A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Abrao, Rafael Almeida Ferreira
Orientador(a): Schutte, Giorgio Romano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do ABC
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126822&midiaext=81290
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior
id UFBC_a677dce21cb5f91fd025772beb99ea16
oai_identifier_str oai:BDTD:126822
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)2023-12-04Schutte, Giorgio RomanoAbrao, Rafael Almeida FerreiraUniversidade Federal do ABCPrograma de Pós-Graduação em Economia Política MundialUFABCporENERGIAPETRÓLEOTRANSIÇÃO ENERGÉTICACHINAECONOMIA POLENERGYPOLITICS OF OILENERGY TRANSITIONINTERNATIONAL POLITICAL ECONOMYPROGRAMA DE PCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel SuperiorEsta tese tem como objetivo analisar o processo de fortalecimento das relações BrasilChina no setor de petróleo e gás, com ênfase no período compreendido entre 2007 e 2022. Busca-se compreender os interesses chineses no setor e como a ampliação da presença das empresas chinesas impactou a inserção internacional brasileira no cenário energético global. Tem-se como ponto de partida que a nova dinâmica entre Brasil e China no setor de petróleo e gás se dá em meio ao processo de transformação do Brasil em relevante produtor e exportador de petróleo e, simultaneamente, à necessidade global de transição energética imposta pela crise ambiental. A partir desta problemática, levantam-se os seguintes questionamentos: quais as razões para a atração de investimentos de empresas chinesas no setor de petróleo e gás brasileiro? Como o Brasil se inseriu nas necessidades comerciais e estratégicas das empresas chinesas? A entrada das empresas chinesas nesse setor fortaleceu a inserção internacional do Brasil no cenário energético global? Argumenta-se que a expansão das empresas chinesas no setor de energia faz parte de uma lógica mais abrangente de transnacionalização do capital chinês diante da necessidade de se reproduzir em novos territórios. Ademais, essa lógica atende aos interesses comerciais, de expansão das empresas chinesas para novos mercados, e interesses estratégicos, oriundos de objetivos de Estado para assegurar a segurança energética do país. Para além da lógica de reprodução do capital, as empresas chinesas encontram um cenário propício para a sua internacionalização a partir da aquisição de ativos e da participação em projetos em expansão, o que foi facilitado pelas dificuldades enfrentadas pelo Brasil no período.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126822&midiaext=81290application/pdfreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2026-01-15T22:08:04Zoai:BDTD:126822Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-08-09T10:37:27Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.pt.fl_str_mv A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)
title A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)
spellingShingle A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)
Abrao, Rafael Almeida Ferreira
title_short A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)
title_full A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)
title_fullStr A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)
title_full_unstemmed A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)
title_sort A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022)
author Abrao, Rafael Almeida Ferreira
author_facet Abrao, Rafael Almeida Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schutte, Giorgio Romano
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrao, Rafael Almeida Ferreira
contributor_str_mv Schutte, Giorgio Romano
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126822&midiaext=81290
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126822&midiaext=81290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do ABC
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFABC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do ABC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1854475891400245248