Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Vera Maria de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102683
Resumo: Orientadora: Profa Dra Maria Candida Varone de Moraes Capecchi
id UFBC_30692af7e537acf2892f9681135f157d
oai_identifier_str oai:BDTD:102683
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantilEDUCAÇÃO INFANTILCIÊNCIA - ESTUDO E ENSINOATIVIDADE DE CONHECIMENTO FÍSICOKIDS EDUCATIONPHYSICAL KNOWLEDGE ACTIVITYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa Dra Maria Candida Varone de Moraes CapecchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.A Educação Infantil (EI) no Brasil já assumiu diferentes funções ao longo da sua história: assistencialista, compensatória e preparatória, até tornar-se primeira etapa da Educação Básica, com a publicação da Constituição Federal de 1988. Tantas transformações neste percurso, desencadearam e possibilitaram discussões pautadas em concepções de ensino que consideram a prática dialogada, como elemento vital na construção de saberes histórica e socialmente constituídos. Neste contexto e aliadas às vertentes teóricas construtivistas, as vivências individuais dos pequenos ajudaram a provocar reflexões e novas posturas, tanto para os alunos, quanto para os professores. É nesse universo de ressignificação de saberes que este trabalho se estrutura. Focamos o olhar sobre o ensino de ciências na EI, numa investigação que busca identificar indícios de Alfabetização Científica (AC) nos registros e discussões dos pequenos na escola e, também, averiguar práticas pedagógicas que favoreçam este aspecto. Para tanto, apresentamos uma sequência didática (SD) elaborada a partir de uma brincadeira do conhecimento físico, escolhida pelas crianças: bolinhas de sabão, com o intuito de favorecer a vivência prática, o questionamento e as discussões como elementos chave, na construção de aprendizagens dos assuntos das ciências. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e os dados foram obtidos através de múltiplas fontes, como rodas de conversa registradas em áudio e vídeo, fotos e registros produzidos pelas crianças nas quatro etapas da SD. A análise dos dados foi embasada nas competências científicas propostas por Furman (2009), nos indicadores de Alfabetização Científica elaborados por Sasseron e Carvalho (2008),) e nos tipos de conteúdo descritos por Zabala (2008). Assim, identificamos a presença de indícios de AC na EI, contemplando os três instrumentos de análise usados nesta empreitada.The Children Education (CE) in Brazil has assumed different functions along its history: welfarist, compensatory and preparatory until become the first step on Basic Education after published of the Federal Constitution on 1988. Many transformations on this trajectory started and supported discussions based on teaching concepts that consider the dialectic practice as vital element on building of social and historical established knowledge. On this context and allied to theoretical constructive view, the living experiences of the children help to achieve reflection and new behavior from teachers and students. It is on this universe of redefinition of meaning of knowledge that this work has been based on. We focus our vision on science teaching on CE, on an investigation that seeks to identify traces of Scientific Literacy (SL) on the records and discussions of the children at school and also to evaluate pedagogical practices that support this aspect. For this purpose, we present a Didactic Sequence (DS) based on a joke of physical knowledge chosen by the children - soup bubbles - intending to ease the practical experience, the questioning and discussions, as key elements for building the Science subject learning. This is a research with qualitative approach. The data was achieved from multiple sources such as conversation groups recorded on audio and video, pictures and records produced by children on all five steps of DS. The data analysis was inspired on the indicators of Scientific Literacy made by Sasseron e Carvalho (2008), on the scientific competences proposed by Furman (2009) and on the types of content by Zabala (2008). We have identified presence of traces of Science Literacy (SL) on Children Education (CE) on the three analysis instruments used on this research.Capecchi, Maria Candida Varone de MoraisDominguez, Celi Rodrigues ChavesAltarugio, Maisa HelenaSilva, Vera Maria de Lima2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf178 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102683http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102683&midiaext=72829http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102683&midiaext=72830Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=102683porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-07T15:09:58Zoai:BDTD:102683Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-02-07T15:09:58Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil
title Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil
spellingShingle Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil
Silva, Vera Maria de Lima
EDUCAÇÃO INFANTIL
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
ATIVIDADE DE CONHECIMENTO FÍSICO
KIDS EDUCATION
PHYSICAL KNOWLEDGE ACTIVITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil
title_full Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil
title_fullStr Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil
title_full_unstemmed Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil
title_sort Ciências por investigação : uma abordagem para brincadeiras na educação infantil
author Silva, Vera Maria de Lima
author_facet Silva, Vera Maria de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
Dominguez, Celi Rodrigues Chaves
Altarugio, Maisa Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vera Maria de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFANTIL
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
ATIVIDADE DE CONHECIMENTO FÍSICO
KIDS EDUCATION
PHYSICAL KNOWLEDGE ACTIVITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic EDUCAÇÃO INFANTIL
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
ATIVIDADE DE CONHECIMENTO FÍSICO
KIDS EDUCATION
PHYSICAL KNOWLEDGE ACTIVITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa Dra Maria Candida Varone de Moraes Capecchi
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102683
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102683&midiaext=72829
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102683&midiaext=72830
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=102683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
178 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502156147130368