Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Breno Arsioli Moura |
id |
UFBC_0ff787b8f12fd75cda2ab0f907818950 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:118083 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didáticaYoung, Thomas, 1773-1829ÓPTICAHISTÓRIA DA CIÊNCIANATUREZA DA CIÊNCIAENSINO CONTEXTUALIZADOOPTICSHISTORY OF SCIENCENATURE OF SCIENCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Breno Arsioli MouraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2019.A busca por uma melhor compreensão sobre o conhecimento científico tem estimulado, nas últimas décadas, o crescimento no número de pesquisas voltadas à novas abordagens em seu ensino nas escolas em todo o país. Conhecer os aspectos da Natureza da Ciência é necessário, para que se coloque em discussão tópicos que permeiam o desenvolvimento científico e contribuem para uma formação educacional crítica e reflexiva. Um dos caminhos para abordar questões da Natureza da Ciência no Ensino de Ciências, é o uso da História da Ciência. Essa dissertação apresenta como objetivo principal a introdução de uma proposta didática que emprega o uso de fontes históricas de forma contextualizada para o ensino de Óptica Física no Ensino Médio. Ela também apresenta como foco as questões da natureza da luz e da Natureza da Ciência presentes nos textos de Thomas Young (1773-1829) publicado no início do século XIX, que tratam sobre a formulação do princípio da interferência da luz. Young é conhecido pelo experimento da fenda dupla que permite expor características ondulatórias da luz. A proposta didática é fundamentada na adaptação da Abordagem Multicontextual da História da Ciência (AMHIC), que envolve trabalhar episódios históricos por meio de diferentes contextos. A dissertação deseja contribuir ao professor de Ensino Médio, não especialista em História da Ciência, com novas abordagens de ensino que permitam momentos de diálogos e reflexão em sala de aula e, que propicie o interesse pela Ciência e sobre Ciência por parte dos alunos, ao fomentar uma formação científica crítica e transformadora.The search for a better understanding of the scientific knowledge has stimulated, in the last decades, the growth in the research number for new approaches in schools throughout the country. Knowing the aspects of the Nature of Science is necessary, so that topics that permeate scientific development and contribute to a critical and reflective educational formation are put into discussion. One way to approach a Nature of Science matter in Science Teaching, is the use of Science History. This dissertation has as its main goal the introduction of a new didactic proposal that use historic sources in a contextualized way for Optics in High School. It also presents as some of its focus matters related to the nature of light and the nature of Science in Thomas Young texts published in the beginning of the 19th century, which deals with the light interference principle. Young is known by the Double Slit Experiment. The didactic proposal has its grounds on the adaptation of the Multi-Contextual Approach of History of Science (MCAHS), which involves working with historic episodes through different contexts. The Dissertation wishes to contribute to the High School Teacher, non-specialist in Science History, with new teaching approaches which might allow new dialogs and reflections in the classroom and might promote the interest in and about Science, instigating a critical and transformative scientific education.Moura, Breno ArsioliCosta, Lúcio CamposDias, Valéria SilvaOliveira, Michele Silva2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083&midiaext=77374http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083&midiaext=77373Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118083porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:49:24Zoai:BDTD:118083Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T15:49:24Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática |
title |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática |
spellingShingle |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática Oliveira, Michele Silva Young, Thomas, 1773-1829 ÓPTICA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NATUREZA DA CIÊNCIA ENSINO CONTEXTUALIZADO OPTICS HISTORY OF SCIENCE NATURE OF SCIENCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática |
title_full |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática |
title_fullStr |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática |
title_full_unstemmed |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática |
title_sort |
Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática |
author |
Oliveira, Michele Silva |
author_facet |
Oliveira, Michele Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Breno Arsioli Costa, Lúcio Campos Dias, Valéria Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Michele Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Young, Thomas, 1773-1829 ÓPTICA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NATUREZA DA CIÊNCIA ENSINO CONTEXTUALIZADO OPTICS HISTORY OF SCIENCE NATURE OF SCIENCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
Young, Thomas, 1773-1829 ÓPTICA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NATUREZA DA CIÊNCIA ENSINO CONTEXTUALIZADO OPTICS HISTORY OF SCIENCE NATURE OF SCIENCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Breno Arsioli Moura |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083&midiaext=77374 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083&midiaext=77373 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 132 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502161175052288 |