Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Berdnikoff, Anatoli Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da Silva
id UFBC_11ff4e92fa6e2c014edcb7cf4d318211
oai_identifier_str oai:BDTD:108491
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadoresMUSEUSCENTROS DE CIÊNCIAMEDIADORESMuseumsSCIENCE CENTERSMEDIATORSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.Espaços de educação não formal são importantes pela contribuição educacional em nossa sociedade. Estes espaços funcionam como uma ferramenta pedagógica e possuem o potencial de aproximar estudantes da ciência, além de colocar novas formas de compreensão científicas para o cidadão. A exemplo, os museus e centros de ciência, lidam com uma nova dimensão na experiência educacional, a partir de experimentos interativos, fazendo-se vincular as esferas afetivas e cognitivas do visitante com as exposições desses locais. No entanto, para que ocorra a comunicação e discussão de aspectos científicos e tecnológicos propostos pelos espaços de educação não formal, vê-se necessária a existência de uma mediação, realizada pelos profissionais atuantes desses espaços, capazes de estabelecerem uma relação didática entre os experimentos do museu e seu público. Compreender suas concepções, seus saberes, assim como sua atuação e discursos utilizados, torna-se de suma importância para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem nesses ambientes. O presente estudo foi realizado no espaço de educação não formal "Sabina ¿ Escola Parque do Conhecimento", no qual foram analisadas as Visitas Focadas oferecidas pelo museu, a partir das exposições que envolvem o estudo dos animais. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando-se como procedimento metodológico o Estudo de Caso, e tendo como objetivo central a análise das concepções, bem como do desenvolvimento do discurso dos mediadores do espaço em sua atuação profissional, com base na observação das visitações de grupos de estudantes da educação básica, e em entrevistas realizadas com seus profissionais. O corpo amostral foi constituído de sete mediadores, e as características das observações e entrevistas foram analisadas através da Análise Textual Discursiva. As categorias de análise foram adaptadas do conceito do Saber da Mediação, formulado por Queiróz e colaboradores (2002), Saberes Docentes, de Tardif (2012) e Saberes Museais de Formação, de Gomes e Cazelli (2016). Os resultados demonstram que os mediadores possuem uma compreensão da importância de seu papel, e fazem o uso dos saberes das categorias elaboradas. No entanto notou-se que, apesar das diferenciações, o padrão discursivo nas visitações é muito semelhante entre os mediadores, assim como interações e mesmo incorreções no que tange aos saberes analisados. Isto demonstra um mesmo modelo de aprendizagem dos experimentos, construída principalmente através da observação do modo de ensino dos demais mediadores, e por um possível déficit na quantidade e/ou ausência de formações continuadas.Non-formal education spaces are important for the educational contribution in our society. These spaces work as a pedagogical tool and have the potential to bring students closer to science, in addition bring new forms of scientific understanding for the citizens. For example, museums and science centers deal with a new dimension in educational experience from interactive experiments, linking the visitor's emotional and cognitive spheres with the exhibitions of these places. However, in order for the communication and discussion of scientific and technological aspects proposed by the non-formal education spaces to occur, it is necessary to have a mediation, carried out by professionals working in these spaces, capable of establishing a didactic relationship between the experiments of the museum and its public. Understanding their conceptions, their knowledge, as well as their actions and discourses used, results in an importance for the improvement of the teaching-learning process in these environments. The present study was carried out in the non - formal education space "Sabina ¿ Escola Parque do Conhecimento", where the Focused Visits offered by the museum were analyzed, from the exhibitions that involve the study of the animals. The research has a qualitative nature, using as a methodological procedure a case study, and has as main objective the analysis of the conceptions, as well as the discourse development of the mediators in their professional performance, based on the observation of basic education students visit, and in interviews with their professionals. The sample of subjects consisted of seven mediators, and the characteristics of the observations and interviews were analyzed through Discursive Textual Analysis. The categories of analysis were adapted from the concept of Mediation Knowledge, formulated by Queiroz and collaborators (2002), Teaching Knowledge, by Tardif (2012) and Museum Formation Knowledge of Gomes e Cazelli (2016). The results demonstrate that the mediators have an understanding of the importance of their role, and make use of the knowledge of the categories elaborated. However, it was noted that, despite the differences, the discursive pattern in the visits is very similar among the mediators, as well as interactions and even inaccuracies regarding the analyzed knowledge. This demonstrates the same model of learning of the experiments, constructed mainly through the observation of the way of teaching of the other mediators, and by a possible deficit in the quantity and / or absence of continuous formations.Silva, João Rodrigo Santos daLamas, Adriana Pugliese NettoDominguez, Celi Rodrigues ChavesBerdnikoff, Anatoli Nascimento2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491&midiaext=75246http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491&midiaext=75245Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108491porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-29T14:49:24Zoai:BDTD:108491Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-03-29T14:49:24Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
title Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
spellingShingle Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
Berdnikoff, Anatoli Nascimento
MUSEUS
CENTROS DE CIÊNCIA
MEDIADORES
Museums
SCIENCE CENTERS
MEDIATORS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
title_full Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
title_fullStr Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
title_full_unstemmed Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
title_sort Mediação na Sabina - Escola Parque do Conhecimento : um estudo sobre os discursos dos mediadores
author Berdnikoff, Anatoli Nascimento
author_facet Berdnikoff, Anatoli Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Rodrigo Santos da
Lamas, Adriana Pugliese Netto
Dominguez, Celi Rodrigues Chaves
dc.contributor.author.fl_str_mv Berdnikoff, Anatoli Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv MUSEUS
CENTROS DE CIÊNCIA
MEDIADORES
Museums
SCIENCE CENTERS
MEDIATORS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic MUSEUS
CENTROS DE CIÊNCIA
MEDIADORES
Museums
SCIENCE CENTERS
MEDIATORS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. João Rodrigo Santos da Silva
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491&midiaext=75246
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108491&midiaext=75245
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108491
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502158495940608