Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Michele Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Breno Arsioli Moura
id UFBC_0ff787b8f12fd75cda2ab0f907818950
oai_identifier_str oai:BDTD:118083
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didáticaYoung, Thomas, 1773-1829ÓPTICAHISTÓRIA DA CIÊNCIANATUREZA DA CIÊNCIAENSINO CONTEXTUALIZADOOPTICSHISTORY OF SCIENCENATURE OF SCIENCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Breno Arsioli MouraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2019.A busca por uma melhor compreensão sobre o conhecimento científico tem estimulado, nas últimas décadas, o crescimento no número de pesquisas voltadas à novas abordagens em seu ensino nas escolas em todo o país. Conhecer os aspectos da Natureza da Ciência é necessário, para que se coloque em discussão tópicos que permeiam o desenvolvimento científico e contribuem para uma formação educacional crítica e reflexiva. Um dos caminhos para abordar questões da Natureza da Ciência no Ensino de Ciências, é o uso da História da Ciência. Essa dissertação apresenta como objetivo principal a introdução de uma proposta didática que emprega o uso de fontes históricas de forma contextualizada para o ensino de Óptica Física no Ensino Médio. Ela também apresenta como foco as questões da natureza da luz e da Natureza da Ciência presentes nos textos de Thomas Young (1773-1829) publicado no início do século XIX, que tratam sobre a formulação do princípio da interferência da luz. Young é conhecido pelo experimento da fenda dupla que permite expor características ondulatórias da luz. A proposta didática é fundamentada na adaptação da Abordagem Multicontextual da História da Ciência (AMHIC), que envolve trabalhar episódios históricos por meio de diferentes contextos. A dissertação deseja contribuir ao professor de Ensino Médio, não especialista em História da Ciência, com novas abordagens de ensino que permitam momentos de diálogos e reflexão em sala de aula e, que propicie o interesse pela Ciência e sobre Ciência por parte dos alunos, ao fomentar uma formação científica crítica e transformadora.The search for a better understanding of the scientific knowledge has stimulated, in the last decades, the growth in the research number for new approaches in schools throughout the country. Knowing the aspects of the Nature of Science is necessary, so that topics that permeate scientific development and contribute to a critical and reflective educational formation are put into discussion. One way to approach a Nature of Science matter in Science Teaching, is the use of Science History. This dissertation has as its main goal the introduction of a new didactic proposal that use historic sources in a contextualized way for Optics in High School. It also presents as some of its focus matters related to the nature of light and the nature of Science in Thomas Young texts published in the beginning of the 19th century, which deals with the light interference principle. Young is known by the Double Slit Experiment. The didactic proposal has its grounds on the adaptation of the Multi-Contextual Approach of History of Science (MCAHS), which involves working with historic episodes through different contexts. The Dissertation wishes to contribute to the High School Teacher, non-specialist in Science History, with new teaching approaches which might allow new dialogs and reflections in the classroom and might promote the interest in and about Science, instigating a critical and transformative scientific education.Moura, Breno ArsioliCosta, Lúcio CamposDias, Valéria SilvaOliveira, Michele Silva2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083&midiaext=77374http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083&midiaext=77373Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118083porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:49:24Zoai:BDTD:118083Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T15:49:24Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
title Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
spellingShingle Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
Oliveira, Michele Silva
Young, Thomas, 1773-1829
ÓPTICA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
NATUREZA DA CIÊNCIA
ENSINO CONTEXTUALIZADO
OPTICS
HISTORY OF SCIENCE
NATURE OF SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
title_full Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
title_fullStr Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
title_full_unstemmed Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
title_sort Thomas Young e o princípio da interferência : reflexões sobre a construção de uma proposta didática
author Oliveira, Michele Silva
author_facet Oliveira, Michele Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Breno Arsioli
Costa, Lúcio Campos
Dias, Valéria Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Michele Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Young, Thomas, 1773-1829
ÓPTICA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
NATUREZA DA CIÊNCIA
ENSINO CONTEXTUALIZADO
OPTICS
HISTORY OF SCIENCE
NATURE OF SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic Young, Thomas, 1773-1829
ÓPTICA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
NATUREZA DA CIÊNCIA
ENSINO CONTEXTUALIZADO
OPTICS
HISTORY OF SCIENCE
NATURE OF SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Breno Arsioli Moura
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083&midiaext=77374
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118083&midiaext=77373
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118083
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
132 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502161175052288