Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura)
|
Departamento: |
EDUFBA
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37451 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de estudos o processo de emblematização do samba urbano carioca nos anos 1950 e sua reconfiguração como ícone nacional moderno. Busca-se entender os vetores que conduziram a esta formação, suas consequências e influências no processo da construção identitária brasileira. O corpus do trabalho são as canções do programa Quando Canta o Brasil, transmitido pela Rádio Nacional de 1952 a 1957, fonte primária que alicerça as análises dos tipos de samba aí encontrados e dos seus desdobramentos em estilos hifenizados. Trata-se de organizar um quadro tipológico do samba urbano carioca na década de 50 e compreender o processo de construção da identidade nacional a partir da música popular, levando em consideração as apropriações do governo Vargas para a consolidação do estilo como referência nacional. Investiga-se a importância da Orquestra Brasileira sob regência de Radamés Gnattali no processo de emblematização do samba, através do repertório do programa. Ao longo da pesquisa, constatou-se que o samba convertido em ícone para o país foi reestilizado, apropriado e orquestrado, distanciando-se da sua forma de expressão no final do século XIX, no Rio de Janeiro. O corpo teórico é embasado pelos conceitos de heterogeneidade e mediação transcultural em Hermano Vianna (1995) e no caminho teórico-musical de Carlos Sandroni (2001), que aponta as estilizações ocorridas com a célula rítmica do samba, retratando um novo paradigma na sua ressignificação social. A escuta é encarada como espaço ativo, capaz de construir significados individuais e coletivos, influenciando na formação das relações sociais. A identidade é vista como elemento relacional, construída a partir de trocas múltiplas, nas diversas esferas que compõem o social, agregando caracteres de pertença interpessoais. A música é tratada como elemento fundamental e transversal na construção identitária do Brasil, mediando contextos, grupos sociais, sonoridades, padrões e comportamentos muitas vezes distintos, através do samba. |
id |
UFBA-2_fd945d05738d47c1a258c508655b792f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37451 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-07-27T14:31:34Z2023-07-27T14:31:34Z2010-08-16RIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – (POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/ 2010.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37451Esta dissertação tem como objeto de estudos o processo de emblematização do samba urbano carioca nos anos 1950 e sua reconfiguração como ícone nacional moderno. Busca-se entender os vetores que conduziram a esta formação, suas consequências e influências no processo da construção identitária brasileira. O corpus do trabalho são as canções do programa Quando Canta o Brasil, transmitido pela Rádio Nacional de 1952 a 1957, fonte primária que alicerça as análises dos tipos de samba aí encontrados e dos seus desdobramentos em estilos hifenizados. Trata-se de organizar um quadro tipológico do samba urbano carioca na década de 50 e compreender o processo de construção da identidade nacional a partir da música popular, levando em consideração as apropriações do governo Vargas para a consolidação do estilo como referência nacional. Investiga-se a importância da Orquestra Brasileira sob regência de Radamés Gnattali no processo de emblematização do samba, através do repertório do programa. Ao longo da pesquisa, constatou-se que o samba convertido em ícone para o país foi reestilizado, apropriado e orquestrado, distanciando-se da sua forma de expressão no final do século XIX, no Rio de Janeiro. O corpo teórico é embasado pelos conceitos de heterogeneidade e mediação transcultural em Hermano Vianna (1995) e no caminho teórico-musical de Carlos Sandroni (2001), que aponta as estilizações ocorridas com a célula rítmica do samba, retratando um novo paradigma na sua ressignificação social. A escuta é encarada como espaço ativo, capaz de construir significados individuais e coletivos, influenciando na formação das relações sociais. A identidade é vista como elemento relacional, construída a partir de trocas múltiplas, nas diversas esferas que compõem o social, agregando caracteres de pertença interpessoais. A música é tratada como elemento fundamental e transversal na construção identitária do Brasil, mediando contextos, grupos sociais, sonoridades, padrões e comportamentos muitas vezes distintos, através do samba.This dissertation focus on the process of representation of the urban samba from Rio de Janeiro in 1950s and its rebirth as a modern icon in Brazil. The research endeavours to interpret the drivers of this transformation, its consequences and its influence on the construction of the Brazilian identity. The greater part of the body of work is constituted by songs from the radio programme Quando Canta o Brasil, broadcast by Rádio Nacional from 1952 to 1957. This primary source supports the analyses of the different types of samba broadcast in the programme and their subsequent development in related sub-types. A snapshot of the urban samba from Rio de Janeiro in the 1950s, organised according to its types, is presented. The research examines the use of popular music as a starting point in the aggregation of a national identity and takes into consideration the appropriation of samba, by the government of the then President Getúlio Vargas, as an icon for national reference. The importance of the Brazilian National Orchestra (at that period conducted by Radamés Gnattali) in the process of representation of samba is also analysed, through the prism of the radio programme’s repertoire. The research carried out indicated that, after being converted as a national icon, the samba goes through a process of change, adopting a new style and distancing itself from its original forms of expression established at the end of the 19th century in Rio de Janeiro. The bulk of the academic literature is embedded on the concepts of heterogeneity and transcultural mediation by Hermano Vianna (1995), and of the musical-theoretic path by Carlos Sandroni (2001), which point towards the stylistic changes that took place in the rhythm of samba and illustrate a new pattern for its social significance. Listening is perceived as an active, dynamic endeavour, capable of constructing new meanings on both the individual and collective levels, and influencing societal interactions. Identity is seen as an interrelational element, built upon multiple exchanges in the diverse social environments and in the interpersonal sphere. Music is approached as a key building block in the construction of the Brazilian identity, mediating often distinct contexts, social groups, sounds and social codes—through samba.Submitted by Juliana Ribeiro (jucanta@hotmail.com) on 2023-07-26T15:13:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf: 3916889 bytes, checksum: 5a464380a3019c398cb466e6a67962cc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-27T14:31:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf: 3916889 bytes, checksum: 5a464380a3019c398cb466e6a67962cc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-27T14:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf: 3916889 bytes, checksum: 5a464380a3019c398cb466e6a67962cc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2010-08-16porUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) UFBABrasilEDUFBAAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSamba; Representation; National Identity; Orchestration.