O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Castro, Pablo Micael Araújo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79289
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
id UFBC_eb188203ba56f4f8ca060c176d1a4ca6
oai_identifier_str oai:BDTD:79289
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandosQUÍMICA - ESTUDO E ENSINOCONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDOFORMAÇÃO INICIALPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaPRE-SERVICE TEACHERPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa LealDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.Pesquisadores têm defendido a profissionalização da profissão docente, sendo a construção de um conhecimento base um dos passos necessários. Dentre estes pesquisadores destacamos Shulman, que propôs sete conhecimentos base para o professor, destacando, dentre eles, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, da sigla em inglês), um conhecimento específico do professor. Nesta perspectiva da profissionalização, uma ação conjunta de órgãos brasileiros instituiu o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), um programa voltado principalmente para os licenciandos, que tem como um dos principais objetivos a valorização da atividade docente. Este estudo teve como objetivo principal analisar as contribuições do Pibid da Universidade Federal do ABC (UFABC), subprojeto Química, para o estímulo, mobilização e/ou manifestação da base de conhecimentos para a docência de graduandos da UFABC. Durante o tempo que o subprojeto foi acompanhado, duas atividades foram desenvolvidas: atividades lúdicas e unidades de medida. A primeira atividade tinha como objetivo a elaboração de uma atividade lúdica por parte dos bolsistas do Pibid, com uma posterior aplicação. A segunda atividade tinha como objetivo trabalhar as grandezas massa, comprimento e volume através de atividades elaboradas pelos bolsistas. Coletamos dados em ambas as atividades por meio de registros audiovisuais e relatos escritos e orais dos alunos. Os dados foram submetidos a uma análise categorial (Bardin, 2011), utilizando como categorias os domínios do conhecimento e manifestações do PCK propostos por Rollnick et al. (2008). Para o primeiro ciclo, nossos resultados mostram que alguns domínios de conhecimento foram estimulados e mobilizados, porém não foi suficiente para sobrepor as deficiências no conhecimento do tema, o que resultou em um PCK deficiente. No entanto, o segundo ciclo, além de focar somente em um tema (unidades de medida), também teve atividades de longo prazo, resultando em uma melhor amalgamação dos domínios de conhecimento e, consequentemente, um desenvolvimento no PCK. Concluímos, portanto, que o Pibid proporciona um ambiente favorável às reflexões e discussões acerca de temas relacionados à construção do conhecimento base para o ensino, seja desenvolvendo algum conhecimento de forma teórica, seja quando o aluno mobiliza o conhecimento para realizar determinada atividade.Researchers have defended the professionalization of the teaching profession. Among these researchers highlight Shulman, who proposed seven knowledge base for teacher, highlighting, among them, the Pedagogical Content Knowledge (PCK). The PCK is a specific knowledge of the teacher. In professionalization perspective, a joint action of Brazilian agencies established the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (Pibid, the initials from Portuguese), a program mainly aimed at undergraduates, which has as a major goal the enhancement of teaching activity. This study aimed to analyze the contributions of Pibid from Federal University of ABC, subproject Chemistry, for the stimulation, mobilization and/or manifestation of the students knowledge of the fields of UFABC. During the time that the subproject was accompanied, two activities were developed: ludic activities and measurement units. The first activity was aimed at the development of a ludic activity by students teachers, with a subsequent application. The second activity was designed to work the mass quantities, length and volume through activities developed by students teachers. We collect data in both activities through audiovisual records and oral and written reports of students. The data were submitted to a categorical analysis (Bardin, 2011), using as categories the domains and manifestations of PCK proposed by Rollnick et al. (2008). For the first cycle, our results show that some domains of knowledge were stimulated and mobilized, but was not enough to overcome the deficiencies in the subject matter knowledge, which resulted in poor PCK. However, the second cycle, and only focus on a subject matter (measurement units) also had long-term activity, resulting in better amalgamation of domain knowledge, and hence a development in PCK. Therefore, we conclude that the Pibid provides a favorable environment for reflections and discussions on topics related to building the knowledge base for teaching, or developing some knowledge of theoretical form, or is when the student mobilizes knowledge to perform some activity.Avila Junior, Paulo deMiranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposFernandez, CarmemLeal, Sergio Henrique Bezerra de SouzaCastro, Pablo Micael Araújo2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79289http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79289&midiaext=71842http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79289&midiaext=71841Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=79289porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T11:29:58Zoai:BDTD:79289Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-30T11:29:58Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos
title O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos
spellingShingle O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos
Castro, Pablo Micael Araújo
QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
FORMAÇÃO INICIAL
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
PRE-SERVICE TEACHER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos
title_full O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos
title_fullStr O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos
title_full_unstemmed O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos
title_sort O PIBID química da UFABC e os reflexos nos conhecimentos docentes de seus graduandos
author Castro, Pablo Micael Araújo
author_facet Castro, Pablo Micael Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avila Junior, Paulo de
Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos
Fernandez, Carmem
Leal, Sergio Henrique Bezerra de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Pablo Micael Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
FORMAÇÃO INICIAL
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
PRE-SERVICE TEACHER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
FORMAÇÃO INICIAL
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
PRE-SERVICE TEACHER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79289
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79289&midiaext=71842
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=79289&midiaext=71841
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=79289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
190 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994592311312384