Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118044 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello Forato |
id |
UFBC_7322295ca82a0185eec11658155423a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:118044 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciênciasHISTÓRIA DA CIÊNCIAENSINO POR INVESTIGAÇÃOUNIDADES HISTÓRICO-INVESTIGATIVASFORMAÇÃO DE PROFESSORESFOTOSSÍNTESEHISTORY OF SCIENCESTEACHING BY INVESTIGATIONHISTORICAL-INVESTIGATIVE UNITSPHOTOSYNTHESISPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello ForatoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018.Esta pesquisa investigou o uso da História das Ciências e do Ensino por Investigação na formação inicial de professores, buscando contextualizar os conceitos científicos em uma perspectiva histórica e promovendo a reflexão de aspectos epistemológicos envolvidos em sua elaboração. O tema científico selecionado foi a fotossíntese, conteúdo presente em currículos oficiais do ensino fundamental e médio, que tem sido abordado pela literatura especializada, apontando erros conceituais em materiais didáticos e na concepção de alunos e professores de ciências e biologia. A pesquisa adotou como uma alternativa frutífera para enfrentar tais problemas a abordagem conceitual e metodológica oferecida pela história das ciências, em perspectiva investigativa, que promove a compreensão de fenômenos naturais, questões teóricas e experimentais que contribuíram para a elaboração desse conceito, conferindo significado aos conceitos científicos e favorecendo a reflexão explícita sobre aspectos relativos à natureza das ciências. Desse modo, foi elaborada uma proposta didática na perspectiva histórico-investigativa, em que narrativas históricas são interrompidas com problemas que levam os estudantes a conjecturarem hipóteses e a buscarem soluções frente ao contexto da época. O recorte histórico selecionado apresenta as contribuições de personagens como Joseph Priestley (1733-1804), Jan IngenHousz (1730-1799) e Jean Senebier (1742-1809) na investigação acerca da nutrição vegetal durante o século XVIII, e ainda, aborda algumas teorias vigentes nesse período, como a Teoria do Flogisto. A metodologia da pesquisa partiu de estudos em historiografia da história das ciências e de referenciais teóricos do ensino de ciências. Para o desenvolvimento da proposta didática foi elaborado um modelo organizador de Unidades Histórico-Investigativas, buscando conciliar informações dos fenômenos em seu respectivo contexto histórico às questões que permitissem envolver os estudantes e promover a conjectura de hipóteses e reflexões. A proposta foi aplicada em duas turmas de uma disciplina de Práticas Pedagógicas de Biologia II, para licenciandos em ciência/biologia, da Universidade Federal de São Paulo ¿ Campus Diadema. As fontes de dados constituem-se nas transcrições de gravações de áudio e de filmagens das 4 horas-aula ocorridas em cada uma das duas turmas; as atividades escritas pelos discentes e suas respostas ao questionário final; e ainda, registros de campo de uma pesquisadora observadora. Os dados foram analisados segundo uma perspectiva qualitativa de um estudo de caso, utilizando a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostram elementos formativos promovidos pela proposta didática, tanto com relação aos conceitos científicos e epistemológicos, bem como sobre a didática das ciências, por exemplo, a percepção dos licenciandos sobre o significado e a importância da contextualização de conceitos e da perspectiva investigativa na prática pedagógica, destacando que a vivencia das atividades mostrou possibilidades para suas próprias aulas. Os resultados também apontam para o diferencial formativo em se propiciar a vivência prática de experimentos históricos, ou oferecer vídeos, animações ou simulações, no sentido de detalhar os experimentos envolvidos nos estudos de caso históricos. O organizador de Unidades Histórico-Investigativas ofereceu um suporte adequado para a construção de uma abordagem visando à confluência entre as contribuições advindas da História das Ciências e do Ensino por Investigação no ambiente educacional.This research investigated the use of History of Science and Teaching by Investigation in the teacher initial training, aiming at contextualizing the scientific concepts in a historical perspective and thus promoting the reflection of epistemological aspects involved in its elaboration. The scientific theme selected was photosynthesis, a content present in official elementary and secondary education curricula, which has been approached by the specialized literature, pointing out conceptual errors in didactic materials and the conception of students and science and biology teachers. The research has adopted, as a fruitful alternative to face such problems, the conceptual and methodological approach offered by the history of sciences, in an investigative perspective, promoting the understanding of natural phenomena, theoretical and experimental questions that contributed to elaborate this concept, providing meaning to scientific concepts and encouraging explicit reflection on aspects regarding the nature of science. Therefore, a didactic proposal was elaborated in the historical-investigative