Análise da socialização entre videntes e cegos durante aulas de física em uma Escola Polo de Santo André
Ano de defesa: | 2015 |
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Resumo: | Orientador: Profa. Dra. Maria Inês Rodrigues |
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Análise da socialização entre videntes e cegos durante aulas de física em uma Escola Polo de Santo AndréFÍSICA - ESTUDO E ENSINODEFICIENTE VISUALINCLUSÃO SOCIALPHYSICS EDUCATIONVISUALLY IMPAIREDINCLUSIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Profa. Dra. Maria Inês RodriguesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.Os conceitos físicos ganharam um novo método de abordagem com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que propõem, para todos os alunos, uma compreensão de mundo com uma formação cultural científica e tecnológica. Contudo, acreditamos que alunos videntes continuam tendo dificuldades em aprender determinados conceitos físicos e os alunos cegos podem sequer identificar alguns fenômenos, devido as suas necessidades especiais. O proposto pela legislação pode não condizer com o oferecido, principalmente para os Deficientes Visuais (DVs), que muitas vezes dispõe de professores despreparados para trabalhar com suas necessidades especiais, utilizando recursos visuais como principal ferramenta para que os alunos construam conhecimento, ou seja, não fornecem as mesmas condições para todos os alunos, como preconiza o PCN. Para averiguar a existência de obstáculos na aprendizagem de alunos DVs e verificar se as mesmas oportunidades de aprendizagem estão sendo oferecidas de forma igualitária a todos os alunos, durante as aulas de Física, frequentamos uma escola polo de ensino de DV na cidade de Santo André, pois será que os professores, principalmente da disciplina de Física, lecionam pensando nas diferentes formas de aprendizagem de cada aluno ou continuam imaginando que as classes de aula são homogêneas, sem a inclusão de alunos DV em algumas turmas? Temos por hipótese, que os alunos DVs possuem uma limitação causada pela cegueira, mas isso não prejudica a aprendizagem de todo e qualquer conceito físico, porém professores podem ainda utilizar métodos que supervalorizam a visão, algo que dificulta a aprendizagem dos DVs. Sendo assim, realizamos observações de aulas expositivas e laboratoriais para verificarmos se ainda são utilizados desenhos, gráficos e outros objetos não adaptados ao DV, durante as diversas situações de aprendizagem. Também entrevistamos professores, coordenador, diretor e supervisor, para conhecermos suas concepções e perspectivas da educação inclusiva, que são essenciais para obtermos a equiparação de oportunidade entre todos os alunos.The physical concepts acquired a new method of approach to the elaboration of the National Curriculum Parameters (PCN), which propose for all students an understanding of the world with a scientific and technological cultural formation. However, we believe that seer students still have difficulty in learning certain physical concepts and blind students can even identify some phenomena, due to their special needs. The propose by the legislation can not match to the offer, especially for the Visually Impaired (DVs), which often has unprepared teachers to work with special needs, using visual aids as the main tool for students to build knowledge, so don't provide the same conditions for all students, as recommended by the PCN. To verify the existence of obstacles in learning DVs students, we attend in Santo André a DV teaching polo school, and verify if the same learning opportunities being offered in equally to all students during the lessons of Physics classes . We had for hypothetic that DVs students have a limitation caused by blindness, but this does not affect the learning of any physical concept, but teachers can still use methods that overvalue the vision, something that can be difficult to learning from DVs. Therefore, we conducted observations of expository and laboratory classes to check if are still used drawings, graphics and other objects thar are not adapted to the DV, for the various learning situations. We also interviewed teachers, coordinator, director and supervisor, to know their views and perspectives of inclusive education, which are essential to obtain the equalization of opportunity among all students.Rodrigues, Maria Inês RibasCardoso, Virgínia CardiaLima, Maria da Conceição de Almeida BarbosaSalmazo, Ricardo Silva2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf205 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76740http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76740&midiaext=69941http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76740&midiaext=69942Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76740porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T13:39:29Zoai:BDTD:76740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-18T13:39:29Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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