Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santos, Márcia Cunha dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75531
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
id UFBC_766905255e856afb82b65f9d04d1c031
oai_identifier_str oai:BDTD:75531
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS)SEXUALIDADEEDUCAÇÃOENSINO PÚBLICO - MOGI DAS CRUZES (SP)GENDERSEXUALITYEDUCATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos MirandaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, 2014.A presente pesquisa fora realizada no ano de 2012 junto a educadores/as, coordenadores/as e a equipe técnica da Diretoria de Ensino (D.E.) de Mogi das Cruzes ¿ SP, com o objetivo principal de identificar os discursos sobre gênero e diversidade sexual que perpassam os projetos de educação para a sexualidade nas escolas da região. Além da observação e da análise de 30 projetos, aplicamos entrevistas semiestruturadas junto a duas professoras e um professor que atuam na rede estadual de educação e desenvolvem trabalhos longevos voltados à temática da sexualidade, bem como as duas técnicas da D.E. responsáveis pela capacitação e suporte às escolas na implementação dos projetos Prevenção também se ensina e Vale sonhar. Identificamos a dinâmica de trabalho da D.E no tocante à sensibilização e o acompanhamento na execução dos projetos, bem como sua dificuldade em aprofundar os trabalhos devido à limitação do número de convocações dos/as educadores/as. A partir da metodologia da escola francesa da Análise dos Discursos, mas principalmente, nos estudos foucaultianos, identificamos discursos normativos em relação às práticas sexuais, condenatório em relação à diversidade sexual, rígidos em relação aos espaços próprios aos gêneros dentro dos muros escolares. Por outro lado, apontamos alguns discursos atentos ao machismo e à homofobia nas escolas e críticos em relação à falta de democracia nos espaços escolares como um dos fatores impulsionadores da violência. Concluímos que, ainda que exista uma rede para a implementação de tais projetos, estes não tencionam as normas de gênero e a heteronormatividade, mas reproduzem modelos normativos e não concebem um trabalho voltado à manutenção da autonomia de alunos e alunas nas suas escolhas. Assim, consideramos que tais projetos ficam restritos à propagação do ideal de prevenção e adiamento da gravidez, sem, entretanto, desestabilizar o machismo e a homofobia presentes no espaço escolar.This research was performed in 2012 with educators, coordinators and the technical staff from teaching management department headquarter in Mogi das Cruzes ¿ SP. The main objective is identify the discourses concerning gender and sexual diversity which pervades the educational projects for sexuality in schools from this county. Besides observation and analysis of 30 projects, we applied semi structured interviews for two woman teacher and for a man teacher who work in the state public educational system and develop a long stand work on thematic of sexuality. We also interviewed two technical staff woman from the management headquarter who are responsible for the training and support for schools and "Prevention Also Educates" and "It's Worth Dreaming" projects implementation. We identified the dynamics in the headquarter work concerning the awareness and the follow up in the projects execution, as well the difficulties in probe the work owing to the low amount of teachers convocations. Using the French school of discourse analysis, especially the studies inspired in Foucault, we identified normative discourses concerning the sexual behavior, condemning the sexual diversity, rigid in limiting de border of genders inside of the schools walls. However, we noticed some discourses which are watchful on sexism and homophobia at schools which arguments against the lack of democracy in the school environment as the reason for the violence increasing. We concluded that, though there is a system for those projects implementation, when they do not press the gender rules and the heteronormativity, reproducing normative matrix without promote a space in which students have autonomy in their choices, these projects can only spread an ideal of prevention and reprieve of pregnancy, without disestablish the sexism and homophobia inside the school spaces.Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposCruz, Elizabete FrancoAlbrecht, Mirian Pacheco SilvaRibeiro, Suzana Lopes SalgadoOliver, Graciela de SouzaSantos, Márcia Cunha dos2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf254 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75531http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75531&midiaext=69238http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75531&midiaext=69237Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=75531porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T11:14:52Zoai:BDTD:75531Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-30T11:14:52Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)
title Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)
spellingShingle Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)
Santos, Márcia Cunha dos
GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS)
SEXUALIDADE
EDUCAÇÃO
ENSINO PÚBLICO - MOGI DAS CRUZES (SP)
GENDER
SEXUALITY
EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)
title_full Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)
title_fullStr Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)
title_full_unstemmed Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)
title_sort Os discursos de gênero e diversidade sexual nas escolas estaduais da região de Mogi das Cruzes (SP)
author Santos, Márcia Cunha dos
author_facet Santos, Márcia Cunha dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos
Cruz, Elizabete Franco
Albrecht, Mirian Pacheco Silva
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Oliver, Graciela de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcia Cunha dos
dc.subject.por.fl_str_mv GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS)
SEXUALIDADE
EDUCAÇÃO
ENSINO PÚBLICO - MOGI DAS CRUZES (SP)
GENDER
SEXUALITY
EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS)
SEXUALIDADE
EDUCAÇÃO
ENSINO PÚBLICO - MOGI DAS CRUZES (SP)
GENDER
SEXUALITY
EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75531
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75531&midiaext=69238
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75531&midiaext=69237
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=75531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
254 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994590508810240