Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Magno Enrique Mendoza Meza |
id |
UFBC_b066f068a0dd1a24fae265aabeffb38c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:123311 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotorVEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOSCONTROLE DE POSIÇÃOSIMULAÇÃOSTATE-DEPENDENT RICCATI EQUATIONBACKSTEPPINGFEEDBACK-LINEARIZATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Magno Enrique Mendoza MezaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Santo André, 2022.Esta dissertação visa a modelagem, controle e simulação de um Veiculo aéreo não tripulado (VANT) do tipo quadrirrotor, utilizando-se de uma modelagem dinâmica linearizada baseada no formalismo Newtoniano, fazendo uso da hipótese de pequenos ângulos, resultando em um sistema translacional e rotacional. Tendo em vista que o VANT atuará de forma autônoma, serão utilizadas técnicas que possibilitaram tal controle, elas serão: SDRE (State-Dependent Riccati Equation), Backstepping e Feedback-linearization, tendo que em ambas as técnicas os ângulos de arfagem e rolagem são controlados de forma indireta de modo que as posições possam ser controladas. O VANT deverá seguir trajetórias pré determinadas, pois o mesmo não terá interferência humana no momento de Voo. É realizada uma análise de desempenho das técnicas de controles aplicadas ao VANT, buscando avaliar qual possui melhor desempenho nas tarefas designadas ao veiculo aéreo.This dissertation aims at the modeling, control and simulation of an unmanned aerial vehicle (UAV) of the quadrirotor type, using a linearized dynamic modeling based on Newtonian formalism, making use of the hypothesis of small angles, resulting in a translational and rotational system. Bearing in mind that the UAV will act autonomously, techniques that will enable such control will be used, they will be: SDRE (State-Dependent Riccati Equation), Backestepping e Feedback-linearization, bearing in both techniques the pitch and roll angles are indirectly controlled so that the positions can be controlled. The UAV must follow predetermined trajectories, as it will not have human interference at the time of Flight. A performance analysis of the control techniques applied to the UAV is performed, seeking to evaluate which one has better performance in the tasks assigned to the aerial vehicle.Mendoza Meza, Magno EnriqueDonha, Decio CrisolRafikova, ElviraArena, Douglas Luan Cardoso2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf195 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311&midiaext=80365http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311&midiaext=80366Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123311porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-13T12:24:59Zoai:BDTD:123311Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-04-13T12:24:59Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor |
title |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor |
spellingShingle |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor Arena, Douglas Luan Cardoso VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS CONTROLE DE POSIÇÃO SIMULAÇÃO STATE-DEPENDENT RICCATI EQUATION BACKSTEPPING FEEDBACK-LINEARIZATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABC |
title_short |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor |
title_full |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor |
title_fullStr |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor |
title_sort |
Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor |
author |
Arena, Douglas Luan Cardoso |
author_facet |
Arena, Douglas Luan Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendoza Meza, Magno Enrique Donha, Decio Crisol Rafikova, Elvira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arena, Douglas Luan Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS CONTROLE DE POSIÇÃO SIMULAÇÃO STATE-DEPENDENT RICCATI EQUATION BACKSTEPPING FEEDBACK-LINEARIZATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABC |
topic |
VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS CONTROLE DE POSIÇÃO SIMULAÇÃO STATE-DEPENDENT RICCATI EQUATION BACKSTEPPING FEEDBACK-LINEARIZATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Magno Enrique Mendoza Meza |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311&midiaext=80365 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311&midiaext=80366 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 195 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502167297687552 |