Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255 |
Resumo: | Orientadora Prof.ª Dra. Marilia Mello Pisani |
id |
UFBC_b4c66636e2636353314e121c6ba5e71c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122255 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violênciaÉTICAVIOLÊNCIAFOTOGRAFIASTEACHINGETHICSVIOLENCEPHOTOGRAPHYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABCOrientadora Prof.ª Dra. Marilia Mello PisaniDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa Nacional de Mestrado Profissional em Filosofia, São Bernardo do Campo, 2019.A presente pesquisa consiste em uma investigação acerca das potências que o uso de imagens fotográficas pode oferecer ao ensino de filosofia em uma abordagem ética e estética a respeito do conceito de violência. Inspirados pelo filósofo Slajov Zizek, buscamos explorar o conceito de violência indireta, deste modo, adotamos em nosso planejamento uma perspectiva oblíqua da violência em vias de ampliar a abordagem para a problematização de suas causas e de suas diversas manifestações. Assim, elaboramos e vivenciamos um processo pedagógico junto ao corpo discente do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guarulhos. Privilegiamos um processo pedagógico de subjetivação de alunos e alunas por meio da produção de narrativas relacionadas ao tema da violência a partir de imagens fotográficas. A realização de tal abordagem foi orientada, sobretudo, a partir dos conceitos levantados pelo educador Jorge Larrosa e pelo filósofo Roland Barthes. De modo que, essa proposta pedagógica nos possibilitou novas formas de pensar e vivenciar o ensino de filosofia, especialmente, quando relacionado à área da ética. Bem como, nos possibilitou vivenciar uma nova abordagem estética na sala de aula. Assim, a partir do encontro com as narrativas produzidas pelos alunos, pudemos experimentar a potência das imagens e acompanhar o processo de reelaboração do pensamento de cada um dos alunos e alunas a respeito do tema.A presente pesquisa consiste em uma investigação acerca das potências que o uso de imagens fotográficas pode oferecer ao ensino de filosofia em uma abordagem ética e estética a respeito do conceito de violência. Inspirados pelo filósofo Slajov Zizek, buscamos explorar o conceito de violência indireta, deste modo, adotamos em nosso planejamento uma perspectiva oblíqua da violência em vias de ampliar a abordagem para a problematização de suas causas e de suas diversas manifestações. Assim, elaboramos e vivenciamos um processo pedagógico junto ao corpo discente do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guarulhos. Privilegiamos um processo pedagógico de subjetivação de alunos e alunas por meio da produção de narrativas relacionadas ao tema da violência a partir de imagens fotográficas. A realização de tal abordagem foi orientada, sobretudo, a partir dos conceitos levantados pelo educador Jorge Larrosa e pelo filósofo Roland Barthes. De modo que, essa proposta pedagógica nos possibilitou novas formas de pensar e vivenciar o ensino de filosofia, especialmente, quando relacionado à área da ética. Bem como, nos possibilitou vivenciar uma nova abordagem estética na sala de aula. Assim, a partir do encontro com as narrativas produzidas pelos alunos, pudemos experimentar a potência das imagens e acompanhar o processo de reelaboração do pensamento de cada um dos alunos e alunas a respeito do tema.This research consists of an investigation about the powers that the use of photographic images can offer to the teaching of philosophy in an ethical and aesthetic approach to the concept of violence. Inspired by the philosopher Slajov Zizek, we sought to explore the concept of indirect violence, so we adopted in our planning an oblique perspective of violence in the process of broadening the approach to the problematization of its causes and its various manifestations. Thus, we elaborated and experienced a pedagogical process with the students of the third year of high school at a private school in the city of Guarulhos. We favored a pedagogical process of subjectification of students through the production of narratives related to the theme of violence from photographic images. The realization of such an approach was guided, above all, from the concepts raised by the educator Jorge Larossa and the philosopher Roland Barthes. Thus, this pedagogical proposal allowed us new ways of thinking and experiencing the teaching of philosophy, especially when related to the area of ethics. As well, it allowed us to experience a new aesthetic approach in the classroom. Thus, from the encounter with the narratives produced by the students, we were able to experience the power of the images and follow the process of reworking the thinking of each student about the subject.Pisani, Marília MelloXavier, Henrique PiccinatoPereira, Marinê de SouzaEsteves, Renata Gomes2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf134f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255&midiaext=79520http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255&midiaext=79519Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122255porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T11:53:44Zoai:BDTD:122255Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-30T11:53:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência |
title |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência |
spellingShingle |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência Esteves, Renata Gomes ÉTICA VIOLÊNCIA FOTOGRAFIAS TEACHING ETHICS VIOLENCE PHOTOGRAPHY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC |
title_short |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência |
title_full |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência |
title_fullStr |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência |
title_full_unstemmed |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência |
title_sort |
Ensino de Filosofia e Direitos Humanos : uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência |
author |
Esteves, Renata Gomes |
author_facet |
Esteves, Renata Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pisani, Marília Mello Xavier, Henrique Piccinato Pereira, Marinê de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Renata Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ÉTICA VIOLÊNCIA FOTOGRAFIAS TEACHING ETHICS VIOLENCE PHOTOGRAPHY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC |
topic |
ÉTICA VIOLÊNCIA FOTOGRAFIAS TEACHING ETHICS VIOLENCE PHOTOGRAPHY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC |
description |
Orientadora Prof.ª Dra. Marilia Mello Pisani |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255&midiaext=79520 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122255&midiaext=79519 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 134f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799773504780894208 |