Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Souza, Joseilda Sampaio de
Orientador(a): Bonilla, Maria Helena Silveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11801
Resumo: O tema central desse trabalho é a cultura digital na formação de professores. Buscamos adentrar nessa temática, a partir da investigação e análise de um curso de Pedagogia desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA, através do Programa de Formação Continuada de Professores para o município de Irecê, que apresenta como proposta agregar projetos e ações para favorecer a integração desta cultura entre professores. Nesta pesquisa, a problemática que motivou os estudos partiu da necessidade de identificar, compreender e refletir sobre a existência (ou não) de interdependência entre o Projeto Irecê e o Projeto Tabuleiro Digital, de forma a perceber se esta inter-relação potencializa a formação da cultura digital no contexto de formação de professores. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, tomando como natureza do estudo a etnopesquisa formação, que requer do pesquisador reflexões sobre seu processo formativo juntamente com os membros do grupo pesquisado. A pesquisa foi realizada tomando como instrumentos para coleta de informações e reflexão a análise documental, através dos documentos formulados para a elaboração dos projetos Irecê e Tabuleiro Digital; a observação participante, realizada em duas escolas municipais de Irecê, nas dinâmicas desenvolvidas no Projeto Irecê e Tabuleiro Digital, e de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos selecionados pela participação direta ou indireta nesses dois projetos. Os resultados da pesquisa mostram que para a vivência da cultura digital entre professores, primeiramente, é preciso discutir a concepção curricular dos cursos que formam esses profissionais da educação. Constatamos que a integração desta cultura nos percursos formativos de educadores acontece com a oportunidade de participação em processos contínuos nos quais os professores vivenciem contextos diferenciados que, poderão acarretar mudanças nas suas práticas em sala de aula. Averiguamos que a aproximação entre os projetos Irecê e Tabuleiro Digital contribuiu para a adoção de posturas diferenciadas pelos professores-cursistas, principalmente, ao trabalhar com as tecnologias, superando os medos, as incertezas, colocando em prática o que estavam vivenciando no curso. Mas, apesar de todos os avanços e o desenvolvimento de ações interligadas, percebemos que o movimento de implementar, desenvolver e avaliar os projetos de forma interdependente aconteceu, efetivamente, apenas com a primeira turma de professores formada pelo Projeto Irecê. Hoje, a inter-relação entre os projetos está fragilizada, mas, por outro lado, fortaleceu outros programas/espaços do município de Irecê que passaram a ser responsáveis pela inserção na cultura digital.
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A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, tomando como natureza do estudo a etnopesquisa formação, que requer do pesquisador reflexões sobre seu processo formativo juntamente com os membros do grupo pesquisado. A pesquisa foi realizada tomando como instrumentos para coleta de informações e reflexão a análise documental, através dos documentos formulados para a elaboração dos projetos Irecê e Tabuleiro Digital; a observação participante, realizada em duas escolas municipais de Irecê, nas dinâmicas desenvolvidas no Projeto Irecê e Tabuleiro Digital, e de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos selecionados pela participação direta ou indireta nesses dois projetos. Os resultados da pesquisa mostram que para a vivência da cultura digital entre professores, primeiramente, é preciso discutir a concepção curricular dos cursos que formam esses profissionais da educação. Constatamos que a integração desta cultura nos percursos formativos de educadores acontece com a oportunidade de participação em processos contínuos nos quais os professores vivenciem contextos diferenciados que, poderão acarretar mudanças nas suas práticas em sala de aula. Averiguamos que a aproximação entre os projetos Irecê e Tabuleiro Digital contribuiu para a adoção de posturas diferenciadas pelos professores-cursistas, principalmente, ao trabalhar com as tecnologias, superando os medos, as incertezas, colocando em prática o que estavam vivenciando no curso. Mas, apesar de todos os avanços e o desenvolvimento de ações interligadas, percebemos que o movimento de implementar, desenvolver e avaliar os projetos de forma interdependente aconteceu, efetivamente, apenas com a primeira turma de professores formada pelo Projeto Irecê. Hoje, a inter-relação entre os projetos está fragilizada, mas, por outro lado, fortaleceu outros programas/espaços do município de Irecê que passaram a ser responsáveis pela inserção na cultura digital.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-04-29T15:29:30Z No. of bitstreams: 1 Joseilda Sampaio.pdf: 1895997 bytes, checksum: fc1990a31d8d49b1b86e90c7b93d6c6f (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-06-10T19:17:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Joseilda Sampaio.pdf: 1895997 bytes, checksum: fc1990a31d8d49b1b86e90c7b93d6c6f (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-10T19:17:21Z (GMT). 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