A invisibilização do artista criador negro no contexto da dança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Augusto Luz Alcântara lattes
Orientador(a): Guimarães, Daniela Bemfica
Banca de defesa: Guimarães, Daniela Bemfica, Ferraz, Fernando Marques Camargo, Silva, Eusébio Lobo da
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Departamento: Escola de Dança
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40189
Resumo: A dança contemporânea brasileira, como forma de expressão artística, tem sido influenciada por uma rica tapeçaria cultural e histórica. No entanto, a presença e o reconhecimento do artista criador negro neste contexto enfrentam desafios significativos, resultando em uma invizibilização persistente. Apesar dos desafios, muitas pessoas negras, artistas, na cena da dança contemporânea brasileira têm adotado estratégias criativas e resilientes para enfrentar a invizibilização. Isso inclui a criação de coletivos, festivais e iniciativas que promovem a nossa visibilidade, bem como a colaboração com outros artistas e movimentos sociais para amplificar nossas vozes e narrativas. Essas estratégias têm desempenhado um papel fundamental na abordagem do problema da invizibilização, mas também destacam a necessidade de mudanças estruturais mais amplas na dança contemporânea brasileira para garantir uma representação mais justa e equitativa de artistas criadores negros. Esta pesquisa apresenta reflexões a partir da memória/trajetória do artista negro Leonardo Luz apontando implicações de raça e classe no ambiente profissional da arte dança.
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spelling 2024-09-13T16:35:23Z2024-02-282024-09-13T16:35:23Z2023https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40189A dança contemporânea brasileira, como forma de expressão artística, tem sido influenciada por uma rica tapeçaria cultural e histórica. No entanto, a presença e o reconhecimento do artista criador negro neste contexto enfrentam desafios significativos, resultando em uma invizibilização persistente. Apesar dos desafios, muitas pessoas negras, artistas, na cena da dança contemporânea brasileira têm adotado estratégias criativas e resilientes para enfrentar a invizibilização. Isso inclui a criação de coletivos, festivais e iniciativas que promovem a nossa visibilidade, bem como a colaboração com outros artistas e movimentos sociais para amplificar nossas vozes e narrativas. Essas estratégias têm desempenhado um papel fundamental na abordagem do problema da invizibilização, mas também destacam a necessidade de mudanças estruturais mais amplas na dança contemporânea brasileira para garantir uma representação mais justa e equitativa de artistas criadores negros. Esta pesquisa apresenta reflexões a partir da memória/trajetória do artista negro Leonardo Luz apontando implicações de raça e classe no ambiente profissional da arte dança.Brazilian contemporary dance, as a form of artistic expression, has been influenced by a rich cultural and historical tapestry. However, the presence and recognition of black creative artists in this context face significant challenges, resulting in persistent invisibility. Despite the challenges, many black people, artists, in the Brazilian contemporary dance scene have adopted creative and resilient strategies to face invisibility. This includes creating collectives, festivals and initiatives that promote our visibility, as well as collaborating with other artists and social movements to amplify our voices and narratives. These strategies have played a fundamental role in addressing the problem of invisibility, but they also highlight the need for broader structural changes in Brazilian contemporary dance to ensure fairer and more equitable representation of black creative artists. This research presents reflections based on the memory/trajectory of the black artist Leonardo Luz, pointing out implications of race and class in the professional environment of dance art.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)UFBABrasilEscola de DançaDanceRepresentativityArtistic processRacismCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCADançaProcessos criativosRepresentatividadeRacismoA invisibilização do artista criador negro no contexto da dançaTrabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)Mestrado ProfissionalArtísticaARTES CÊNICASinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionGuimarães, Daniela BemficaGuimarães, Daniela BemficaFerraz, Fernando Marques CamargoSilva, Eusébio Lobo dahttp://lattes.cnpq.br/5241805024993129Silva, Leonardo Augusto Luz Alcântarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDiário_confessional_VF.pdfDiário_confessional_VF.pdfProdução artísticaapplication/pdf104503773https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/40189/2/Dia%cc%81rio_confessional_VF.pdf5760cd8fd479bcc67471d6becc6956aeMD52open accessTCC Leonardo Luz - Final.pdfTCC Leonardo Luz - Final.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf1975554https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/40189/4/TCC%20Leonardo%20Luz%20-%20Final.pdf6f39dc81cd370dd5157ac531885459acMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/40189/5/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD55open accessri/401892025-07-30 10:37:21.563metadata only accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufba.br/oai/requestrepositorio@ufba.bropendoar:19322025-07-30T13:37:21Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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