O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira lattes
Outros Autores: Reis, Luisa Magaly Santana Oliveira
Orientador(a): SANTOS, Eriel de Araújo, Santos, Eriel de Araújo
Banca de defesa: Santos, Eriel de Araújo, Camargo, Carlos Augusto Nunes, Ferreira, Ines Karin Linke
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Escola de Belas Artes
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Departamento: Escola de Belas Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242
Resumo: Disserto sobre as inferências poéticas no campo da pesquisa de caráter prático e teórico em Artes Visuais, tendo como principal elemento norteador a ideia de anima existente em objetos artísticos. O animismo é a crença em que todos os elementos da natureza, sejam eles pedras, plantas, animais ou os elementos fundamentais, isto é, animados ou inanimados, possuem alma. Por meio de uma metodologia denominada por mim de sincretismo artístico-animista, onde o trinômio arte-umbanda-natureza protagoniza interlocuções que fundamentam minhas criações, elaboro corpos-objetos construídos por meio de rituais artísticos e técnicas híbridas que surgem da utilização de matérias terrestres, como argila, pedras e metais, dos procedimentos cerâmicos e rituais de incorporações anímicas para instaurar objetos, ações e instalações artísticas.
id UFBA-2_e6bdac3203aabb6a94ac6724245d98c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35242
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling REIS, Luisa Magaly Santana OliveiraReis, Luisa Magaly Santana OliveiraSANTOS, Eriel de AraújoSantos, Eriel de AraújoSantos, Eriel de AraújoCamargo, Carlos Augusto NunesFerreira, Ines Karin Linkehttp://lattes.cnpq.br/36906621864087802022-05-17T13:03:43Z2022-05-17T13:03:43Z20182018-12-15https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242Disserto sobre as inferências poéticas no campo da pesquisa de caráter prático e teórico em Artes Visuais, tendo como principal elemento norteador a ideia de anima existente em objetos artísticos. O animismo é a crença em que todos os elementos da natureza, sejam eles pedras, plantas, animais ou os elementos fundamentais, isto é, animados ou inanimados, possuem alma. Por meio de uma metodologia denominada por mim de sincretismo artístico-animista, onde o trinômio arte-umbanda-natureza protagoniza interlocuções que fundamentam minhas criações, elaboro corpos-objetos construídos por meio de rituais artísticos e técnicas híbridas que surgem da utilização de matérias terrestres, como argila, pedras e metais, dos procedimentos cerâmicos e rituais de incorporações anímicas para instaurar objetos, ações e instalações artísticas.My dissertation is on the the poetic inferences in the field of research of practical and theoretical character in Visual Arts, having as the main guidind element the idea of anima existing in artistic objects. Animism is the belief that all elements of nature, be they stones, plants, animals or the fundamental elements, that is, animate or inanimate, have soul. Through a methodology called by me artistic-animist syncretism, where the art-umbanda-nature trinominal plays the role of interlocutions that underlie my creations, I elaborate object bodies constructed through artistic rituals and hybrid techniques that emerge from the use of terrestrial materials such as clay, stones and metals, ceramic procedures and rituals of soul-building to establish objects, actions and artistic installations.Submitted by Luisa Magaly Santana Oliveira Reis (luisa.magaly@hotmail.com) on 2019-01-21T13:26:59Z No. of bitstreams: 1 O QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf: 6138914 bytes, checksum: cbc2226963da0ed1340bace77a379bf1 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Guimarães (fxavier@ufba.br) on 2022-05-17T13:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf: 6138914 bytes, checksum: cbc2226963da0ed1340bace77a379bf1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-17T13:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf: 6138914 bytes, checksum: cbc2226963da0ed1340bace77a379bf1 (MD5) Previous issue date: 2018porpt_BRUniversidade Federal da BahiaEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )UFBABrasilEscola de Belas ArtesCeramicsUmbandaVisual ArtsAnimismCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCerâmicaUmbandaNaturezaAnimismoArtes VisuaisO que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuaisWhat holds an object-body: ceramic procedures and soul incorporations in the visual artsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALO QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdfO QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdfapplication/pdf6138914https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/1/O%20QUE%20GUARDA%20UM%20CORPO-OBJETO%20-%20procedimentos%20cer%c3%a2micos%20e%20incorpora%c3%a7%c3%b5es%20an%c3%admicas%20nas%20artes%20visuais%20-%20Luisa%20Magaly%20Santana%20Oliveira%20Reis.pdfcbc2226963da0ed1340bace77a379bf1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTO QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf.txtO QUE GUARDA UM CORPO-OBJETO - procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais - Luisa Magaly Santana Oliveira Reis.pdf.txtExtracted texttext/plain234247https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/3/O%20QUE%20GUARDA%20UM%20CORPO-OBJETO%20-%20procedimentos%20cer%c3%a2micos%20e%20incorpora%c3%a7%c3%b5es%20an%c3%admicas%20nas%20artes%20visuais%20-%20Luisa%20Magaly%20Santana%20Oliveira%20Reis.pdf.txt2975bc14a4097c33342e63139497dd59MD53ri/352422022-05-26 15:35:09.43oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-05-26T18:35:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv What holds an object-body: ceramic procedures and soul incorporations in the visual arts
title O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
spellingShingle O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Cerâmica
Umbanda
Natureza
Animismo
Artes Visuais
Ceramics
Umbanda
Visual Arts
Animism
title_short O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
title_full O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
title_fullStr O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
title_full_unstemmed O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
title_sort O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais
author REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira
author_facet REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira
Reis, Luisa Magaly Santana Oliveira
author_role author
author2 Reis, Luisa Magaly Santana Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira
Reis, Luisa Magaly Santana Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANTOS, Eriel de Araújo
Santos, Eriel de Araújo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Eriel de Araújo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Camargo, Carlos Augusto Nunes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ferreira, Ines Karin Linke
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3690662186408780
contributor_str_mv SANTOS, Eriel de Araújo
Santos, Eriel de Araújo
Santos, Eriel de Araújo
Camargo, Carlos Augusto Nunes
Ferreira, Ines Karin Linke
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Cerâmica
Umbanda
Natureza
Animismo
Artes Visuais
Ceramics
Umbanda
Visual Arts
Animism
dc.subject.por.fl_str_mv Cerâmica
Umbanda
Natureza
Animismo
Artes Visuais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ceramics
Umbanda
Visual Arts
Animism
description Disserto sobre as inferências poéticas no campo da pesquisa de caráter prático e teórico em Artes Visuais, tendo como principal elemento norteador a ideia de anima existente em objetos artísticos. O animismo é a crença em que todos os elementos da natureza, sejam eles pedras, plantas, animais ou os elementos fundamentais, isto é, animados ou inanimados, possuem alma. Por meio de uma metodologia denominada por mim de sincretismo artístico-animista, onde o trinômio arte-umbanda-natureza protagoniza interlocuções que fundamentam minhas criações, elaboro corpos-objetos construídos por meio de rituais artísticos e técnicas híbridas que surgem da utilização de matérias terrestres, como argila, pedras e metais, dos procedimentos cerâmicos e rituais de incorporações anímicas para instaurar objetos, ações e instalações artísticas.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-17T13:03:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-17T13:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Belas Artes
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Belas Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/1/O%20QUE%20GUARDA%20UM%20CORPO-OBJETO%20-%20procedimentos%20cer%c3%a2micos%20e%20incorpora%c3%a7%c3%b5es%20an%c3%admicas%20nas%20artes%20visuais%20-%20Luisa%20Magaly%20Santana%20Oliveira%20Reis.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35242/3/O%20QUE%20GUARDA%20UM%20CORPO-OBJETO%20-%20procedimentos%20cer%c3%a2micos%20e%20incorpora%c3%a7%c3%b5es%20an%c3%admicas%20nas%20artes%20visuais%20-%20Luisa%20Magaly%20Santana%20Oliveira%20Reis.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cbc2226963da0ed1340bace77a379bf1
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
2975bc14a4097c33342e63139497dd59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798059294584733696