Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Arena, Douglas Luan Cardoso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Magno Enrique Mendoza Meza
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spelling Desenvolvimento de modelagem dinâmica e técnicas de controle para um veiculo aéreo não tripulado (vant) do tipo quadrirrotorVEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOSCONTROLE DE POSIÇÃOSIMULAÇÃOSTATE-DEPENDENT RICCATI EQUATIONBACKSTEPPINGFEEDBACK-LINEARIZATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Magno Enrique Mendoza MezaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Santo André, 2022.Esta dissertação visa a modelagem, controle e simulação de um Veiculo aéreo não tripulado (VANT) do tipo quadrirrotor, utilizando-se de uma modelagem dinâmica linearizada baseada no formalismo Newtoniano, fazendo uso da hipótese de pequenos ângulos, resultando em um sistema translacional e rotacional. Tendo em vista que o VANT atuará de forma autônoma, serão utilizadas técnicas que possibilitaram tal controle, elas serão: SDRE (State-Dependent Riccati Equation), Backstepping e Feedback-linearization, tendo que em ambas as técnicas os ângulos de arfagem e rolagem são controlados de forma indireta de modo que as posições possam ser controladas. O VANT deverá seguir trajetórias pré determinadas, pois o mesmo não terá interferência humana no momento de Voo. É realizada uma análise de desempenho das técnicas de controles aplicadas ao VANT, buscando avaliar qual possui melhor desempenho nas tarefas designadas ao veiculo aéreo.This dissertation aims at the modeling, control and simulation of an unmanned aerial vehicle (UAV) of the quadrirotor type, using a linearized dynamic modeling based on Newtonian formalism, making use of the hypothesis of small angles, resulting in a translational and rotational system. Bearing in mind that the UAV will act autonomously, techniques that will enable such control will be used, they will be: SDRE (State-Dependent Riccati Equation), Backestepping e Feedback-linearization, bearing in both techniques the pitch and roll angles are indirectly controlled so that the positions can be controlled. The UAV must follow predetermined trajectories, as it will not have human interference at the time of Flight. A performance analysis of the control techniques applied to the UAV is performed, seeking to evaluate which one has better performance in the tasks assigned to the aerial vehicle.Mendoza Meza, Magno EnriqueDonha, Decio CrisolRafikova, ElviraArena, Douglas Luan Cardoso2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf195 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311&midiaext=80365http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123311&midiaext=80366Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123311porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-13T12:24:59Zoai:BDTD:123311Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-04-13T12:24:59Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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