A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106030 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues |
id |
UFBC_ce08382fb7dea9c4b71b332d32a936b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:106030 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio TécnicoAPRENDIZAGEM DOCENTETRABALHO COLABORATIVOPRÁTICA REFLEXIVATEACHER LEARNINGCOLLABORATIVE WORKPROBLEM BASED LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Maria Inês Ribas RodriguesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.O objetivo deste trabalho é analisar o processo de aprendizagem de um grupo docente multidisciplinar em uma escola de Ensino Médio Técnico, ocorrido durante uma aplicação de PBL (Problem Based Learning) com seus alunos, verificando como o trabalho docente com PBL contribui para elaboração de saberes dos professores. A PBL ajuda a promover maior autonomia do aluno na aprendizagem, mas simultaneamente exige que os professores também aprendam. Dentre outros aspectos, a imprevisibilidade da aula com PBL destaca-se por desencadear insegurança e conflitos ao professor. Assim, lançamos mão de um estudo de caso qualitativo para investigar como quatro professores tem respondido a estes desafios, ao interagirem o ensino de Computação com o de Matemática e de Língua Portuguesa, adotando PBL como eixo integrador. No contexto investigado, a situação-problema é quem inicia PBL e é potencialmente real, simulando situações que os alunos poderão encontrar na prática social da futura profissão. Os docentes atuam como facilitadores do processo de aprendizagem. Assim, ao longo de um ano de observação, coletamos dados dos momentos de aprendizagem desses professores, por instrumentos como entrevistas semiestruturadas, gravação de reuniões pedagógicas e de aulas. Fundamentamos nossa análise nos referenciais teóricos-metodológicos sobre PBL, e sobre aprendizagem e formação docente. Considerando as nuances teóricas da PBL, identificamos que o modelo aplicado na escola investigada se aproxima do modelo Project-Organized Learning, no qual os alunos selecionam as disciplinas e instrumentos que melhor os orientarão na resolução do problema. Essa característica de aplicação assume traços particulares do contexto investigado e promove ainda maior necessidade de preparo dos professores, uma vez que os questionamentos e as necessidades dos alunos são pouco previsíveis. Os resultados desta pesquisa indicam que a prática reflexiva, o trabalho colaborativo e uma aprendizagem cuja sistematização se aproxime do método da pesquisa-ação são elementos relevantes para a elaboração de saberes docentes durante o trabalho com PBL. Ao selecionarem os problemas de sua prática, refletirem sobre ela de modo individual e coletivo, planejarem e agirem sobre as situações num trabalho colaborativo, os professores investigados desempenham um processo de aprendizagem que pode emancipá-los e dar-lhes autonomia na produção de saberes. Desta forma, esta investigação busca contribuir para as reflexões sobre a aprendizagem contínua de professores, especialmente na inovação metodológica pela prática da PBL.The purpose of this work is to analyse the learning process of a multidisciplinary teacher group in a technical High School, that occurred when Problem Based Learning (PBL) was applied on students learning, and check how the teacher practices with PBL contribute to construction of teacher knowledges. We verified that PBL might enable students an autonomous learning process, but, on the other hand, requires that teachers also take part on the learning process. Among other aspects the unpredictability of PBL class brings to teacher some uncertainties and conflicts to teacher. We used a qualitative case study approach in order to investigate how four teachers have handled with this challenge of interacting computing with math and Portuguese language using PBL approach as an integrator axis. In this particular context the problem situation is potentially real and initiates PBL by simulating situations which students are likely to deal with in their future professional activities. Teachers act as facilitators in this learning process. Using instruments like structured interviews and by recording pedagogic meetings we collected data of the learning moments of these teachers during the period of one-year observations. Our analysis was based on PBL theoretical-methodological references and teacher development references. Considering the theoretical nuances of the PBL, we have identified that the applied model in the investigated school it similar the Project-Organized Learning model, in which students select the disciplines and instruments that will best guide them in solving the problem. This application characteristic assumes particular traits of the investigated context and promotes even greater need of preparation of the teachers, since the questions and the needs of the students are little predictable. The results of this research indicate that Reflective Practices, Collaborative Work and a learning approach that converges with the action research method are relevant elements for the elaboration of teacher knowledge during the work with PBL. By selecting the problems of their practice as well as reflecting on it individually and collectively, plan and act on situations in a collaborative work, the teachers investigated play an important role in a learning process that can emancipate and give them autonomy in the production of knowledge. In this way, this research seeks to contribute to the reflections about teachers standing learning process, especially in the methodological innovation field by the practice of PBL.Rodrigues, Maria Inês RibasAltarugio, Maisa HelenaAzevedo, Maria Nizete deAlmeida, Robson Rodrigues de2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf180 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106030http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106030&midiaext=74266http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106030&midiaext=74267Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106030porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-10T14:57:50Zoai:BDTD:106030Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-04-10T14:57:50Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico |
title |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico |
spellingShingle |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico Almeida, Robson Rodrigues de APRENDIZAGEM DOCENTE TRABALHO COLABORATIVO PRÁTICA REFLEXIVA TEACHER LEARNING COLLABORATIVE WORK PROBLEM BASED LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico |
title_full |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico |
title_fullStr |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico |
title_sort |
A aprendizagem docente no trabalho com PBL : prática reflexiva e trabalho colaborativo entre professores do Ensino Médio Técnico |
author |
Almeida, Robson Rodrigues de |
author_facet |
Almeida, Robson Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Inês Ribas Altarugio, Maisa Helena Azevedo, Maria Nizete de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Robson Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DOCENTE TRABALHO COLABORATIVO PRÁTICA REFLEXIVA TEACHER LEARNING COLLABORATIVE WORK PROBLEM BASED LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
APRENDIZAGEM DOCENTE TRABALHO COLABORATIVO PRÁTICA REFLEXIVA TEACHER LEARNING COLLABORATIVE WORK PROBLEM BASED LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106030 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106030&midiaext=74266 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106030&midiaext=74267 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 180 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793994594561556480 |