O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Ruano, Joelma Maria Lopes Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100960
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
id UFBC_c4595024d0cf1a6974a85060b703a6b6
oai_identifier_str oai:BDTD:100960
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABCCONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDOESTÁGIOS SUPERVISIONADOSLICENCIATURA EM QUÍMICAPEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGESUPERVISED INTERNSHIPCHEMISTRY GRADUATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa LealDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.A profissão docente exige do licenciando em Química o domínio de conhecimentos específicos acerca dos conteúdos a serem ministrados, uma dimensão pedagógica, além do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, do inglês Pedagogical Content Knowledge). De maneira geral, o PCK se refere a uma forma de conhecimento tácito, no qual o professor inclui ideias, metáforas, analogias e ilustrações em sua prática, fazendo com que determinado conteúdo seja melhor compreendido pelos alunos, propiciando uma aprendizagem significativa. Por se tratar de um conhecimento com forte impacto no exercício da profissão docente, o PCK pode ser desenvolvido durante a formação inicial nos cursos de licenciatura, incluindo o Estágio Supervisionado, momento em que o licenciando tem o primeiro contato com o seu futuro ambiente de trabalho e ofício no papel de docente. Nesse trabalho propomos a investigação dos indícios do PCK de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal do ABC, considerando o contexto dos alunos que realizaram os Estágios Supervisionados. Nossos dados estão baseados nos materiais produzidos pelos licenciandos durante os Estágios Supervisionados I, II e III, registros audiovisuais das reuniões e das aulas ministradas pelos licenciandos, aplicação de questionário e preenchimento do instrumento Representação de Conteúdo - CoRe (Loughran et al., 2006). Todos os dados foram analisados segundo as categorias do PCK propostas por Rollnick et al. (2008). Os resultados indicam que os licenciandos perpassam pelas etapas de apropriação dos conhecimentos necessários para a prática docente, desenvolvimento da compreensão do conhecimento do conteúdo nas disciplinas específicas de química e construção de seu conhecimento pedagógico do conteúdo. O processo de construção de conhecimento pedagógico do conteúdo advindos de um contexto interdisciplinar inovador, embora ainda não consolidado, abre espaço para a reflexão, autonomia e diálogo durante o processo formativo, contribuindo para o êxito das aulas ministradas nas escolas pelos licenciandos.The teaching profession requires from the Chemistry student the domain of specific knowledge about the contents to be taught, an educational dimension, beyond the (Pedagogical Content Knowledge of English - PCK). In general, the PCK refers to a form of tacit knowledge, in which the teacher includes ideas, metaphors, analogies and illustrations in his practice, so that certain content is better understood by students, providing a significant learning. As it is an área of knowledge with strong impact on the exercise of the teaching profession, PCK can be developed during the basic training in the graduation course, including the Supervised Internship, at which the undergraduate has his first contact with his future working environment and place the role of teacher. In this paper we propose the investigation of PCK evidences of na undergraduate group in Chemistry, from the Federal University of ABC, considering the context of the students who carried out the Supervised Internship. Our data are based on material produced by undergraduate students during the Supervised Internship I, II and III, audiovisual recordings of meetings and classes taught by them, the use of a questionnaire and of the Content Representation instrument - CoRe (Loughran et al, 2006). All data were analyzed according to the categories of PCK proposed by Rollnick et al. (2008). The results indicate that the undergraduate students move through the stages of acquisition of knowledge necessary for the teaching practice, development of understanding content knowledge in specific disciplines of chemistry and to build their pedagogical content knowledge. The pedagogical knowledge building process resulting of an innovative interdisciplinary context, although not yet consolidated, opened space for reflection, autonomy and dialogue during the training process, contributing to the success of classes taught by undergraduate students in the schools.Altarugio, Maisa HelenaBueno Filho, Marco AntonioCorreia, Paulo Rogerio MirandaRuano, Joelma Maria Lopes Rodrigues2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf260 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100960http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100960&midiaext=72290http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100960&midiaext=72289Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=100960porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T16:46:06Zoai:BDTD:100960Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-10-19T16:46:06Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC
title O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC
spellingShingle O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC
Ruano, Joelma Maria Lopes Rodrigues
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
SUPERVISED INTERNSHIP
CHEMISTRY GRADUATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC
title_full O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC
title_fullStr O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC
title_full_unstemmed O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC
title_sort O papel do estágio supervisionado em química na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo : o caso da UFABC
author Ruano, Joelma Maria Lopes Rodrigues
author_facet Ruano, Joelma Maria Lopes Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Altarugio, Maisa Helena
Bueno Filho, Marco Antonio
Correia, Paulo Rogerio Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruano, Joelma Maria Lopes Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
SUPERVISED INTERNSHIP
CHEMISTRY GRADUATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
SUPERVISED INTERNSHIP
CHEMISTRY GRADUATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100960
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100960&midiaext=72290
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100960&midiaext=72289
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=100960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
260 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994592899563520