O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Budrevicius, Thais Rocha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108471
Resumo: Orientadora: Profa Dra Giselle Watanabe
id UFBC_5c35dd696d1c0b31204b9bd492faec2f
oai_identifier_str oai:BDTD:108471
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireanaÁGUAMEIO AMBIENTEFÍSICA - ESTUDO E ENSINOWATERENVIRONMENTPHYSICS EDUCATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa Dra Giselle WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.As questões que permeiam a sociedade contemporânea, a exemplo dos temas relacionados ao meio ambiente, passaram a ser relevantes na Educação Básica, sendo algumas delas indicadas nos documentos oficiais que balizam o ensino brasileiro. Tomando como referência essa preo-cupação e considerando a necessidade de discuti-la pelo viés da ciência escolar, essa dissertação analisa as compreensões dos professores de Física sobre as potencialidades de abordagem do tema água em suas aulas de Física para então propor um conjunto de conceitos e assuntos que podem ser levados às escolas por um viés mais crítico através de um percurso temático sob a perspectiva freireana. Metodologicamente, tomar-se-á como base as organizações temática e conceitual produzidas com a colaboração do Grupo de Ensino Ciências e suas Complexidades e os percursos temáticos elaborados pelos professores. A partir dessas ações propõe-se um per-curso temático acerca do tema água sob o enfoque freireano, a partir dos pressupostos da Abor-dagem Temática e utilizando como metodologia para o trabalho em sala de aula os 3 Momentos pedagógicos. Dos resultados, é possível identificar que para tratar a água nas aulas de Física, os professores e professoras privilegiam aspectos conceituais voltados à Termodinâmica e bus-cam abarcar as questões políticas seguidas pelas socioambientais. A construção do percurso temático apresentado considera como questão central a distribuição da água na cidade na qual os alunos e alunas estão inseridos na busca de uma análise mais crítica por parte dos estudantes sobre as questões que permeiam essa distribuição e propondo um olhar crítico sobre os diversos meios pelos quais esses alunos e alunas tem acesso aos diversos tipos de informações sobre o tema. Esse resultado influencia a produção de um percurso temático no qual questões de natu-reza mais sociopolíticas e ambientais ganham espaço numa perspectiva freireana.Questions that are related to the environment and are prevalent in modern society are increas-ingly relevant during elementary education. Some of these questions are even indicated on the official documents that make up Brazilian education. Taking this concern with the environment into account and the important need to discuss it within the education system, the following dissertation will analyze the understanding and knowledge of the Physics Professors regarding the potential ways to approach the subject of water during physics class in order to propose a combination of concepts and subjects that can then be taken to the schools for a more critical bias. The methodology will be based on thematic and conceptual organizations produced in collaboration with the Science Teaching Group and related complexities as well as the courses prepared by the Professors. A course can then be proposed according to these actions, which is related to the subject of water with a focus on the Freirean approach based on the presupposi-tions of the thematic approach thereby utilizing the three pedagogical methods for the classroom work. According to the results, it is possible to identify that, in order to study water in physics class, the Professors should favor conceptual aspects geared toward thermodynamics and try to cover political and environmental questions. The formation of the present subject takes into account the question that is central to the distribution of water to the city in which the students are searching for a more critical analysis about the question of such distribution, proposing a critical view about the many different means by which these students are able to access the various kinds of information on the subject. These results influence the preparation of a course that offers questions that are more of a sociopolitical and environmental nature and gain ground according to the Freirean perspective.Watanabe, GiselleMiranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposSilva, Luciano FernandesBudrevicius, Thais Rocha2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108471http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108471&midiaext=75211http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108471&midiaext=75212Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108471porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-27T10:34:53Zoai:BDTD:108471Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-03-27T10:34:53Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana
title O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana
spellingShingle O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana
Budrevicius, Thais Rocha
ÁGUA
MEIO AMBIENTE
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
WATER
ENVIRONMENT
PHYSICS EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana
title_full O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana
title_fullStr O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana
title_full_unstemmed O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana
title_sort O tema água para discutir a física no Ensino Médio : um percurso temático na perspectiva freireana
author Budrevicius, Thais Rocha
author_facet Budrevicius, Thais Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Watanabe, Giselle
Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos
Silva, Luciano Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Budrevicius, Thais Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv ÁGUA
MEIO AMBIENTE
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
WATER
ENVIRONMENT
PHYSICS EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic ÁGUA
MEIO AMBIENTE
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
WATER
ENVIRONMENT
PHYSICS EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa Dra Giselle Watanabe
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108471
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108471&midiaext=75211
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=108471&midiaext=75212
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=108471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
181 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994595568189440