O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Souza, Rodolfo Henrique de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Graciella Watanabe
id UFBC_a3d983ad76006e33e30578694d89647d
oai_identifier_str oai:BDTD:124445
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USPLICENCIATURA EM FÍSICAESCOLHA DE CURSOUNIVERSIDADE PÚBLICAENSINO DE FÍSICACAPITAL CULTURALPHYSICS TEACHER COURSECHOICE OF COURSEPUBLIC UNIVERSITYPHYSICS TEACHINGPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Graciella WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022O presente trabalho busca questionar como o grupo de licenciandos em física que escolheu continuar em seu curso, e talvez, optou pela profissão de professor de física reconhece suas razões para tal. Se, para algumas pesquisas, essas razões podem ser de cunho social, que esteja relacionado com a trajetória de vida dos licenciandos em física, logo, destrinchar esse aspecto pode corroborar para repensar sobre os papeis de diferentes atores na formação dos pesquisados, que podem pertencer à família ou à escola. É diante disso que essa pesquisa pretende se aprofundar, a partir de um estudo de caso: nove estudantes de licenciatura em física que são das instituições USP, IFSP e UFABC foram entrevistados pelo método da entrevista semiestruturada; e tiveram suas falas analisadas por métodos de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2001) e Análise Comparativa (GIBBS, 2009). O objetivo central é compreender quais são e como são os elementos sociais que influenciaram a escolha de seu respectivo curso. Faz-se, diante disso, uso dos conceitos de Pierre Bourdieu para dimensionar o discurso de cada estudante pesquisado em três análises, cada uma, utilizando uma parte da entrevista. Para a primeira, se apoia ao conceito central, a herança cultural, e subdive-se os pesquisados em dois grupos, diferenciando-os pela posse de diploma de seus pais, e analisa-se as suas falas codificadas em unidades de registros e categorias. Para a segunda análise, busca-se reconhecer da trajetória dos pesquisados, codificados em unidades de registro, e a sua relação com a ciência. Por fim, na terceira análise, investiga-se individualmente cada caso destacando os seus pontos de vista sobre o que influenciou na escolha do ensino superior, do curso e da profissão. Cada eixo de análise permitiu um complexo debate sobre elementos da formação de cada licenciando, que permite correlacionar com suas escolhas, e evidencia o aprender pelas interações sociais por trás dessas escolhas. Desse modo, essa investigação, que estrutura uma análise a partir de diferentes casos, apresenta indícios de que a escolha de curso faz parte da busca dos estudantes por características marcadas do capital cultural.The present work seeks to question how the ones who keep studying physic degree and, maybe, chose to pursue the teaching career recognize their reasons to do this. If, for some people, these reasons can have a social nature, and can be related with the students of the Physics teacher graduation course lives, therefore, to unravel this aspect can lead to rethinking the roles of different actors in this students’ formation, and they can belong either to the family or school. This situation is the one on which this research will deepen, from a study case: nine Physics teacher graduation course students from USP, IFSP and UFABC were interviewed using the semi structured interview method; and their discourses were analyzed using the Content Analysis Method (BARDIN, 2001) and Comparative Analysis (GIBBS, 2011). The main objective is to comprehend which and how are the social elements that influenced their course choice. With this, Pierre Bourdieu’s theory is used to dimension the discourse of each researched student in three distinct analyses, each one using a part of the interviews. For the first one, the researched students are subdivided in two groups, using, as a central criterion, the cultural heritage, distinguishing them for their parents’ university degree; and their speeches are analyzed and codified into register unities and categories. For the second analysis, this research seeks to recognize the researched’s trajectory, codified into register unities, and their relationship with Science. Lastly, in the third analysis, each case is investigated individually, highlighting their points of view about what influenced their degree, course and profession choices. Each analysis axis allowed a complex debate about formation elements to each student researched, which makes it possible to stablish a relationship with their choices, and highlights learning by social interactions behind these choices. Thus, this investigation, that structures an analysis having different cases as a starter point, indicates that the choice of course is part of the students search for marked characteristics of cultural capital.Watanabe, GraciellaMorais, Maria Candida Varone deOliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso deUniversidade Federal do ABCSouza, Rodolfo Henrique de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445&midiaext=80899Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124445porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T14:28:17Zoai:BDTD:124445Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-07T14:28:17Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
title O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
spellingShingle O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
Souza, Rodolfo Henrique de
LICENCIATURA EM FÍSICA
ESCOLHA DE CURSO
UNIVERSIDADE PÚBLICA
ENSINO DE FÍSICA
CAPITAL CULTURAL
PHYSICS TEACHER COURSE
CHOICE OF COURSE
PUBLIC UNIVERSITY
PHYSICS TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
title_full O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
title_fullStr O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
title_full_unstemmed O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
title_sort O que influencia a escolha pelo curso de licenciatura em física? : um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP E USP
author Souza, Rodolfo Henrique de
author_facet Souza, Rodolfo Henrique de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Watanabe, Graciella
Morais, Maria Candida Varone de
Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso de
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodolfo Henrique de
dc.subject.por.fl_str_mv LICENCIATURA EM FÍSICA
ESCOLHA DE CURSO
UNIVERSIDADE PÚBLICA
ENSINO DE FÍSICA
CAPITAL CULTURAL
PHYSICS TEACHER COURSE
CHOICE OF COURSE
PUBLIC UNIVERSITY
PHYSICS TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic LICENCIATURA EM FÍSICA
ESCOLHA DE CURSO
UNIVERSIDADE PÚBLICA
ENSINO DE FÍSICA
CAPITAL CULTURAL
PHYSICS TEACHER COURSE
CHOICE OF COURSE
PUBLIC UNIVERSITY
PHYSICS TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Graciella Watanabe
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124445&midiaext=80899
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
156 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994604665634816