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAOSambaIdentidade social - BrasilMúsica brasileira - Anos 1950Radio Nacional do BrasilQuando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.When Brazil sings: an analysis of Rio de Janeiro's urban samba on Rádio Nacional in the 1950s.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMoura, Milton Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785505U5Moura, Milton Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785505U5Santanna, Marildahttp://lattes.cnpq.br/3755384188855787Abib, Pedro Rodolpho Jungershttp://lattes.cnpq.br/8287621182146633https://lattes.cnpq.br/3483495586821246Ribeiro, Juliana BatistaRIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - ( POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/2010.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTRIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf.txtRIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf.txtExtracted texttext/plain340824https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/4/RIBEIRO%20Juliana%20Batista%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%2001.pdf.txt80e512e4390e6b91481304c65e74c611MD54ORIGINALRIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdfRIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdfRIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – (POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/ 2010.application/pdf3916889https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/1/RIBEIRO%20Juliana%20Batista%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%2001.pdf5a464380a3019c398cb466e6a67962ccMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/374512023-07-29 02:07:49.289oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-29T05:07:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
When Brazil sings: an analysis of Rio de Janeiro's urban samba on Rádio Nacional in the 1950s. |
title |
Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. |
spellingShingle |
Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Ribeiro, Juliana Batista CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO Samba Identidade social - Brasil Música brasileira - Anos 1950 Radio Nacional do Brasil Samba; Representation; National Identity; Orchestration. |
title_short |
Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. |
title_full |
Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. |
title_fullStr |
Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. |
title_full_unstemmed |
Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. |
title_sort |
Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. |
author |
Ribeiro, Juliana Batista |
author_facet |
Ribeiro, Juliana Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Milton Araújo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785505U5 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Moura, Milton Araújo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785505U5 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santanna, Marilda |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3755384188855787 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Abib, Pedro Rodolpho Jungers |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8287621182146633 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/3483495586821246 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Juliana Batista |
contributor_str_mv |
Moura, Milton Araújo Moura, Milton Araújo Santanna, Marilda Abib, Pedro Rodolpho Jungers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO Samba Identidade social - Brasil Música brasileira - Anos 1950 Radio Nacional do Brasil Samba; Representation; National Identity; Orchestration. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Samba Identidade social - Brasil Música brasileira - Anos 1950 Radio Nacional do Brasil |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Samba; Representation; National Identity; Orchestration. |
description |
Esta dissertação tem como objeto de estudos o processo de emblematização do samba urbano carioca nos anos 1950 e sua reconfiguração como ícone nacional moderno. Busca-se entender os vetores que conduziram a esta formação, suas consequências e influências no processo da construção identitária brasileira. O corpus do trabalho são as canções do programa Quando Canta o Brasil, transmitido pela Rádio Nacional de 1952 a 1957, fonte primária que alicerça as análises dos tipos de samba aí encontrados e dos seus desdobramentos em estilos hifenizados. Trata-se de organizar um quadro tipológico do samba urbano carioca na década de 50 e compreender o processo de construção da identidade nacional a partir da música popular, levando em consideração as apropriações do governo Vargas para a consolidação do estilo como referência nacional. Investiga-se a importância da Orquestra Brasileira sob regência de Radamés Gnattali no processo de emblematização do samba, através do repertório do programa. Ao longo da pesquisa, constatou-se que o samba convertido em ícone para o país foi reestilizado, apropriado e orquestrado, distanciando-se da sua forma de expressão no final do século XIX, no Rio de Janeiro. O corpo teórico é embasado pelos conceitos de heterogeneidade e mediação transcultural em Hermano Vianna (1995) e no caminho teórico-musical de Carlos Sandroni (2001), que aponta as estilizações ocorridas com a célula rítmica do samba, retratando um novo paradigma na sua ressignificação social. A escuta é encarada como espaço ativo, capaz de construir significados individuais e coletivos, influenciando na formação das relações sociais. A identidade é vista como elemento relacional, construída a partir de trocas múltiplas, nas diversas esferas que compõem o social, agregando caracteres de pertença interpessoais. A música é tratada como elemento fundamental e transversal na construção identitária do Brasil, mediando contextos, grupos sociais, sonoridades, padrões e comportamentos muitas vezes distintos, através do samba. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-27T14:31:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-27T14:31:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – (POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/ 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37451 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – (POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/ 2010. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
RIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - ( POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/2010. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EDUFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/4/RIBEIRO%20Juliana%20Batista%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%2001.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/1/RIBEIRO%20Juliana%20Batista%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%2001.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80e512e4390e6b91481304c65e74c611 5a464380a3019c398cb466e6a67962cc e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459892863795200 |