TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: LEMOS, TAIANA SOUZA
Orientador(a): BEZERRA, ANTÔNIA PEREIRA
Banca de defesa: CANDA, CILENE NASCIMENTO, SALUME, CÉLIDA MENDONÇA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: ESCOLA DE DANÇA E ESCOLA DE TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24263
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta uma experiência teórico-prática com a técnica do Teatro Invisível (TI) e o Método Teatro do Oprimido (TO), realizada em formato de oficina para estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, localizado na região central da cidade de Salvador. Discute as potencialidades performativas ligadas ao TI, apresentando o conceito de Teatro Essencial como fundamentação para a compreensão acerca do aspecto da invisibilidade. Propõe uma reflexão sobre a tríade ator, personagem e espectador, numa reflexão ancorada na simultaneidade do exercício dessas três funções teatrais como aspecto próprio da experiência prática em TI. Discorre sobre o Teatro nas estruturas curriculares de educação e a articulação do ensino de Teatro do Oprimido a outras práticas teatrais como os jogos teatrais e improvisacionais do método elaborado por Viola Spolin. Apresenta perspectivas de aplicação da técnica de Teatro Invisível e a estrutura metodológica utilizada na oficina ofertada ao grupo de estudantes, argumentando sobre a utilização dos joguexercícios e a estrutura de criação e montagem de cenas como recursos impulsionadores para as discussões de ordem crítica acerca das opressões debatidas no contexto escolar. Por fim, problematiza os conceitos de Ética e Verdade subjacentes à prática do Teatro Invisível de maneira particular e à Poética do Oprimido numa perspectiva geral.
id UFBA-2_e006cbffc8f2d7d73eb3551b3d1da492
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24263
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling LEMOS, TAIANA SOUZALEMOS, TAIANA SOUZABEZERRA, ANTÔNIA PEREIRACANDA, CILENE NASCIMENTOSALUME, CÉLIDA MENDONÇA2017-09-28T13:52:59Z2017-09-28T13:52:59Z2017-09-282017-06-12DISSERTAÇÃOhttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24263Esta dissertação de mestrado apresenta uma experiência teórico-prática com a técnica do Teatro Invisível (TI) e o Método Teatro do Oprimido (TO), realizada em formato de oficina para estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, localizado na região central da cidade de Salvador. Discute as potencialidades performativas ligadas ao TI, apresentando o conceito de Teatro Essencial como fundamentação para a compreensão acerca do aspecto da invisibilidade. Propõe uma reflexão sobre a tríade ator, personagem e espectador, numa reflexão ancorada na simultaneidade do exercício dessas três funções teatrais como aspecto próprio da experiência prática em TI. Discorre sobre o Teatro nas estruturas curriculares de educação e a articulação do ensino de Teatro do Oprimido a outras práticas teatrais como os jogos teatrais e improvisacionais do método elaborado por Viola Spolin. Apresenta perspectivas de aplicação da técnica de Teatro Invisível e a estrutura metodológica utilizada na oficina ofertada ao grupo de estudantes, argumentando sobre a utilização dos joguexercícios e a estrutura de criação e montagem de cenas como recursos impulsionadores para as discussões de ordem crítica acerca das opressões debatidas no contexto escolar. Por fim, problematiza os conceitos de Ética e Verdade subjacentes à prática do Teatro Invisível de maneira particular e à Poética do Oprimido numa perspectiva geral.This master's dissertation presents a theoretical-practical experience with the technique of the Invisible Theater (TI) and the Method Theater of the Oppressed (TO), performed in a workshop format for high school students of the Mário Augusto Teixeira de Freitas State College, located in Central region of the city of Salvador. It discusses the performative potentialities associated with IT, presenting the concept of Essential Theater as a basis for understanding the aspect of invisibility. It proposes a reflection on the triad actor, character and spectator, in a reflection anchored in the simultaneity of the exercise of these three theatrical functions as an aspect of practical experience in IT. It talks about the Theater in the curricular structures of education and the articulation of the teaching of Theater of the Oppressed to other theatrical practices like the theatrical and improvisational plays of the method elaborated by Viola Spolin. It presents perspectives for the application of the Invisible Theater technique and the methodological structure used in the workshop offered to the group of students, arguing about the use of games and the structure of creation and assembly of scenes as the driving force for critical discussions about the oppressions debated in the school context. Finally, he problematizes the concepts of Ethics and Truth that underlie the practice of the Invisible Theater in a particular way and the Poetics of the Oppressed in a general perspective.Submitted by TAIANA LEMOS (lemostaiana06@gmail.com) on 