Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Carvalho, Ezequiel Marcos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123309
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Zanotello
id UFBC_8cf45a1ce21cccad5a389ae4540a350f
oai_identifier_str oai:BDTD:123309
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissionalINTERDISCIPLINARIDADEENSINO SUPERIORBACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIAVIVÊNCIA DISCENTEANÁLISE DO DISCURSOINTERDISCIPLINARITYHIGHER EDUCATIONBACHELOR OF SCIENCE AND TECHNOLOGYSTUDENT EXPERIENCESPEECH ANALYSISPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador: Prof. Dr. Marcelo ZanotelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022O presente estudo visa contribuir com reflexões acerca da interdisciplinaridade no ensino superior, através de uma análise de experiências e vivências de egressos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), ofertado como um curso de ingresso obrigatório pela Universidade Federal do ABC (UFABC), considerando a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional. Tendo por base conceitos desenvolvidos por determinados pesquisadores sobre interdisciplinaridade, compreende-se a polissemia em torno do tema como subsídio para evidenciar os sentidos sobre essa temática manifestos em discursos de egressos que estiveram em contato com uma formação interdisciplinar. A pesquisa desenvolve-se por uma metodologia qualitativa, com a utilização de dados empíricos provenientes de questionários e entrevistas, apoiando-se em elementos da Análise do Discurso de vertente Francesa (AD) para uma compreensão dos mecanismos de interpretação e das condições de produção dos discursos. Um dispositivo analítico é proposto de modo a relacionar os documentos institucionais da UFABC, os estudos sobre o conceito de interdisciplinaridade e os discursos dos egressos. Dentre os resultados obtidos, está uma reflexão sobre aproximações e distanciamentos entre o que preconizam os documentos institucionais e o que é relatado pelos egressos no que se refere a uma dissonância entre práticas de ensino e aprendizagem vivenciadas por eles e o projeto de uma formação interdisciplinar. Através dos discursos dos egressos, foi possível analisar concepções que colocam a interdisciplinaridade como a relação entre diferentes saberes, disciplinas ou áreas, visando uma finalidade específica. Na fala da maior parte dos egressos entrevistados, como um meio para a resolução de problemas. Foi possível ainda se deparar com sentidos em torno da comunicação entre áreas e até mesmo o posicionamento da interdisciplinaridade como condição para a obtenção de conhecimentos em diferentes áreas. Em relação aos reflexos de uma formação interdisciplinar, os resultados apontam para percepções que caracterizam o profissional com formação no BC&T como um indivíduo que tem facilidade de transitar em diferentes setores de uma empresa, apresenta bagagem para dialogar sobre assuntos de diferentes áreas dos conhecimentos e com isso tem flexibilidade para se apropriar de temáticas que não se restringem à sua atuação profissional. Por fim, indica-se a possibilidade de outros estudos visando aprimorar a discussão em torno da interdisciplinaridade no ensino superior.The present study aims to contribute to reflections on interdisciplinarity in higher education, through an analysis of experiences and experiences of graduates of the Bachelor of Science and Technology (BC&T), offered as a mandatory entry course by the Federal University of ABC (UFABC), considering interdisciplinary training and its implications for the professional trajectory. Based on concepts developed by certain researchers on interdisciplinarity, the polysemy around the theme is understood as a subsidy to highlight the meanings on this theme manifested in the speeches of graduates who were in contact with an interdisciplinary training. The research is developed using a qualitative methodology, using empirical data from questionnaires and interviews, based on elements of French Discourse Analysis (DA) for an understanding of the mechanisms of interpretation and the conditions of production of the speeches. An analytical device is proposed in order to relate UFABC's institutional documents, studies on the concept of interdisciplinarity and the discourses of graduates. Among the results obtained, there is a reflection on approximations and distances between what the institutional documents advocate and what is reported by the graduates with regard to a dissonance between teaching and learning practices experienced by them and the project of an interdisciplinary training. Through the speeches of the graduates, it was possible to analyze conceptions that place interdisciplinarity as the relationship between different knowledge, disciplines or areas, aiming at a specific purpose. In the speech of most graduates interviewed, as a means of solving problems. It was also possible to come across meanings around communication between areas and even the positioning of interdisciplinarity as a condition for obtaining knowledge in different areas. Regarding the reflexes of doing an interdisciplinarity training, the results point to perceptions that characterize the professional with a background in BC&T, as an individual who is easily able to move in different sectors of a company. She has the ability to talk about issues from different areas of knowledge and thus has the flexibility to take ownership of topics that are outside her professional performance. Finally, the possibility of other studies aiming to improve the discussion around interdisciplinary in higher education is indicated.Zanotello, MarceloMori, Rafael CavaPechula, Marcia ReamiUniversidade Federal do ABCCarvalho, Ezequiel Marcos de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123309http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123309&midiaext=80361http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123309&midiaext=80362Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123309porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-27T13:19:47Zoai:BDTD:123309Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-09-27T13:19:47Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional
title Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional
spellingShingle Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional
Carvalho, Ezequiel Marcos de
INTERDISCIPLINARIDADE
ENSINO SUPERIOR
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
VIVÊNCIA DISCENTE
ANÁLISE DO DISCURSO
INTERDISCIPLINARITY
HIGHER EDUCATION
BACHELOR OF SCIENCE AND TECHNOLOGY
STUDENT EXPERIENCE
SPEECH ANALYSIS
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional
title_full Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional
title_fullStr Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional
title_full_unstemmed Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional
title_sort Análise de experiências vividas por estudantes do bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC : a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional
author Carvalho, Ezequiel Marcos de
author_facet Carvalho, Ezequiel Marcos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanotello, Marcelo
Mori, Rafael Cava
Pechula, Marcia Reami
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ezequiel Marcos de
dc.subject.por.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE
ENSINO SUPERIOR
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
VIVÊNCIA DISCENTE
ANÁLISE DO DISCURSO
INTERDISCIPLINARITY
HIGHER EDUCATION
BACHELOR OF SCIENCE AND TECHNOLOGY
STUDENT EXPERIENCE
SPEECH ANALYSIS
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic INTERDISCIPLINARIDADE
ENSINO SUPERIOR
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
VIVÊNCIA DISCENTE
ANÁLISE DO DISCURSO
INTERDISCIPLINARITY
HIGHER EDUCATION
BACHELOR OF SCIENCE AND TECHNOLOGY
STUDENT EXPERIENCE
SPEECH ANALYSIS
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador: Prof. Dr. Marcelo Zanotello
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123309
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123309&midiaext=80361
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123309&midiaext=80362
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
104 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994603646418944