O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Graciella Watanabe |
id |
UFBC_a3d983ad76006e33e30578694d89647d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:124445 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USPLICENCIATURA EM FÍSICAESCOLHA DE CURSOUNIVERSIDADE PÚBLICAENSINO DE FÍSICACAPITAL CULTURALPHYSICS TEACHER COURSECHOICE OF COURSEPUBLIC UNIVERSITYPHYSICS TEACHINGPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Graciella WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022O presente trabalho busca questionar como o grupo de licenciandos em física que escolheu continuar em seu curso, e talvez, optou pela profissão de professor de física reconhece suas razões para tal. Se, para algumas pesquisas, essas razões podem ser de cunho social, que esteja relacionado com a trajetória de vida dos licenciandos em física, logo, destrinchar esse aspecto pode corroborar para repensar sobre os papeis de diferentes atores na formação dos pesquisados, que podem pertencer à família ou à escola. É diante disso que essa pesquisa pretende se aprofundar, a partir de um estudo de caso: nove estudantes de licenciatura em física que são das instituições USP, IFSP e UFABC foram entrevistados pelo método da entrevista semiestruturada; e tiveram suas falas analisadas por métodos de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2001) e Análise Comparativa (GIBBS, 2009). O objetivo central é compreender quais são e como são os elementos sociais que influenciaram a escolha de seu respectivo curso. Faz-se, diante disso, uso dos conceitos de Pierre Bourdieu para dimensionar o discurso de cada estudante pesquisado em três análises, cada uma, utilizando uma parte da entrevista. Para a primeira, se apoia ao conceito central, a herança cultural, e subdive-se os pesquisados em dois grupos, diferenciando-os pela posse de diploma de seus pais, e analisa-se as suas falas codificadas em unidades de registros e categorias. Para a segunda análise, busca-se reconhecer da trajetória dos pesquisados, codificados em unidades de registro, e a sua relação com a ciência. Por fim, na terceira análise, investiga-se individualmente cada caso destacando os seus pontos de vista sobre o que influenciou na escolha do ensino superior, do curso e da profissão. Cada eixo de análise permitiu um complexo debate sobre elementos da formação de cada licenciando, que permite correlacionar com suas escolhas, e evidencia o aprender pelas interações sociais por trás dessas escolhas. Desse modo, essa investigação, que estrutura uma análise a partir de diferentes casos, apresenta indícios de que a escolha de curso faz parte da busca dos estudantes por características marcadas do capital cultural.The present work seeks to question how the ones who keep studying physic degree and, maybe, chose to pursue the teaching career recognize their reasons to do this. If, for some people, these reasons can have a social nature, and can be related with the students of the Physics teacher graduation course lives, therefore, to unravel this aspect can lead to rethinking the roles of different actors in this students’ formation, and they can belong either to the family or school. This situation is the one on which this research will deepen, from a study case: nine Physics teacher graduation course students from USP, IFSP and UFABC were interviewed using the semi structured interview method; and their discourses were analyzed using the Content Analysis Method (BARDIN, 2001) and Comparative Analysis (GIBBS, 2011). The main objective is to comprehend which and how are the social elements that influenced their course choice. With this, Pierre Bourdieu’s theory is used to dimension the discourse of each researched student in three distinct analyses, each one using a part of the interviews. For the first one, the researched students are subdivided in two groups, using, as a central criterion, the cultural heritage, distinguishing them for their parents’ university degree; and their speeches are analyzed and codified into register unities and categories. For the second analysis, this research seeks to recognize the researched’s trajectory, codified into register unities, and their relationship with Science. Lastly, in the third analysis, each case is investigated individually, highlighting their points of view about what influenced their degree, course and profession choices. Each analysis axis allowed a complex debate about formation elements to each student researched, which makes it possible to stablish a relationship with their choices, and highlights learning by social interactions behind these choices. Thus, this investigation, that structures an analysis having different cases as a starter point, indicates that the choice of course is part of the students search for marked characteristics of cultural capital.Watanabe, GraciellaMorais, Maria Candida Varone deOliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso deUniversidade Federal do ABCSouza, Rodolfo Henrique de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445&midiaext=80899Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124445porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T14:28:17Zoai:BDTD:124445Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-07T14:28:17Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP |
title |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP |
spellingShingle |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP Souza, Rodolfo Henrique de LICENCIATURA EM FÍSICA ESCOLHA DE CURSO UNIVERSIDADE PÚBLICA ENSINO DE FÍSICA CAPITAL CULTURAL PHYSICS TEACHER COURSE CHOICE OF COURSE PUBLIC UNIVERSITY PHYSICS TEACHING PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
title_short |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP |
title_full |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP |
title_fullStr |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP |
title_full_unstemmed |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP |
title_sort |
O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP |
author |
Souza, Rodolfo Henrique de |
author_facet |
Souza, Rodolfo Henrique de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Watanabe, Graciella Morais, Maria Candida Varone de Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso de Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rodolfo Henrique de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LICENCIATURA EM FÍSICA ESCOLHA DE CURSO UNIVERSIDADE PÚBLICA ENSINO DE FÍSICA CAPITAL CULTURAL PHYSICS TEACHER COURSE CHOICE OF COURSE PUBLIC UNIVERSITY PHYSICS TEACHING PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
topic |
LICENCIATURA EM FÍSICA ESCOLHA DE CURSO UNIVERSIDADE PÚBLICA ENSINO DE FÍSICA CAPITAL CULTURAL PHYSICS TEACHER COURSE CHOICE OF COURSE PUBLIC UNIVERSITY PHYSICS TEACHING PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Graciella Watanabe |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445&midiaext=80899 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 156 f : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793994604665634816 |