Marcos%20Ferreira.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34828/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34828/3/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20Final%20-%20Marcos%20Ferreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98fcfd0e254f346b7138df38ba14c403 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 97380fc79332dad00d0a6fd032931098 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufba.br |
_version_ |
1828154571231330304 |