Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Ribeiro, Juliana Batista lattes
Orientador(a): Moura, Milton Araújo lattes
Banca de defesa: Moura, Milton Araújo lattes, Santanna, Marilda lattes, Abib, Pedro Rodolpho Jungers lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Departamento: EDUFBA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37451
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudos o processo de emblematização do samba urbano carioca nos anos 1950 e sua reconfiguração como ícone nacional moderno. Busca-se entender os vetores que conduziram a esta formação, suas consequências e influências no processo da construção identitária brasileira. O corpus do trabalho são as canções do programa Quando Canta o Brasil, transmitido pela Rádio Nacional de 1952 a 1957, fonte primária que alicerça as análises dos tipos de samba aí encontrados e dos seus desdobramentos em estilos hifenizados. Trata-se de organizar um quadro tipológico do samba urbano carioca na década de 50 e compreender o processo de construção da identidade nacional a partir da música popular, levando em consideração as apropriações do governo Vargas para a consolidação do estilo como referência nacional. Investiga-se a importância da Orquestra Brasileira sob regência de Radamés Gnattali no processo de emblematização do samba, através do repertório do programa. Ao longo da pesquisa, constatou-se que o samba convertido em ícone para o país foi reestilizado, apropriado e orquestrado, distanciando-se da sua forma de expressão no final do século XIX, no Rio de Janeiro. O corpo teórico é embasado pelos conceitos de heterogeneidade e mediação transcultural em Hermano Vianna (1995) e no caminho teórico-musical de Carlos Sandroni (2001), que aponta as estilizações ocorridas com a célula rítmica do samba, retratando um novo paradigma na sua ressignificação social. A escuta é encarada como espaço ativo, capaz de construir significados individuais e coletivos, influenciando na formação das relações sociais. A identidade é vista como elemento relacional, construída a partir de trocas múltiplas, nas diversas esferas que compõem o social, agregando caracteres de pertença interpessoais. A música é tratada como elemento fundamental e transversal na construção identitária do Brasil, mediando contextos, grupos sociais, sonoridades, padrões e comportamentos muitas vezes distintos, através do samba.
id UFBA-2_fd945d05738d47c1a258c508655b792f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37451
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2023-07-27T14:31:34Z2023-07-27T14:31:34Z2010-08-16RIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – (POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/ 2010.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37451Esta dissertação tem como objeto de estudos o processo de emblematização do samba urbano carioca nos anos 1950 e sua reconfiguração como ícone nacional moderno. Busca-se entender os vetores que conduziram a esta formação, suas consequências e influências no processo da construção identitária brasileira. O corpus do trabalho são as canções do programa Quando Canta o Brasil, transmitido pela Rádio Nacional de 1952 a 1957, fonte primária que alicerça as análises dos tipos de samba aí encontrados e dos seus desdobramentos em estilos hifenizados. Trata-se de organizar um quadro tipológico do samba urbano carioca na década de 50 e compreender o processo de construção da identidade nacional a partir da música popular, levando em consideração as apropriações do governo Vargas para a consolidação do estilo como referência nacional. Investiga-se a importância da Orquestra Brasileira sob regência de Radamés Gnattali no processo de emblematização do samba, através do repertório do programa. Ao longo da pesquisa, constatou-se que o samba convertido em ícone para o país foi reestilizado, apropriado e orquestrado, distanciando-se da sua forma de expressão no final do século XIX, no Rio de Janeiro. O corpo teórico é embasado pelos conceitos de heterogeneidade e mediação transcultural em Hermano Vianna (1995) e no caminho teórico-musical de Carlos Sandroni (2001), que aponta as estilizações ocorridas com a célula rítmica do samba, retratando um novo paradigma na sua ressignificação social. A escuta é encarada como espaço ativo, capaz de construir significados individuais e coletivos, influenciando na formação das relações sociais. A identidade é vista como elemento relacional, construída a partir de trocas múltiplas, nas diversas esferas que compõem o social, agregando caracteres de pertença interpessoais. A música é tratada como elemento fundamental e transversal na construção identitária do Brasil, mediando contextos, grupos sociais, sonoridades, padrões e comportamentos muitas vezes distintos, através do samba.This dissertation focus on the process of representation of the urban samba from Rio de Janeiro in 1950s and its rebirth as a modern icon in Brazil. The research endeavours to interpret the drivers of this transformation, its consequences and its influence on the construction of the Brazilian identity. The greater part of the body of work is constituted by songs from the radio programme Quando Canta o Brasil, broadcast by Rádio Nacional from 1952 to 1957. This primary source supports the analyses of the different types of samba broadcast in the programme and their subsequent development in related sub-types. A snapshot of the urban samba from Rio de Janeiro in the 1950s, organised according to its types, is presented. The research examines the use of popular music as a starting point in the aggregation of a national identity and takes into consideration the appropriation of samba, by the government of the then President Getúlio Vargas, as an icon for national reference. The importance of the Brazilian National Orchestra (at that period conducted by Radamés Gnattali) in the process of representation of samba is also analysed, through the prism of the radio programme’s repertoire. The research carried out indicated that, after being converted as a national icon, the samba goes through a process of change, adopting a new style and distancing itself from its original forms of expression established at the end of the 19th century in Rio de Janeiro. The bulk of the academic literature is embedded on the concepts of heterogeneity and transcultural mediation by Hermano Vianna (1995), and of the musical-theoretic path by Carlos Sandroni (2001), which point towards the stylistic changes that took place in the rhythm of samba and illustrate a new pattern for its social significance. Listening is perceived as an active, dynamic endeavour, capable of constructing new meanings on both the individual and collective levels, and influencing societal interactions. Identity is seen as an interrelational element, built upon multiple exchanges in the diverse social environments and in the interpersonal sphere. Music is approached as a key building block in the construction of the Brazilian identity, mediating often distinct contexts, social groups, sounds and social codes—through samba.Submitted by Juliana Ribeiro (jucanta@hotmail.com) on 2023-07-26T15:13:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf: 3916889 bytes, checksum: 5a464380a3019c398cb466e6a67962cc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-27T14:31:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf: 3916889 bytes, checksum: 5a464380a3019c398cb466e6a67962cc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-27T14:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf: 3916889 bytes, checksum: 5a464380a3019c398cb466e6a67962cc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2010-08-16porUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) UFBABrasilEDUFBAAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSamba; Representation; National Identity; Orchestration.