O método de melhoria de resultados na rede estadual de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Soares, Luana Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126264
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Fernando Luiz Cassio Silva
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spelling O método de melhoria de resultados na rede estadual de São PauloPOLÍTICAS EDUCACIONAISAVALIAÇÃO EDUCACIONALGESTÃO PARA RESULTADOSTRABALHO DOCENTEPRECARIZAÇÃOEDUCATIONAL POLICIESEDUCATIONAL EVALUATIONMANAGEMENT FOR RESULTSTEACHING WORKPRECARIOUSNESSPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Fernando Luiz Cassio SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2023A presente pesquisa refere-se ao Método de Melhorias de Resultados conhecido por sua sigla MMR, inserido na rede estadualde São Paulo a partir de 2016 como um projeto piloto da Seduc extendido gradativamente a todas as Diretoria de Ensino, que objetivou inserir na rede estadual de São Paulo novas estratégias de trabalho visando favorecer o desempenho dos estudantes no que se refere às avaliações externas propiciando o aumento na porcentagem dos indicadores oficiais que medem a qualidade do ensino. Foi observado o contexto de sua inserção nas escolas estaduais com a finalidade de entender sua atuação sob o prisma da precariedade subjetiva do trabalho que esgota fisicamente os profissionais de educação, em especial os docentes, visando a elevação quantitativa no IDESP utilizado como parametro para ações pedagógicas passíveis de acompanhamento e redefinição para uma recondução que garantisse de fato que as porcentagens tivessem uma visivel e notória elevação de maneira a evidenciar a metodologia como um fator preponderante no processo de melhoria do ensino. Essa nova dinâmica de trabalho ocorreu através de uma parceria da sociedade civil via doação que garantiu a entrada de um método empresarial na rede para alavancar a produtividade dos estudantes da maneira que é possível identificar a superação de suas dificuldades e o consequente sucesso: através do acompanhamento do desempenho dos estudantes em avaliações. A gestão para resultados é desta forma analisada como um recurso adotado para impulsionar o trabalho docente na obtenção de indices favoráveis na avaliação educacional em meio a um momento em que a precarização se fez uma realidade para os profissionais de educação numa conjuntura de reorganização profissional numa nova racionalidade que vem sendo desenhada nas últimas décadas.This research refers to the Results Improvement Method known by its acronym MMR, inserted in the state network of São Paulo from 2016 as a pilot project of SEDUC gradually extended to all Board of Education, which aimed to insert in the state network of São Paulo new work strategies aimed at favoring student performance with regard to external assessments, leading to an increase in the percentage of official indicators that measure the quality of teaching. The context of their insertion in state schools was observed in order to understand their performance from the perspective of the subjective precariousness of work that physically exhausts education professionals, especially teachers, aiming at the quantitative increase in IDESP used as a parameter for pedagogical actions subject to monitoring and redefinition for a reappointment that would in fact guarantee that the percentages had a visible and notorious increase in order to highlight the methodology as a preponderant factor in the process of improving teaching. This new work dynamic took place through a civil society partnership via donation that ensured the entry of a business method into the network to leverage student productivity in a way that it is possible to identify overcoming their difficulties and consequent success: through monitoring of student performance on assessments. Management for results is thus analyzed as a resource adopted to boost teaching work in obtaining favorable indices in educational evaluation in the midst of a time when precariousness has become a reality for education professionals in a context of professional reorganization in a new context. rationality that has been designed in recent decades.Silva, Fernando Luiz CássioSilva, José Alves daFilho, Marco Antonio BuenoUniversidade Federal do ABCSoares, Luana Alves2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126264http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126264&midiaext=81161Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126264porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T08:51:16Zoai:BDTD:126264Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T08:51:16Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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