Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Esteves, Renata Gomes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255
Resumo: Orientadora Prof.ª Dra. Marilia Mello Pisani
id UFBC_b4c66636e2636353314e121c6ba5e71c
oai_identifier_str oai:BDTD:122255
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violênciaÉTICAVIOLÊNCIAFOTOGRAFIASTEACHINGETHICSVIOLENCEPHOTOGRAPHYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABCOrientadora Prof.ª Dra. Marilia Mello PisaniDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa Nacional de Mestrado Profissional em Filosofia, São Bernardo do Campo, 2019.A presente pesquisa consiste em uma investigação acerca das potências que o uso de imagens fotográficas pode oferecer ao ensino de filosofia em uma abordagem ética e estética a respeito do conceito de violência. Inspirados pelo filósofo Slajov Zizek, buscamos explorar o conceito de violência indireta, deste modo, adotamos em nosso planejamento uma perspectiva oblíqua da violência em vias de ampliar a abordagem para a problematização de suas causas e de suas diversas manifestações. Assim, elaboramos e vivenciamos um processo pedagógico junto ao corpo discente do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guarulhos. Privilegiamos um processo pedagógico de subjetivação de alunos e alunas por meio da produção de narrativas relacionadas ao tema da violência a partir de imagens fotográficas. A realização de tal abordagem foi orientada, sobretudo, a partir dos conceitos levantados pelo educador Jorge Larrosa e pelo filósofo Roland Barthes. De modo que, essa proposta pedagógica nos possibilitou novas formas de pensar e vivenciar o ensino de filosofia, especialmente, quando relacionado à área da ética. Bem como, nos possibilitou vivenciar uma nova abordagem estética na sala de aula. Assim, a partir do encontro com as narrativas produzidas pelos alunos, pudemos experimentar a potência das imagens e acompanhar o processo de reelaboração do pensamento de cada um dos alunos e alunas a respeito do tema.A presente pesquisa consiste em uma investigação acerca das potências que o uso de imagens fotográficas pode oferecer ao ensino de filosofia em uma abordagem ética e estética a respeito do conceito de violência. Inspirados pelo filósofo Slajov Zizek, buscamos explorar o conceito de violência indireta, deste modo, adotamos em nosso planejamento uma perspectiva oblíqua da violência em vias de ampliar a abordagem para a problematização de suas causas e de suas diversas manifestações. Assim, elaboramos e vivenciamos um processo pedagógico junto ao corpo discente do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guarulhos. Privilegiamos um processo pedagógico de subjetivação de alunos e alunas por meio da produção de narrativas relacionadas ao tema da violência a partir de imagens fotográficas. A realização de tal abordagem foi orientada, sobretudo, a partir dos conceitos levantados pelo educador Jorge Larrosa e pelo filósofo Roland Barthes. De modo que, essa proposta pedagógica nos possibilitou novas formas de pensar e vivenciar o ensino de filosofia, especialmente, quando relacionado à área da ética. Bem como, nos possibilitou vivenciar uma nova abordagem estética na sala de aula. Assim, a partir do encontro com as narrativas produzidas pelos alunos, pudemos experimentar a potência das imagens e acompanhar o processo de reelaboração do pensamento de cada um dos alunos e alunas a respeito do tema.This research consists of an investigation about the powers that the use of photographic images can offer to the teaching of philosophy in an ethical and aesthetic approach to the concept of violence. Inspired by the philosopher Slajov Zizek, we sought to explore the concept of indirect violence, so we adopted in our planning an oblique perspective of violence in the process of broadening the approach to the problematization of its causes and its various manifestations. Thus, we elaborated and experienced a pedagogical process with the students of the third year of high school at a private school in the city of Guarulhos. We favored a pedagogical process of subjectification of students through the production of narratives related to the theme of violence from photographic images. The realization of such an approach was guided, above all, from the concepts raised by the educator Jorge Larossa and the philosopher Roland Barthes. Thus, this pedagogical proposal allowed us new ways of thinking and experiencing the teaching of philosophy, especially when related to the area of ethics. As well, it allowed us to experience a new aesthetic approach in the classroom. Thus, from the encounter with the narratives produced by the students, we were able to experience the power of the images and follow the process of reworking the thinking of each student about the subject.Pisani, Marília MelloXavier, Henrique PiccinatoPereira, Marinê de SouzaEsteves, Renata Gomes2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf134f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255&midiaext=79520http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255&midiaext=79519Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122255porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T11:53:44Zoai:BDTD:122255Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-30T11:53:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
title Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
spellingShingle Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
Esteves, Renata Gomes
ÉTICA
VIOLÊNCIA
FOTOGRAFIAS
TEACHING
ETHICS
VIOLENCE
PHOTOGRAPHY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
title_short Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
title_full Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
title_fullStr Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
title_full_unstemmed Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
title_sort Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
author Esteves, Renata Gomes
author_facet Esteves, Renata Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pisani, Marília Mello
Xavier, Henrique Piccinato
Pereira, Marinê de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Renata Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv ÉTICA
VIOLÊNCIA
FOTOGRAFIAS
TEACHING
ETHICS
VIOLENCE
PHOTOGRAPHY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
topic ÉTICA
VIOLÊNCIA
FOTOGRAFIAS
TEACHING
ETHICS
VIOLENCE
PHOTOGRAPHY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
description Orientadora Prof.ª Dra. Marilia Mello Pisani
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255&midiaext=79520
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255&midiaext=79519
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
134f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799773504780894208