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAOSambaIdentidade social - BrasilMúsica brasileira - Anos 1950Radio Nacional do BrasilQuando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.When Brazil sings: an analysis of Rio de Janeiro's urban samba on Rádio Nacional in the 1950s.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMoura, Milton Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785505U5Moura, Milton Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785505U5Santanna, Marildahttp://lattes.cnpq.br/3755384188855787Abib, Pedro Rodolpho Jungershttp://lattes.cnpq.br/8287621182146633https://lattes.cnpq.br/3483495586821246Ribeiro, Juliana BatistaRIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - ( POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/2010.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTRIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf.txtRIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdf.txtExtracted texttext/plain340824https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/4/RIBEIRO%20Juliana%20Batista%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%2001.pdf.txt80e512e4390e6b91481304c65e74c611MD54ORIGINALRIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdfRIBEIRO Juliana Batista Dissertação Mestrado 01.pdfRIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – (POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/ 2010.application/pdf3916889https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/1/RIBEIRO%20Juliana%20Batista%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%2001.pdf5a464380a3019c398cb466e6a67962ccMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/374512023-07-29 02:07:49.289oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-29T05:07:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv When Brazil sings: an analysis of Rio de Janeiro's urban samba on Rádio Nacional in the 1950s.
title Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
spellingShingle Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
Ribeiro, Juliana Batista
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO
Samba
Identidade social - Brasil
Música brasileira - Anos 1950
Radio Nacional do Brasil
Samba; Representation; National Identity; Orchestration.
title_short Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
title_full Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
title_fullStr Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
title_full_unstemmed Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
title_sort Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950.
author Ribeiro, Juliana Batista
author_facet Ribeiro, Juliana Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Milton Araújo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785505U5
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moura, Milton Araújo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785505U5
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santanna, Marilda
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3755384188855787
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Abib, Pedro Rodolpho Jungers
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8287621182146633
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/3483495586821246
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Juliana Batista
contributor_str_mv Moura, Milton Araújo
Moura, Milton Araújo
Santanna, Marilda
Abib, Pedro Rodolpho Jungers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO
Samba
Identidade social - Brasil
Música brasileira - Anos 1950
Radio Nacional do Brasil
Samba; Representation; National Identity; Orchestration.
dc.subject.por.fl_str_mv Samba
Identidade social - Brasil
Música brasileira - Anos 1950
Radio Nacional do Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Samba; Representation; National Identity; Orchestration.
description Esta dissertação tem como objeto de estudos o processo de emblematização do samba urbano carioca nos anos 1950 e sua reconfiguração como ícone nacional moderno. Busca-se entender os vetores que conduziram a esta formação, suas consequências e influências no processo da construção identitária brasileira. O corpus do trabalho são as canções do programa Quando Canta o Brasil, transmitido pela Rádio Nacional de 1952 a 1957, fonte primária que alicerça as análises dos tipos de samba aí encontrados e dos seus desdobramentos em estilos hifenizados. Trata-se de organizar um quadro tipológico do samba urbano carioca na década de 50 e compreender o processo de construção da identidade nacional a partir da música popular, levando em consideração as apropriações do governo Vargas para a consolidação do estilo como referência nacional. Investiga-se a importância da Orquestra Brasileira sob regência de Radamés Gnattali no processo de emblematização do samba, através do repertório do programa. Ao longo da pesquisa, constatou-se que o samba convertido em ícone para o país foi reestilizado, apropriado e orquestrado, distanciando-se da sua forma de expressão no final do século XIX, no Rio de Janeiro. O corpo teórico é embasado pelos conceitos de heterogeneidade e mediação transcultural em Hermano Vianna (1995) e no caminho teórico-musical de Carlos Sandroni (2001), que aponta as estilizações ocorridas com a célula rítmica do samba, retratando um novo paradigma na sua ressignificação social. A escuta é encarada como espaço ativo, capaz de construir significados individuais e coletivos, influenciando na formação das relações sociais. A identidade é vista como elemento relacional, construída a partir de trocas múltiplas, nas diversas esferas que compõem o social, agregando caracteres de pertença interpessoais. A música é tratada como elemento fundamental e transversal na construção identitária do Brasil, mediando contextos, grupos sociais, sonoridades, padrões e comportamentos muitas vezes distintos, através do samba.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-27T14:31:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-27T14:31:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – (POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/ 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37451
identifier_str_mv RIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – (POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/ 2010.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv RIBEIRO, Juliana. Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950. Dissertação defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - ( POSCULTURA) FACOM/ UFBA, Bahia, p. 137 f.: il. + anexo, em 16/08/2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EDUFBA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/4/RIBEIRO%20Juliana%20Batista%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%2001.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/1/RIBEIRO%20Juliana%20Batista%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%2001.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37451/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 80e512e4390e6b91481304c65e74c611
5a464380a3019c398cb466e6a67962cc
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459892863795200