A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Zajac, Danilo Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122084
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Silva
id UFBC_b4634c76266e836c362cc1e56bec6584
oai_identifier_str oai:BDTD:122084
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalhoAPRENDIZAGEMBASE NACIONAL COMUM CURRICULARNOVA MORFOLOGIA DO TRABALHOPEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIASREFORMA DO ENSINO MÉDIOAPPRENTICESHIPNEW MORPHOLOGY OF LABOURPEDAGOGY OF COMPETENCESSECONDARY EDUCATION REFORMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio SilvaDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino, História das Ciências e Matemática, Santo André, 2020.As mudanças na morfologia do trabalho sempre induzem mudanças na forma de entender os papéis da educação e das escolas. As reformas curriculares, dessa forma, costumam avançar no sentido de "modernizar" a educação; e no caso brasileiro mais recente - o da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - isso se condensa em um projeto de aprofundamento da individualização nos processos educativos. Este trabalho buscou identificar a mobilização e o uso dos conceitos de conhecimento, competência e aprendizagem em três versões da BNCC (2015, 2016 e 2018), complementado por análises dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) (1998) e das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) (2002), políticas curriculares de décadas anteriores. Através de metodologias de análise textual, foram analisados comparativamente os textos introdutórios e as seções de Ciências da Natureza dos documentos. Verificou-se que, apesar de as primeiras versões da BNCC não mencionarem as competências, os "direitos de aprendizagem" foram acionados para organizar conteúdos e objetivos de ensino ao modo dos PCN. Ao incorporar aspectos da Reforma do Ensino Médio, porém, a terceira versão da BNCC se distinguiu das anteriores não apenas por recuperar a Pedagogia das Competências dos PCN, mas por assumir o "direito de aprender" como a própria finalidade da Base. Acionada na chave individual dos processos de aprendizagem e da liberdade de escolha, a Pedagogia das Competências é recontextualizada na BNCC. A combinação entre competências e direito de aprender materializa na Base as especificidades da nova morfologia do trabalho: fragmentado, ultraindividualizado e que leva a limites inéditos a noção de empresa de si. Procuramos mostrar que este projeto educacional, responsável por um radical enxugamento do currículo escolar de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) do Ensino Médio, privilegia os aspectos do saber-fazer em detrimento do conhecimento poderoso como possibilidade de florescimento e de um projeto coletivo de emancipação e humanização.Changes in the morphology of labor always induce changes in the way of understanding the roles of education and schools. Curricular reforms, in this way, usually move towards "modernizing" education; and in the most recent Brazilian case - that of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - this is condensed in a project to deepen individualization in educational processes. This work sought to identify the mobilization and use of the concepts of knowledge, competence and apprenticeship in three versions of the BNCC (2015, 2016 and 2018), complemented by analyses of the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (1998) and the Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) (2002), curricular policies from previous decades. Through textual analysis methodologies, the introductory texts and the sections of Natural Sciences of the documents were comparatively analyzed. It was found that, although the first versions of the BNCC did not mention the competences, the "apprenticeship rights" were used to organize contents and teaching objectives in the manner of the PCN. When incorporating aspects of Brazilian Secondary Education Reform, however, the third version of the BNCC distinguished itself from the previous ones not only by recovering the Pedagogy of Competences from the PCN, but by assuming the "apprenticeship rights" as the very purpose of the BNCC. Activated in the individual key of apprenticeship processes and freedom of choice, the Pedagogy of Competences is recontextualized at BNCC. The combination between competences and apprenticeship rights materializes in the curricular policy the specificities of the new morphology of labour: fragmented, ultra-individualized and that takes to its limits the notion of entrepreneur of the self. We tried to show that this educational project, responsible for a radical reduction of the school curriculum of Natural Sciences (Physics, Chemistry and Biology) of Secondary Education in Brazil, privileges the aspects of know-how instead of powerful knowledge as a possibility of flourishing and of a collective educational project of emancipation and humanization.Silva, Fernando Luiz CássioCara, Daniel TojeiraCarneiro, Silvio Ricardo GomesZajac, Danilo Rodrigues2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf144 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122084http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122084&midiaext=79151http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122084&midiaext=79117Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122084porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:36:59Zoai:BDTD:122084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-30T14:36:59Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho
title A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho
spellingShingle A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho
Zajac, Danilo Rodrigues
APRENDIZAGEM
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS
REFORMA DO ENSINO MÉDIO
APPRENTICESHIP
NEW MORPHOLOGY OF LABOUR
PEDAGOGY OF COMPETENCES
SECONDARY EDUCATION REFORM
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho
title_full A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho
title_fullStr A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho
title_full_unstemmed A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho
title_sort A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem : BNCC e a nova morfologia do trabalho
author Zajac, Danilo Rodrigues
author_facet Zajac, Danilo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernando Luiz Cássio
Cara, Daniel Tojeira
Carneiro, Silvio Ricardo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Zajac, Danilo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv APRENDIZAGEM
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS
REFORMA DO ENSINO MÉDIO
APPRENTICESHIP
NEW MORPHOLOGY OF LABOUR
PEDAGOGY OF COMPETENCES
SECONDARY EDUCATION REFORM
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic APRENDIZAGEM
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS
REFORMA DO ENSINO MÉDIO
APPRENTICESHIP
NEW MORPHOLOGY OF LABOUR
PEDAGOGY OF COMPETENCES
SECONDARY EDUCATION REFORM
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Silva
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122084
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122084&midiaext=79151
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122084&midiaext=79117
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
144 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502164439269376