O além-do-homem como alternativa ao trans-humanismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Novais, Maria Helena de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122010
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Luciana Zaterka
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spelling O além-do-homem como alternativa ao trans-humanismoTRANS-HUMANISMOALÉM-DO-HOMEMTORNAR-SE QUEM SE ÉMELHORAMENTO HUMANOCIENTIFICISMOTRANSHUMANISMBEYOND-MANBECOME WHO YOU AREHUMAN ENHANCEMENTSCIENTISMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Luciana ZaterkaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, São Bernardo do Campo, 2020.A associação do conceito nietzschiano de além-do-homem com o trans-humanismo tornou-se tema de acirradas discussões internacionais. Com o intuito de ir além da polêmica, esta dissertação adotou como objetivo analisar as possibilidades da adoção da ética do além-do-homem como alternativa ao trans-humano. Inicialmente, levantou-se a hipótese de que ambos os conceitos são distintos, têm bases valorativas diferentes, sendo que o primeiro pode ser alternativa desejável ao segundo. Na análise conceitual do trans-humanismo, utilizou-se como ponto de partida a obra A História do Pensamento Trans-Humanista, de Nick Bostrom, e Trans-Humanismo: a busca tecnológica do melhoramento humano, de Antonio Diéguez. Estas colocaram em evidência as variáveis valorativas intrínsecas ao conceito: o cientificismo e a melhoria do humano. Foram analisadas, então, as relações do pensamento trans-humanista com o Positivismo de Auguste Comte, com o evolucionismo de Charles Darwin e o com o eugenismo de Francis Galton. Posteriormente, ao abordar a filosofia de Nietzsche, principalmente na fase madura de sua produção, foi examinado o conceito de vontade de potência, que apresenta o homem como criador de valores, a ciência moderna como expressão de decadência, o niilismo como processo histórico de criação e destruição de valores, o além-do-homem como possibilidade aberta ao homem superior empenhado em tornar-se quem é, aceitando a vida com seus obstáculos e suas dores. Foi possível constatar que o além-do-homem como alternativa ao trans-humanismo, exige a criação de uma gaia ciência, a aceitação do sofrimento e da dor como via privilegiada e indispensável do tornar-se quem se é e de superação de si. Embora sejam filosofias divergentes e diante do avanço irreversível do desenvolvimento tecnocientífico, a filosofia de Nietzsche ainda se mostra um caminho interessante de reflexão frente ao trans-humanismo, pois aponta, sobretudo, para possibilidades emancipatórias.The association of the Nietzschean concept of beyond-man with transhumanism has become the subject of intense international discussions. In order to go beyond the controversy, this dissertation has the objective of analyze the possibilities of adopting the ethics of the beyond-man as an alternative to the trans-human. Initially, it was assumed that both concepts are distinct, have different valuation bases, the former being a desirable alternative to the latter. In the conceptual analysis of transhumanism, The History of Transhumanist Thought, by Nick Bostrom, and Transhumanism: the technological search for human enhancement, by Antonio Diéguez, was taken as a starting point. These highlighted the valuing variables intrinsic to the concept: scientism and human improvement. Were analyzed the relations of transhumanism with the Auguste Comte's Positivism, Charles Darwin's evolutionism and Francis Galton's eugenics. Subsequently, addressing Nietzsche's philosophy, in the mature phase of production, the concept of the will to power was analyzed, which puts man as a creator of values, modern science as an expression of decadence, nihilism as a historical process of creation and destruction of values, the beyond-man as a possibility open to the superior man committed to becoming who he is, accepting life with its obstacles and pains. It was possible to verify that the beyond-man as an alternative to transhumanism, requires the creation of a gay science, the acceptance of suffering and pain as a privileged and indispensable way of becoming who one is and of overcoming oneself. Although they are divergent philosophies and given the irreversible advance of technoscientific development, Nietzsche's philosophy still shows an interesting way of reflection in face of transhumanism, for, above all, points to emancipatory possibilities.Zaterka, LucianaFrezzatti Júnior, Wilson AntonioMarques, Victor XimenesNovais, Maria Helena de2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132 fls. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122010http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122010&midiaext=78973http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122010&midiaext=78974Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122010porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-16T15:15:50Zoai:BDTD:122010Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-16T15:15:50Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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