perspective, in which historical narratives are interrupted with problems which lead students to conjecture hypotheses and to seek solutions before the context of the time. The selected historical approach presents the contributions of characters such as Joseph Priestley (1733-1804), Jan IngenHousz (1730-1799) and Jean Senebier (1742-1809) in the investigation of plant nutrition during the eighteenth century, and it also addresses some existing theories in this period, such as the Phlogiston Theory. The methodology of the research was based on studies in the historiography of the history of sciences and theoretical references of science teaching. To develop the didactic proposal, a Historical-Investigative Units organizing model was developed, seeking to reconcile information of the phenomena in their respective historical context to the questions, that allowed to involve the students and to promote the conjecture of hypotheses and reflections. The proposal was applied in two classes of a discipline of Pedagogical Practices of Biology II, for undergraduate students in science/biology, from Universidade Federal de São Paulo ¿ Campus Diadema. The data sources are the transcriptions of audio recordings and filming of the 4 lesson hours occurred in each of the two classes; the activities written by the students and their answers to the final questionnaire; and also, field records of an observing researcher; as well as the notes taken after the class by the author of this research, who taught the classes. The data were analyzed according to a qualitative perspective of a case study, using Bardin's content analysis. The results show formative elements promoted by the didactic proposal, both as to the scientific and epistemological concepts, as well as on the didactics of sciences ¿ for example, the perception of the undergraduate students on the meaning and importance of contextualization of concepts and the investigative perspective in the pedagogical practice, emphasizing that the experience of the activities showed possibilities to their own classes. The results also point to the formative differential in providing practical experience of historical experiments or offering videos, animations or simulations, to detail the experiments involved in the historical case studies. The Historical-Investigative Units organizer provided adequate support to construct an approach aiming at the confluence between the contributions arising from the History of Science and Teaching by Investigation in the educational environment.Forato, Thaís Cyrino de MelloMoura, Breno ArsioliPrestes, Maria Elice de BrzezinskiCardoso, Matheus Luciano Duarte2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118044http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118044&midiaext=77349http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118044&midiaext=77350Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118044porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:43:53Zoai:BDTD:118044Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T15:43:53Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências |
title |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências |
spellingShingle |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências Cardoso, Matheus Luciano Duarte HISTÓRIA DA CIÊNCIA ENSINO POR INVESTIGAÇÃO UNIDADES HISTÓRICO-INVESTIGATIVAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES FOTOSSÍNTESE HISTORY OF SCIENCES TEACHING BY INVESTIGATION HISTORICAL-INVESTIGATIVE UNITS PHOTOSYNTHESIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências |
title_full |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências |
title_fullStr |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências |
title_full_unstemmed |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências |
title_sort |
Fotossíntese no século XVIII : uma abordagem histórico-investigativa de conceitos científicos e aspectos da natureza das ciências |
author |
Cardoso, Matheus Luciano Duarte |
author_facet |
Cardoso, Matheus Luciano Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Forato, Thaís Cyrino de Mello Moura, Breno Arsioli Prestes, Maria Elice de Brzezinski |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Matheus Luciano Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA CIÊNCIA ENSINO POR INVESTIGAÇÃO UNIDADES HISTÓRICO-INVESTIGATIVAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES FOTOSSÍNTESE HISTORY OF SCIENCES TEACHING BY INVESTIGATION HISTORICAL-INVESTIGATIVE UNITS PHOTOSYNTHESIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
HISTÓRIA DA CIÊNCIA ENSINO POR INVESTIGAÇÃO UNIDADES HISTÓRICO-INVESTIGATIVAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES FOTOSSÍNTESE HISTORY OF SCIENCES TEACHING BY INVESTIGATION HISTORICAL-INVESTIGATIVE UNITS PHOTOSYNTHESIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello Forato |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118044 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118044&midiaext=77349 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118044&midiaext=77350 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 175 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502161139400704 |