O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Segeti, Liliane Giglio Canelhas de Abreu
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76737
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Virgínia Cardia Cardoso
id UFBC_ad7cc0a4ac2192707557f0c18f9b0259
oai_identifier_str oai:BDTD:76737
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências MúltiplasFRAÇÕESINTELIGÊNCIAS MÚLTIPLASRESOLUÇÃO DE PROBLEMASFRACTIONSMULTIPLE INTELLIGENCESTROUBLESHOOTINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Virgínia Cardia CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.O presente trabalho consiste na análise de um projeto para o ensino de frações. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, que assume a ideia de que a inteligência humana seria multifacetada, totalizando um espectro formado por oito inteligências: corporal-cinestésica, espacial, interpessoal, intrapessoal, lógico-matemática, linguística, musical e naturalista. Serão relatados os principais pontos da teoria de Gardner, dentre eles, a importância de uma educação que considere as individualidades cognitivas dos educandos, a concepção de inteligência baseada na capacidade de resolver problemas e a abordagem dos conteúdos escolares por meio de cinco pontos de entrada: narrativo, fundamental, por uma abordagem estética, lógico-quantitativo e experimental. Com base nos pressupostos educacionais da teoria e no levantamento das problemáticas relacionadas ao ensino de frações, apresentaremos o projeto de ensino elaborado pela autora deste trabalho e o seu desenvolvimento em uma escola da rede pública municipal de São Paulo, em uma pesquisa-ação com a observação participante de uma turma do quinto ano do ensino fundamental que buscou verificar que contribuições emergiriam das práticas adotadas para a compreensão de tópicos relacionados aos números racionais em sua forma fracionária. Os resultados mostraram que a abordagem utilizada possibilitou avanços na aprendizagem dos alunos nos conteúdos matemáticos trabalhados, em um contexto educacional que teve em suas finalidades propiciar o estímulo e o desenvolvimento de suas inteligências.This work is the analysis of a project for teaching fractions. The theoretical framework adopted was the Theory of Multiple Intelligences of Howard Gardner, who takes the view that human intelligence would be multifaceted, totaling a spectrum made up of eight intelligences: bodily-kinesthetic, spatial, interpersonal, intrapersonal, logical-mathematical, linguistic, Music and naturalist. The main points will be reported in Gardner's theory, including the importance of an education that consider the cognitive legend of the students, the concept of intelligence-based problem-solving skills and the approach of school subjects through five entry points: narrative, critical, for an aesthetic approach, logical-quantitative and experimental. Based on the assumptions of educational theory and survey of issues related to teaching fractions, we will present the educational project developed by the author of this work and its development in a municipal public school of São Paulo, in an action research with participant observation of a group of fifth grade of elementary school who sought to verify that emerge contributions of practices for understanding topics related to rational numbers in its fractional form. The results showed that the approach has enabled advances in student learning in mathematical contents worked in an educational context he had in his purposes provide the stimulation and the development of their intelligence.Cardoso, Virgínia CardiaBezerra, Francisco José BraboNakayama, Bárbara Cristina Moreira SicardiSegeti, Liliane Giglio Canelhas de Abreu2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf164 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76737http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76737&midiaext=69939http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76737&midiaext=69940Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76737porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-27T10:06:44Zoai:BDTD:76737Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-04-27T10:06:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas
title O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas
spellingShingle O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas
Segeti, Liliane Giglio Canelhas de Abreu
FRAÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
FRACTIONS
MULTIPLE INTELLIGENCES
TROUBLESHOOTING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas
title_full O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas
title_fullStr O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas
title_full_unstemmed O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas
title_sort O ensino de frações por uma abordagem inspirada nos pressupostos educacionais da Teoria das Inteligências Múltiplas
author Segeti, Liliane Giglio Canelhas de Abreu
author_facet Segeti, Liliane Giglio Canelhas de Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Virgínia Cardia
Bezerra, Francisco José Brabo
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.author.fl_str_mv Segeti, Liliane Giglio Canelhas de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv FRAÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
FRACTIONS
MULTIPLE INTELLIGENCES
TROUBLESHOOTING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic FRAÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
FRACTIONS
MULTIPLE INTELLIGENCES
TROUBLESHOOTING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Virgínia Cardia Cardoso
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76737
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76737&midiaext=69939
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76737&midiaext=69940
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
164 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994591066652672