Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Edson Bezerra da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108473
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Breno Arsioli Moura
id UFBC_4b23817e9d14e5a5f52d0236f20e5835
oai_identifier_str oai:BDTD:108473
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino MédioFÍSICA - ESTUDO E ENSINOGalileu, 1564-1642HISTÓRIA DA CIÊNCIAPHYSICS TEACHINGHISTORY OF SCIENCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Breno Arsioli MouraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2017.Já não é mais novidade no meio educacional a necessidade de aprimorar o ensino da física, em busca de uma formação de alunos mais críticos em relação ao saber científico. Isso envolve, entre outras coisas, a introdução de conteúdos históricos sobre a ciência em sala de aula. Este trabalho apresenta uma proposta de introdução da história da ciência no ensino de física por meio de atividades envolvendo fontes primárias. As fontes abarcam os trabalhos de Galileu Galilei no início do século XVII, em meio às discussões sobre qual sistema de mundo era o verdadeiro, o geocêntrico ¿ aceito amplamente até então ¿ ou o heliocêntrico, proposto por Nicolau Copérnico décadas antes e defendido por Galileu. A proposta, construída após um aprofundamento na historiografia moderna da ciência, busca contemplar professores e demais interessados que desejem trabalhar aspectos introdutórios sobre o geocentrismo e o heliocentrismo, bem como acerca da relevância dos trabalhos de Galileu para o desenvolvimento da ciência moderna.It is no longer new the necessity to improve physics teaching, towards an education that foster a more critical view on the scientific knowledge by the students. This implies, among other things, the introduction of historical content about science in classroom activities. This dissertation presents a proposal to introduce historical content in physics classes from the use of primary sources. The sources comprehend the works of Galileo Galilei at the beginning of the seventeenth-century, in the middle of the discussions on which system of world was true, the geocentric ¿ widely accepted at that time ¿ or the heliocentric, proposed by Nicolaus Copernicus decades before and adopted by Galileo. The proposal was elaborated from a deep immersion of the current standarts of modern historiography of science and aims to offer to teachers and other public resources to discuss geocentrism and heliocentrism, as well as the relevance of Galileo to the development of modern science.Moura, Breno ArsioliCosta, Lúcio CamposSchmiedecke, Winston GomesSilva, Edson Bezerra da2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108473http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108473&midiaext=75216http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108473&midiaext=75215Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108473porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:04:47Zoai:BDTD:108473Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T09:04:47Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio
title Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio
spellingShingle Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio
Silva, Edson Bezerra da
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
Galileu, 1564-1642
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
PHYSICS TEACHING
HISTORY OF SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio
title_full Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio
title_fullStr Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio
title_sort Fontes primárias de Galileu no ensino de física : uma proposta envolvendo natureza da ciência para o Ensino Médio
author Silva, Edson Bezerra da
author_facet Silva, Edson Bezerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Breno Arsioli
Costa, Lúcio Campos
Schmiedecke, Winston Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edson Bezerra da
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
Galileu, 1564-1642
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
PHYSICS TEACHING
HISTORY OF SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
Galileu, 1564-1642
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
PHYSICS TEACHING
HISTORY OF SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Breno Arsioli Moura
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108473
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108473&midiaext=75216
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108473&midiaext=75215
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
116 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799773496943837184