Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Rossi, Luciano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120630
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jesús P. Mena-Chalco
id UFBC_947d82af31a9f50c7816ecbcde27708e
oai_identifier_str oai:BDTD:120630
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científicoFLUXO DO CONHECIMENTOCIÊNCIAGENEALOGIA ACADÊMICAKNOWLEDGE FLOWSCIENCEACADEMIC GENEALOGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Jesús P. Mena-ChalcoTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2019.A sociedade contemporânea vivencia a denominada Era do Conhecimento, onde a produção, o compartilhamento e o acesso à informação nunca foram tão eficientes. Nesse contexto, a estruturação do conhecimento acadêmico-científico fornece os meios para organizar o saber formal em classes, de modo a viabilizar sua gestão e contribuir para sua disseminação. Entretanto os modelos formais de classificação do conhecimento não permitem observar as relações existentes entre as diferentes categorias, tão pouco contribuem para a identificação do fluxo desse conhecimento entre os membros de comunidades científicas. Assim, buscamos desenvolver um método computacional cujo objetivo é estruturar o conhecimento científico, considerando a estrutura hierárquica fornecida pela Genealogia Acadêmica (GA). Os métodos considerados neste trabalho abrangem (i) a prospecção de dados genealógicos, (ii) a estruturação do grafo de GA, (iii) a prospecção de registros biográficos dos acadêmicos, (iv) a inferência dos tópicos de atuação desses acadêmicos com base em suas respectivas biografias, (v) a propagação dos tópicos identificados no grafo de GA e (vi) a estruturação dos grafos de tópicos. Os métodos foram aplicados em um estudo de caso, no qual consideramos (i) os registros de doutores em matemática e áreas afins, disponibilizados pela plataforma Mathematics Genealogy Project, (ii) um conjunto de biografias referentes a esses matemáticos, disponibilizado pelo repositório Wikipedia e (iii) um dicionário de tópicos formado a partir de um glossário de áreas da matemática. Os grafos de tópicos, resultantes do estudo caso, são apresentados como objetos de estudo abrangendo abordagens distintas, sob o ponto de vista estrutural, as quais são acompanhadas de suas respectivas análises descritivas. Os resultados obtidos revelam os principais tópicos de atuação dos matemáticos, as relações observadas entre os tópicos e o respectivo ciclo de vida. Consideramos que identificar e estudar o fluxo do conhecimento científico entre gerações de pesquisadores é uma tarefa importante, ainda pouco explorada pela comunidade científica devido à inexistência de conjuntos de dados. A relevância do trabalho recai na possibilidade de descoberta de novas informações que auxiliem a identificar, estruturar e analisar os caminhos da ciência.Contemporary society experiences the so-called Knowledge Age, where production, sharing, and access to information have never been so efficient. In this context, the structuring of academic-scientific knowledge provides the means to organize formal knowledge into classes, to enable its management and contribute to its dissemination. However, the formal models of knowledge classification do not allow to observe the existing relations between the different categories, nor do they contribute to the identification of the flux of recognition among the members of scientific communities. Thus, we seek to develop a computational method whose objective is to structure the scientific knowledge, considering the hierarchical structure provided by Academic Genealogy (AG). The methods considered in this work include (i) genealogical data collection, (ii) AG graph structuring, (iii) prospecting biographical academic records, (iv) the inference of the topics of these academics performance based on their biographies, (v) the topics propagation in the AG graph and (vi) the structuring of the graphs of topics. The methods were applied in a case study, in which we considered (i) the records of doctors in mathematics and related areas available from the Mathematics Genealogy Project platform, (ii) a set of biographies referring to these mathematicians, available from the repository Wikipedia and (iii) a dictionary of topics formed from a glossary of areas. The topic graphs, resulting from the case study, are presented as study objects covering structurally distinct approaches, which are accompanied by their respective descriptive analyzes. The results reveal the main topics of action of mathematicians, the relationships observed between the topics and their life cycle. We consider that identifying and studying the flow of scientific knowledge between generations of researchers is an important task, still little explored by the scientific community due to the lack of data sets. The relevance of the work lies in the possibility of discovering new information to help identify, structure, and analyze the paths of science.Mena-Chalco, Jesús PascualFreire, Igor LeiteLeta, JacquelineDigiampietri, Luciano AntonioGrácio, Maria Claudia CabriniRossi, Luciano2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf139 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120630http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120630&midiaext=77992http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120630&midiaext=77991Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120630porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-18T11:19:55Zoai:BDTD:120630Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-11-18T11:19:55Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico
title Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico
spellingShingle Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico
Rossi, Luciano
FLUXO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA
GENEALOGIA ACADÊMICA
KNOWLEDGE FLOW
SCIENCE
ACADEMIC GENEALOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
title_short Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico
title_full Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico
title_fullStr Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico
title_full_unstemmed Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico
title_sort Métodos computacionais baseados em genealogia acadêmica : contribuições para a análise do fluxo de tópicos do conhecimento científico
author Rossi, Luciano
author_facet Rossi, Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mena-Chalco, Jesús Pascual
Freire, Igor Leite
Leta, Jacqueline
Digiampietri, Luciano Antonio
Grácio, Maria Claudia Cabrini
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv FLUXO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA
GENEALOGIA ACADÊMICA
KNOWLEDGE FLOW
SCIENCE
ACADEMIC GENEALOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
topic FLUXO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA
GENEALOGIA ACADÊMICA
KNOWLEDGE FLOW
SCIENCE
ACADEMIC GENEALOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Jesús P. Mena-Chalco
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120630
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120630&midiaext=77992
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120630&midiaext=77991
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502162377768960