Casa de Oxumarê: discurso e identidade no Facebook

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Serra, Marina Martinelli
Orientador(a): Moura, Milton Araújo
Banca de defesa: Soares, Carlos Alberto Caroso, Severino, José Roberto, Moura, Milton Araújo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30646
Resumo: A pesquisa interdisciplinar ora desenvolvida, em formato de estudo de caso, visa analisar aspectos da presença virtual e construção de narrativas de identidade coletiva do terreiro de candomblé conhecido como Casa de Oxumarê em sua fanpage oficial no Facebook. Para tanto, faz uso de conceitos e ferramentas da análise do discurso proposta por Dominique Maingueneau, em simbiose com noções de cultura, cultural e identidade de Appadurai, Bhabha, Canclini e Hall. Leva em conta implicações de práticas e entendimentos de mundo do grupo étnico-religioso observado, privilegiando conteúdo produzido por ou com grande participação de pessoas da própria Casa de Oxumarê, em paralelo com particularidades comunicacionais e interacionais da rede social Facebook. De um escopo de 2.657 postagens publicadas no período, 1.065 com mais de 300 caracteres de comprimento foram consideradas. A um corpus de 70 postagens (mostruário ilustrativo) que refletiam características da tônica geral foi aplicado formulário analítico especialmente construído para o propósito deste estudo. A pesquisa observou: padrões de construção de ethe discursivos e argumentação empregados pelo enunciador para atestar sua legitimidade (enquanto agente de discurso); maneiras de se comunicar com coenunciadores presumidos; critérios explicitados de curadoria de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que, para o enunciador, a sua presença ativa em meio virtual de uma não é encarada como contradição, mas antes como uma nova forma de preservar o que considera essencial.
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Leva em conta implicações de práticas e entendimentos de mundo do grupo étnico-religioso observado, privilegiando conteúdo produzido por ou com grande participação de pessoas da própria Casa de Oxumarê, em paralelo com particularidades comunicacionais e interacionais da rede social Facebook. De um escopo de 2.657 postagens publicadas no período, 1.065 com mais de 300 caracteres de comprimento foram consideradas. A um corpus de 70 postagens (mostruário ilustrativo) que refletiam características da tônica geral foi aplicado formulário analítico especialmente construído para o propósito deste estudo. A pesquisa observou: padrões de construção de ethe discursivos e argumentação empregados pelo enunciador para atestar sua legitimidade (enquanto agente de discurso); maneiras de se comunicar com coenunciadores presumidos; critérios explicitados de curadoria de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que, para o enunciador, a sua presença ativa em meio virtual de uma não é encarada como contradição, mas antes como uma nova forma de preservar o que considera essencial.The present interdisciplinary research, structured as a case study, aims to analyze aspects of the virtual presence and collective identity narrative construction of the candomblé community known as Casa de Oxumarê in its Facebook fanpage. Thus, discourse analysis tools and concepts as proposed by Dominique Maingueneau are applied, in symbiosis with notions of culture, cultural and identity by Appadurai, Bhabha, Canclini and Hall. The research takes into account possible implications of practices and world views pertaining to the ethnical-religious group observed, prioritizing contents produced by or with great participation of members of its community, in parallel to interactional and communicational particularities of the social network site Facebook. From the 2.657 posts published between 2011 and 2016, 1.065 with more than 300 characters were considered. An analytical form specially designed for the present research was then applied to 70 posts considered to reflect the overall characteristics and tone of the narrative. The research observed: patterns linked to the construction of discursive ethe and argumentation applied by the enunciator to attest its legitimacy (as a discourse agent); ways of communicating its presumed coenunciators; explicit criteria applied to content curatorship. The results indicated that, as far as the enunciator is concerned, its active presence in the virtual arena is not a contradiction, but a new way to preserve what it considers to be essential.Submitted by Marina Martinelli (literaturista@gmail.com) on 2019-09-16T12:01:42Z No. of bitstreams: 1 Marina Martinelli Serra - final.pdf: 7440277 bytes, checksum: 87df277780fe64069321d20e800e1edb (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-09-16T13:28:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marina Martinelli Serra - final.pdf: 7440277 bytes, checksum: 87df277780fe64069321d20e800e1edb (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-16T13:28:12Z (GMT). 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