O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Mello, Thaís Cristina Sellare de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110380
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
id UFBC_9642f9bbd419ad460e695f7d9efdae77
oai_identifier_str oai:BDTD:110380
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDOCONHECIMENTO DE PROFESSORESCURSINHO PRÉ-VESTIBULARFORMAÇÃO DE PROFESSORESPEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGETEACHERS KNOWLEDGEPRE-UNIVERSITY PREPARATORY COURSETEACHER TRAININGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa LealDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2018.A Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC) é um projeto de extensão dirigido às comunidades com menor acesso à educação, com o propósito de promover maior oportunidade de ingresso ao ensino superior. As aulas da EPUFABC são ministradas por alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do ABC, que muitas vezes só têm a visão do que é ser professor vivenciada em suas experiências como aluno. Nesse contexto, e utilizando o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como referencial teórico, este trabalho investigou os indícios do PCK para o conteúdo de isomeria de dois professores de química da EPUFABC. Como ferramenta de acesso desse conhecimento foi utilizado o preenchimento do instrumento Representação de Conteúdo (CoRe), realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e o registro audiovisual das aulas ministradas para o conteúdo anteriormente mencionado. Os dados obtidos foram transcritos e analisados segundo as categorias do PCK propostas por Magnusson et al. (1999) e Adadan e Oner (2014). Dessa forma, foi possível compreender como professores com formações iniciais distintas e ministrando o mesmo conteúdo mobilizam o seu PCK, bem como verificar o grau de desenvolvimento do mesmo. Identificou-se nos registros as diferentes categorias do PCK e como a formação de cada professor, aliada à sua prática influenciam na contrução dos diferentes conhecimentos que constituem o PCK.The UFABC Preparatory School (EPUFABC) is an extension project aimed at communities with less access to education, with the purpose of promoting greater opportunities for higher education. EPUFABC classes are taught by undergraduate and graduate students of the Federal University of ABC, who often only have the vision of what it is to be a teacher experienced in their experiences as a student. In this context, and using the Pedagogical Knowledge of Content (PCK) as a theoretical reference, this work investigated the evidence of the PCK for the isomer content of two chemistry professors of EPUFABC. As a tool to access this knowledge was used the filling of the Instrument of Content Representation (CoRe), conducted semi-structured interviews with the teachers and the audiovisual record of the classes taught for the content mentioned above. The data obtained were transcribed and analyzed according to the PCK categories proposed by Magnusson et al. (1999) and Adadan and Oner (2014). In this way, it was possible to understand how teachers with different initial training and ministering the same content mobilize their PCK, as well as verify the degree of development of the same. The different categories of the PCK were identified in the registers and how the formation of each teacher, together with their practice, influence the construction of different knowledge that constitute the PCK.Leal, Sergio Henrique Bezerra de SouzaLocatelli, Solange WagnerUrsi, SuzanaMello, Thaís Cristina Sellare de2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110380http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110380&midiaext=75966http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110380&midiaext=75968Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110380porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T12:14:07Zoai:BDTD:110380Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-10-24T12:14:07Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
spellingShingle O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Mello, Thaís Cristina Sellare de
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
CONHECIMENTO DE PROFESSORES
CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
TEACHERS KNOWLEDGE
PRE-UNIVERSITY PREPARATORY COURSE
TEACHER TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_full O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_fullStr O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_full_unstemmed O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
title_sort O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
author Mello, Thaís Cristina Sellare de
author_facet Mello, Thaís Cristina Sellare de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Sergio Henrique Bezerra de Souza
Locatelli, Solange Wagner
Ursi, Suzana
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Thaís Cristina Sellare de
dc.subject.por.fl_str_mv CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
CONHECIMENTO DE PROFESSORES
CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
TEACHERS KNOWLEDGE
PRE-UNIVERSITY PREPARATORY COURSE
TEACHER TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
CONHECIMENTO DE PROFESSORES
CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
TEACHERS KNOWLEDGE
PRE-UNIVERSITY PREPARATORY COURSE
TEACHER TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110380
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110380&midiaext=75966
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110380&midiaext=75968
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
228 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502159309635584