2017-09-26T19:28:34Z No. of bitstreams: 1 TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA.pdf: 3115336 bytes, checksum: 3962bb72a6f4f046031ee4c0adabcecf (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-09-28T13:52:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA.pdf: 3115336 bytes, checksum: 3962bb72a6f4f046031ee4c0adabcecf (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-28T13:52:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA.pdf: 3115336 bytes, checksum: 3962bb72a6f4f046031ee4c0adabcecf (MD5)CAPESTEATROTEATRO INVISÍVELTEATRO DO OPRIMIDOESCOLATEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCOLA DE DANÇA E ESCOLA DE TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASPPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA.pdfTEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA.pdfapplication/pdf3115336https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24263/1/TEATRO%20INVIS%c3%8dVEL%20COMO%20EXPERI%c3%8aNCIA%20NA%20ESCOLA.pdf3962bb72a6f4f046031ee4c0adabcecfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24263/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTTEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA.pdf.txtTEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA.pdf.txtExtracted texttext/plain286299https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24263/3/TEATRO%20INVIS%c3%8dVEL%20COMO%20EXPERI%c3%8aNCIA%20NA%20ESCOLA.pdf.txt605e6fafd2aeb7cda64892d0218575f1MD53ri/242632022-07-05 14:03:04.206oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
title TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
spellingShingle TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
LEMOS, TAIANA SOUZA
TEATRO
TEATRO INVISÍVEL
TEATRO DO OPRIMIDO
ESCOLA
title_short TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
title_full TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
title_fullStr TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
title_full_unstemmed TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
title_sort TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
author LEMOS, TAIANA SOUZA
author_facet LEMOS, TAIANA SOUZA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEMOS, TAIANA SOUZA
LEMOS, TAIANA SOUZA
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BEZERRA, ANTÔNIA PEREIRA
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CANDA, CILENE NASCIMENTO
SALUME, CÉLIDA MENDONÇA
contributor_str_mv BEZERRA, ANTÔNIA PEREIRA
CANDA, CILENE NASCIMENTO
SALUME, CÉLIDA MENDONÇA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv TEATRO
topic TEATRO
TEATRO INVISÍVEL
TEATRO DO OPRIMIDO
ESCOLA
dc.subject.por.fl_str_mv TEATRO INVISÍVEL
TEATRO DO OPRIMIDO
ESCOLA
description Esta dissertação de mestrado apresenta uma experiência teórico-prática com a técnica do Teatro Invisível (TI) e o Método Teatro do Oprimido (TO), realizada em formato de oficina para estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, localizado na região central da cidade de Salvador. Discute as potencialidades performativas ligadas ao TI, apresentando o conceito de Teatro Essencial como fundamentação para a compreensão acerca do aspecto da invisibilidade. Propõe uma reflexão sobre a tríade ator, personagem e espectador, numa reflexão ancorada na simultaneidade do exercício dessas três funções teatrais como aspecto próprio da experiência prática em TI. Discorre sobre o Teatro nas estruturas curriculares de educação e a articulação do ensino de Teatro do Oprimido a outras práticas teatrais como os jogos teatrais e improvisacionais do método elaborado por Viola Spolin. Apresenta perspectivas de aplicação da técnica de Teatro Invisível e a estrutura metodológica utilizada na oficina ofertada ao grupo de estudantes, argumentando sobre a utilização dos joguexercícios e a estrutura de criação e montagem de cenas como recursos impulsionadores para as discussões de ordem crítica acerca das opressões debatidas no contexto escolar. Por fim, problematiza os conceitos de Ética e Verdade subjacentes à prática do Teatro Invisível de maneira particular e à Poética do Oprimido numa perspectiva geral.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-28T13:52:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-28T13:52:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24263
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv DISSERTAÇÃO
identifier_str_mv DISSERTAÇÃO
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE DANÇA E ESCOLA DE TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE DANÇA E ESCOLA DE TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24263/1/TEATRO%20INVIS%c3%8dVEL%20COMO%20EXPERI%c3%8aNCIA%20NA%20ESCOLA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24263/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24263/3/TEATRO%20INVIS%c3%8dVEL%20COMO%20EXPERI%c3%8aNCIA%20NA%20ESCOLA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3962bb72a6f4f046031ee4c0adabcecf
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
605e6fafd2aeb7cda64892d0218575f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502997478375424