Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117620 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Alexander de Freitas |
id |
UFBC_0fa6dd8ae0f9d7f72f38880943219014 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:117620 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichêACONTECIMENTOATIVISMOCLICHÊDEVIRIMAGEMOCUPAÇÕES DE ESCOLASPENSAMENTOSECUNDARISTAACTIVISMBECOMINGHAPPENINGIMAGESCHOOL OCCUPATIONSSECONDARY STUDENTSTHOUGHTPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Alexander de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC , Programa de Pós-Graduação em Filosofia, São Bernardo do Campo, 2019.O levante dos estudantes secundaristas de São Paulo, entre 2015 e 2016, coloca em cena o problema da crise de imaginação em tempos de um suposto esgotamento de novas experiências políticas e suas aberturas de possíveis. A partir dessa questão disparadora, a presente pesquisa problematiza os modos de produção e de representação imagética dos ativismos das juventudes contemporâneas, a fim de mostrar: a) como as imagens-clichê encobrem as forças disruptivas do acontecimento ao impor um controle do pensamento e uma redução do olhar; b) quais composições escapam a essa ordem e dão a pensar novas formas de imaginar a luta dos secundas. Para tanto, propõe-se deslocamentos analíticos entrecruzando diferentes referenciais teóricos perspectivados por Gilles Deleuze, Félix Guattari e Georges Didi-Huberman, dada a complexidade dos materiais levantados e das invenções que deles derivam. Argumenta-se que a experiência exige uma suspensão do automatismo fabricado pelo circuito das imagens-clichê em proveito de uma imersão em suas zonas intensivas e que a inconcludência das lutas e de suas invenções ampliam a capacidade de imaginação política com a transformação e o recrudescimento das formas de vida erráticas, intempestivas e insuspeitas. Desse modo, a tática torna-se diferencial e os corpos tornam-se outros: devir-ocupa, devir-secunda. Organizada em três seções, a dissertação traça, inicialmente, um mapeamento das tramas discursivas para pôr em discussão em que medida as interpretações e representações que se hegemonizam despolitizam os ativismos/ativistas e com quais referenciais pode-se positivar as invenções combativas dos secundas. Em seguida, a partir da análise de quatro materiais audiovisuais, problematiza quais imagens da juventude são fabricadas e por meio de quais dispositivos essas representações são colocadas em funcionamento em um episódio de Malhação: Seu Lugar no Mundo, numa vídeo-reportagem de TV Folha, Livros abertos... escolas ocupadas..., e em dois documentários: Acabou a paz! Isso aqui vai virar o Chile! e Lute como uma menina!. Por fim, a terceira seção coloca o próprio ato analítico em xeque à medida que a natureza do objeto de pesquisa construído requer graus distintos para expressão do pensamento e da escrita. Assim, ensaia com a peça Quando Quebra Queima e o vídeo Escolas, a composição de um procedimento teatal, ou uma espécie de método anômalo para uma política da análise, a fim de afirmar a pluralidade do sentido da luta, a fecundidade da parte irredutível e inesgotável do acontecimento.The uprising of the secondary students in São Paulo, between 2015 and 2016, puts on the scene the problem of the crisis of imagination in time of a supposed exhaustion of new political experiences and their possible openings. From this starting question, the present investigation problematizes the way of production and the imaging representation of the activism of contemporary youth showing: a) of the happening as the cliché-images mask the disruptive forces by imposing a control of thought and a looking reduction ;b) which readings escape this order and think new ways of imagining the secondary students struggle. Then it proposes analytical shifts through different theoretical perspectives by Gilles Deleuze, Félix Guattari and Georges Didi-Huberman, according to, given the complexity of introduced materials and of inventions that come from them. They argue that experience requires a suspension of automatism made by the cliché-image circuit in order to take advantage of immersion in its intensive zones and that the incongruity of struggles and their inventions enlarge the capacity for political imagination with the transformation and intensification of erratic, untimely and unsuspected kind of life. By the way the tactic becomes differential and the bodies become other: becoming-occupying students, becoming-secondary students. The paper is organized in three sections and draws, in the beginning, a mapping of discursive plots to discuss the extent to which the interpretations and representations that are hegemonized depoliticize the activisms / activists and with which referential can agree the combative inventions of the secondary students. After, from the analysis of four audiovisual materials, it problematizes which images of youth are made and by means of which devices these representations are put into operation in an episode of Malhação: Seu Lugar no Mundo, in a reporting video of TV Folha, Livros abertos ... escolas ocupadas ..., and in two documentaries: Acabou a paz! Isso aqui vai virar o Chile! and Lute como uma menina! At last, the third section puts the analytical act itself in check in order to the nature of the search object made requires different levels for expression of thought and writing. Then, he rehearses with the play Quando Quebra Queima and the Escolas video, the composition of a teatal procedure, or a kind of anomalous method for a politics of analysis, in order to affirm the plurality of the sense of struggle, the fecundity of the irreducible part and inexhaustible happening.Freitas, AlexanderRibeiro, Cintya ReginaCarvalho, Alexandre Filordi deNastasi, Sérgio Lima dos Santos2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf105 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117620http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117620&midiaext=77240http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117620&midiaext=77239Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=117620porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-10T11:24:06Zoai:BDTD:117620Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-10-10T11:24:06Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê |
title |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê |
spellingShingle |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê Nastasi, Sérgio Lima dos Santos ACONTECIMENTO ATIVISMO CLICHÊ DEVIR IMAGEM OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PENSAMENTO SECUNDARISTA ACTIVISM BECOMING HAPPENING IMAGE SCHOOL OCCUPATIONS SECONDARY STUDENTS THOUGHT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC |
title_short |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê |
title_full |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê |
title_fullStr |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê |
title_full_unstemmed |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê |
title_sort |
Devir-secunda : ativismos das juventudes contemporâneas entre as imagens-clichê |
author |
Nastasi, Sérgio Lima dos Santos |
author_facet |
Nastasi, Sérgio Lima dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Alexander Ribeiro, Cintya Regina Carvalho, Alexandre Filordi de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nastasi, Sérgio Lima dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ACONTECIMENTO ATIVISMO CLICHÊ DEVIR IMAGEM OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PENSAMENTO SECUNDARISTA ACTIVISM BECOMING HAPPENING IMAGE SCHOOL OCCUPATIONS SECONDARY STUDENTS THOUGHT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC |
topic |
ACONTECIMENTO ATIVISMO CLICHÊ DEVIR IMAGEM OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PENSAMENTO SECUNDARISTA ACTIVISM BECOMING HAPPENING IMAGE SCHOOL OCCUPATIONS SECONDARY STUDENTS THOUGHT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Alexander de Freitas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117620 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117620&midiaext=77240 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=117620&midiaext=77239 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=117620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 105 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502161086971904 |